A gastronomia de Cáceres ganhou um novo símbolo de identidade cultural. A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 046/2025, que oficializa o Filé de Pintado à Bororo como o prato típico do município, o vencedor da 2ª edição de Encantos da Gastronomia promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). Agora, o texto segue para sanção do Poder Executivo Municipal.
A proposta, de autoria da Mesa Diretora, reconheceu a relevância histórica e afetiva da receita, escolhida no concurso da instituição.
O Filé de Pintado à Bororo foi o grande destaque da segunda edição do Encantos da Gastronomia em Cáceres. Assinado pelo chef Felipe Américo, o prato superou diversas etapas técnicas e conquistou o voto popular na grande final, realizada no Centro de Eventos Maria Sophia da Silva Leite, no dia 1° de agosto. Mais do que o sabor, o prato representa as tradições locais, conectando ingredientes regionais à memória e ao modo de viver da população ribeirinha.
“Ao tornar oficial o prato escolhido pela comunidade, o município reconhece a potência da gastronomia como expressão de identidade e como ferramenta de movimentação cultural e econômica. O Senac reafirma seu compromisso com ações que promove conhecimento, cultura e oportunidades de transformação”, afirma o diretor Regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
Com mais essa edição, o projeto Encantos da Gastronomia reafirma seu propósito de valorização da culinária regional e fortalecimento do turismo gastronômico em Mato Grosso. A iniciativa promove formação, vivências e oportunidades para profissionais e apaixonados pela cozinha, mobilizando diferentes setores em torno da economia criativa e do desenvolvimento local.
“É uma alegria representar a nossa cidade com um prato que fala sobre nossas raízes e cultura. A vitória é coletiva e reforça o quanto nossa gastronomia pode nos fortalecer enquanto comunidade”, destacou o autor do prato, o chef Felipe Américo.
Por Gazeta Digital
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.