Vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Apelo ao governador Mauro Mendes contra o fechamento da Escola Estadual União e Força em Cáceres. O debate ocorreu na manhã desta segunda-feira (21/10), durante sessão ordinária da Câmara Municipal. 

A moção, de autoria do vereador Cézare Pastorello, foi assinada por todos os demais parlamentares da casa. Eles e elas avaliam montar uma comissão e se reunir com o governador, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir a importância de manter o funcionamento da escola em Cáceres. 

Os parlamentares fizeram durante a sessão que a União e Força é uma instituição histórica na cidade, que ao longo de mais de seis décadas tem formado estudantes e cidadãos no município. 

"A Escola Estadual União e Força, localizada em Cáceres, Mato Grosso, desempenha um papel significativo na comunidade local. Fundada em 23 de setembro de 1950, a escola tem sido uma instituição educacional central na cidade, oferecendo ensino fundamental e médio nos períodos matutino e vespertino. Com uma longa história de 65 anos, a escola tem sido um pilar na formação educacional de muitos jovens da região", destaca trecho do documento de Moção de Apelo que será enviado ao governador Mauro Mendes. 

O parlamento também ressaltou que a procura pela escola contraria qualquer o argumento de falta de demanda, já que a instituição enfrenta filas para matrículas todos os anos. 

A sessão também contou com a presença dos estudantes e professores da União e Força, que lotaram as galerias da Câmara para pedir apoio aos vereadores e vereadoras.  "Um dos motivos para a escola não fechar são os índices de aprendizagem, que são altos", argumenta a estudante Isabella Avelina, presidente do grêmio estudantil da União e Força. 

Assinaram a Moção: 

Engenheiro Celso Silva, Franco Valério, Isaías Bezerra, Lacerda do Aki, Manga Rosa, Marcos Ribeiro, Professora Mazéh Silva, Flávio Negação, Pastor Júnior, Professor Leandro Santos, Professor Domingos, Rubens Macedo e Valdeníria. 

Confira a Moção de Apelo na íntegra: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/8975/m_04_2024_fechamento_uniao_e_forca.pdf

OUTRAS PROPOSITURAS

Durante a sessão, os vereadores e vereadoras também  debateram e aprovaram dezenas de indicações, requerimentos e projetos de lei em prol da população cacerense, em áreas como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, infraestrutura e saneamento básico. 

Uma das matérias aprovadas foi o PL 038/2024, que garante o repasse federal, por meio de crédito adicional, no valor R$ 102, 7 mil, como forma de dar assistência financeira complementar para o pagamento do piso salarial dos profissionais da Enfermagem de Cáceres. 

A pauta completa da sessão por ser conferida no link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/478/

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres