Uma comitiva de chefes das polícias da França conheceu, nesta segunda-feira (29.01), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp). A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Roveri, secretários-adjuntos e outros gestores da Sesp.

À delegação francesa, foi explicado sobre o modelo de atuação integrada que Mato Grosso emprega para atendimento às ocorrências, ações cotidiana e operações especializadas.

Na sala de Soluções e Gerenciamento de Crises da Sesp-MT, os generais Bruno Ulliac e Bruno Bruno Maestracci, o coronel Vincent Tissier de Mallerais e o delegado-geral Charles Bolf, da comitiva da França, manifestaram surpresa quanto ao modelo de integração de Mato Grosso. Segundo explicou o general Ulliac, na França, cada polícia tem seu próprio centro de chamadas e atua individualmente.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, César Roveri, explicou que o Ciosp centraliza o recebimento das chamadas e reúne profissionais de todos os níveis da Segurança Pública: federais, estaduais e municipais.  

“Temos uma secretaria adjunta, a Saiop (de Integração Operacional), que planeja e operacionaliza a integração das forças”, ressaltou, apresentando o titular desse setor, coronel Cláudio Fernando Carneiro.

Ulliac e o general Bruno Maestracci, diretor do Departamento de Serviços de Incêndio e Salvamento da França, também questionaram sobre a integração com as operações aéreas. 

À comitiva, Roveri explicou que o Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) reúne em seus quadros policiais de todas as forças (polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros). O secretário destacou que a integração é importante para agilizar as operações, considerando as dimensões geográficas de Mato Grosso.

“A integração reduz custos, inclusive com o hangar, e agiliza o atendimento ou o suporte de transporte oferecido nas operações policiais, uma vez que, territorialmente, somos quase duas Franças”, observou.

Roveri esclareceu que a integração é possível porque Mato Grosso possui meios, tanto de aeronaves quanto de efetivo, para atender diversas ocorrências ao mesmo tempo. Ele destacou os avanços em infraestrutura e equipamentos obtidos nos últimos cinco anos, a partir dos investimentos feitos pelo Governo do Estado. “Mais de R$ 1,5 bilhão já foi empregado para fortalecer a estrutura das forças de segurança", citou.

Ao final do encontro, o secretário recebeu uma insígnia da força policial francesa. “Estamos agradecidos pela escolha e o interesse em conhecer as atividades das forças policiais de Mato Grosso compartilhando experiências”, completou Roveri.

Além do secretário Roveri, participaram da reunião os coronéis Fernando Carneiro e Hérverton Mourett, secretários adjuntos de Integração e Segurança Pública; Daniela Maidel, delegada geral de Polícia Civil; coronel Wankley Rodrigues, comandante do 1º Comando Regional; o delegado Cláudio Alvarez, superintendente do Ciosp, entre outros representantes de unidades policiais.   

Alecy Alves | Sesp-MT