Foto por: Assessoria CMC

A Câmara de Cáceres foi palco de um debate para estratégias de prevenção aos incêndios no Pantanal. O evento ocorreu na noite de ontem, terça-feira (15.04) e mobilizou representantes do Corpo de Bombeiros e movimentos sociais de defesa e proteção ao meio ambiente.

Os representantes enfatizaram a necessidade de ações programáticas para a sociedade civil e Poder Público enfrentarem os incêndios que costumam devastar o bioma no período de estiagem, especialmente entre os meses de agosto a outubro, em que a falta de chuva alcança índices alarmantes e o nível do Rio Paraguai fica muito abaixo do recomendado.

O vereador Cézare Pastorello, que representou o parlamento cacerense no encontro, sugeriu uma grande força tarefa por meio da criação de um comitê de prevenção e combate aos incêndios, formando pela sociedade civil organizada e instituições públicas.

Na visão do parlamentar, as entidades congregadas em um comitê teriam condições de fazer reuniões periódicas e propor ações unificadas que podem reduzir drasticamente os incêndios no Pantanal, evitando perdas significativas da fauna e flora do bioma.

Além do Corpo de Bombeiros, a Mobilização para a Prevenção aos Incêndios do Pantanal contou com a presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos  Naturais Renováveis (IBAMA) e do Gaia - Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental do Pantanal.

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC