CÁCERES VIRA PALCO DE OFENSIVA MÁXIMA CONTRA O CRIME: PM LANÇA OPERAÇÃO FORÇA TOTAL COM TROPAS DE ELITE E APOIO AÉREO
em 20/01/2026 as 22:58
Cinquenta policiais das tropas de elite do Bope, Raio, Rotam e Força Tática, além de um destacamento da Cavalaria da Polícia Militar, integram a Operação Força Total, deflagrada nesta terça-feira (20), em Cáceres, por determinação do Comando-Geral da PMMT. A ação tem como objetivo enfrentar e desarticular facções criminosas que vêm espalhando medo na cidade, em meio a uma violenta disputa por territórios de revenda de drogas.

A ofensiva conta ainda com o apoio da Polícia Civil e do Poder Judiciário, reforçando a atuação integrada das forças de segurança. Presente no lançamento da operação, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro, foi enfático ao afirmar que a tropa está mobilizada para restabelecer a ordem pública.
“A polícia está em Cáceres para impor a lei com a energia necessária, em defesa da segurança da população”, declarou.
O coronel destacou que, embora nenhuma ação seja capaz de reparar a dor causada pela morte do adolescente Murilo Pessoa Teixeira, de apenas 14 anos, assassinado de forma covarde por um faccionado no último sábado (17), dentro de sua própria residência, no bairro Jardim Padre Paulo, a PM atuará com rigor para conter a escalada da violência e proteger os cidadãos. Segundo ele, outras vítimas também já tombaram em decorrência da atuação dessas organizações criminosas.
O comandante-geral também criticou a fragilidade da legislação penal, que, segundo afirmou, acaba beneficiando infratores reincidentes.
“Quantas vezes a Polícia Militar já colocou esses indivíduos atrás das grades e, dias depois, eles estão soltos. Precisamos de leis mais duras, com internações por mais tempo”, pontuou. O oficial ressaltou ainda o apoio irrestrito do governador Mauro Mendes na determinação da operação em Cáceres.
Já o comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Adão Cesar Rodrigues, destacou o robusto aparato humano e logístico empregado na Operação Força Total: 50 policiais por dia, cerca de 20 viaturas entre carros e motocicletas, além de um helicóptero.
“Vamos causar o máximo de transtornos possíveis às facções criminosas”, afirmou.
A operação será realizada por tempo indeterminado, com ações ostensivas, abordagens, saturação de áreas críticas e presença permanente das forças de segurança, até que a tranquilidade seja restabelecida no município.
Por Ripanosmalandros/ com informações de Expressão Notícias
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.