CÁCERES CELEBRARÁ O DIA MUNICIPAL DA PAZ EM 21 DE SETEMBRO
em 04/09/2025 as 08:30
Por Márcio Camilo/Assessoria CMC
No próximo dia 21 de setembro, a população cacerense celebrará o Dia Municipal da Paz, data instituída por lei municipal de autoria do vereador Franco Valério (PSB). A medida foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Eliene Liberato (PSB) em 21 de setembro de 2023. A data visa fortalecer a cultura de paz no município.
Dia Municipal da Cultura da Paz: Uma iniciativa para promover valores essenciais
Franco detalha que o "Dia Municipal da Cultura da Paz" nasceu do entendimento de que a paz não é uma condição passiva, “mas um exercício constante de cidadania, empatia e respeito mútuo”.
Aprovada pela Câmara de Cáceres, a Lei nº 3.211/2023 institui o dia 21 de setembro como o Dia Municipal da Cultura da Paz, em sintonia com o calendário da ONU (Dia Internacional da Paz).
Durante seu discurso representando o Poder Legislativo na abertura da Semana da Pátria, que ocorreu nesta segunda-feira (01/09), na Praça Barão do Rio Branco, o vereador Franco Valério abordou sobre a temática. Diante de autoridades e do público presente, ele anunciou a programação especial para o dia 21 de setembro.
Caminhada da Paz e Homenagem a Plantador de Árvores
O ponto alto da celebração será a Caminhada da Paz, com saída às 16h da Praça Duque de Caxias, seguindo até a Sicmatur (Secretaria Municipal de Turismo e Cultura). "Lá, na Sicmatur, será entregue a Comenda da Paz para um senhor de 73 anos que plantou mais de um milhão de mudas de árvores em nosso município", revelou o vereador, ressaltando o caráter anual da homenagem: "Todos os anos a gente escolherá uma instituição ou pessoa que promove a paz em Cáceres."
A Caminhada da Paz contará com a participação de instituições públicas e privadas, estudantes, lideranças espirituais e a população em geral.
Confira a programação completa:
16h00: Concentração na Praça Duque de Caxias
16h30: Caminhada pela paz pelas ruas Cel. Farias, Praça Barão, Marinha até a SMTC
17h30: Hasteamento das Bandeiras: Brasil, Município e da Cultura da Paz
18h00: Apresentação do Coral do Pantanal
18h30: Entrega da Comenda da Paz a personalidades e instituições que promovem a não violência
19h00: Falas das autoridades e convidados especiais
19h30: Momento Inter-religioso com representantes de diversas tradições religiosas e espirituais
20h00: Encerramento com apresentação da Banda do Exército
Dia mundial da Paz. Dia internacional da da Paz. Dia Municipal da Paz Blá,b blá , blá.... Esses senhores edis cacerenses deveriam serem mais ativos e inventarem menos. Porquê não promover a Paz com ações mais efetivas do que "homenagearem" está senhora tão pouco conhecida em nosso município? Todos os dias , sim senhor! Todos os dias ocorrem um homicídio ou tentativa em nossa cidade, que Paz e essa? ou a insegurança das famílias contra violência,não se enquadra neste gênero? Ao invés de se criar datas comemorativas srs vereadores. Criem leis que obriguem o estado a assumir o papel de proteger os cidadãos e coibir que uma milícia paralela comandada por facções criminosas ajam impunemente, como está acontecendo, todos os dias famílias de bem pagam um preço muito caro, pessoas estão morrendo simplesmente por aparecerem nas redes sociais fazendo gestos involuntários que deveriam ser símbolos inofensivos. Falei. Se dignem em responder, srs criadores de leis.