A segunda-feira (19.01) foi de intensa atividade para a Câmara de Cáceres, que cumpriu uma agenda dupla focada em segurança pública e relações institucionais. Pela manhã, o Legislativo se reuniu com a Polícia Militar para discutir a recente onda de violência na periferia da cidade e, no início da tarde, participou de um almoço com o novo comandante do Exército local, Cláudio General Gadelha.

A primeira agenda ocorreu no 6º Comando Regional da Polícia Militar de Cáceres. O presidente em exercício da Câmara, Isaías Bezerra (REPUBLICANOS), encontrou-se com o comandante da corporação, Coronel Adão Cesar, e o Tenente-Coronel Vanilson para abordar os recentes e lamentáveis episódios de mortes violentas de jovens na periferia cacerense. A comunidade foi particularmente abalada no último final de semana pela trágica morte de um adolescente de 14 anos, assassinado por outro de 17.

Para o vereador  Isaías Bezerra, a Câmara tem um papel crucial e coletivo a desempenhar. Ele sugeriu duas frentes de atuação: a primeira, por meio de indicações e proposições que busquem pressionar autoridades superiores, como deputados estaduais, federais e senadores, para promover alterações legislativas no Congresso Nacional; e a segunda, propondo políticas públicas inclusivas que ofereçam oportunidades de cultura, esporte, lazer, educação e cursos profissionalizantes para os jovens da periferia.

Durante o encontro, o parlamentar também solicitou ao comando da PM os dados dos homicídios violentos em Cáceres referentes aos últimos 3 anos. O objetivo é respaldar futuras proposituras que poderão ser encaminhadas à Assembleia Legislativa (ALMT) e ao Congresso Nacional, em Brasília.

Os comandantes da Polícia Militar, por sua vez, ressaltaram que a corporação tem cumprido sua parte no policiamento ostensivo, mas reforçaram a importância de políticas públicas mais efetivas. Tais ações, segundo eles, seriam fundamentais para auxiliar na retirada de muitos jovens da marginalidade, complementando o trabalho ostensivo da polícia.

BATALHÃO DE FRONTEIRA

No período da tarde, a agenda prosseguiu no Comando de Fronteira Jauru/66º Batalhão de Infantaria Motorizado (Cáceres-MT). O novo comandante do Exército em Cáceres, General Gadelha, ofereceu um almoço às autoridades locais. O evento teve como objetivo sua apresentação formal, o estreitamento do diálogo e a colocação do Batalhão à disposição das instituições de Cáceres.

Além de representantes da Câmara Municipal, o almoço contou com a presença da prefeita Eliene Liberato e de membros da Justiça, da Receita Federal, da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e do 6º Comando Regional da Polícia Militar.
“Esses encontros reforçam a importância da integração entre os diversos órgãos para o desenvolvimento e a segurança da cidade”, disse Isaías.

Por Márcio Camilo/Assessoria CMC