A Covid-19 volta a assustar a população em Mato Grosso. Segundo o novo boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mato Grosso está entre as 19 unidades federativas que apresentam uma tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O documento que monitorou informações até a semana de 9 a 15 de abril, aponta que na população adulta o aumento é motivado majoritariamente pela Covid-19, mas há também uma elevação de ocorrências associadas aos vírus Influenza A e Influenza B, que causam a gripe.

Já entre as crianças, o aumento dos casos de síndrome respiratória são ligados principalmente aos quadros de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite infantil.

Em Mato Grosso, segundo o boletim InfoGripe, há sinais de diminuição do crescimento entre adultos, e já de queda entre as crianças.

Nos últimos 14 dias, o estado registrou 290 casos de Covid-19, sendo que 17 municípios se encontram com risco moderado da doença.

VACINA BIVALENTE

Desde de a última terça-feira, 25/04, municípios de MT já podem imunizar pessoas maiores de 18 anos com vacina da bivalente. A autorização foi emitida pelo Ministério da Saúde e é válida para quem já recebeu ao menos duas doses das vacinas originais, as monovalentes. O reforço com a bivalente pode ser aplicado a partir de quatro meses da última dose, seja ela a segunda aplicação ou algum outro reforço (terceira ou quarta dose).

Por J1Agora