A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, cumpriu, na manhã desta quinta-feira (15), mandado de busca e apreensão domiciliar contra um homem investigado por crime de pornografia de vingança. As investigações apuram crimes de violência psicológica contra a mulher, registro não autorizado de intimidade sexual e tentativa de extorsão, que foram praticadas contra uma vítima que manteve uma relação afetiva com o agressor.

Em razão das ameaças de divulgação de supostas imagens da vítima, o delegado Marcelo Menezes representou pela medida de busca e apreensão contra o investigado, que foi deferida pela Justiça. Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidos aparelhos celulares, notebook e outros dispositivos de armazenamento de dados.

Os objetos serão encaminhados para análise pericial, enquanto outras diligências serão analisadas para a conclusão da investigação. Expressão que remete ao ato de expor publicamente, na Internet, fotos ou vídeos íntimos de terceiros, sem o consentimento dos mesmos, mesmo que estes tenham se deixado filmar ou fotografar no âmbito privado. O fato geralmente ocorre após o fim de um relacionamento amoroso, quando um dos envolvidos divulga cenas íntimas do outro, como forma de vingança contra o antigo parceiro.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar será realizada durante todo o mês de agosto e conta com a adesão dos 26 estados e do Distrito Federal. O objetivo principal á intensificar o combate a violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio no Brasil. Shamar é uma palavra hebraica e significa cuidar, aguardar, proteger, vigiar.

Por Folhamax