DELEGACIA DE ARAPUTANGA PRENDE SUSPEITO DE FURTO QUALIFICADO EM IGREJA MATRIZ COM VASTO HISTÓRICO CRIMINAL
em 24/10/2025 as 20:06
A Polícia Judiciária Civil de Araputanga/MT, sob a coordenação do Delegado Cleber Emanuel Neves, prendeu em flagrante nesta sexta-feira, 24 de outubro, João Alberto Alves de Oliveira, de 47 anos, conhecido pelos apelidos de "Quati", "Jubileu" ou "Maranhão". Ele é o principal suspeito de cometer um furto qualificado na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pertencente à Diocese de São Luiz de Cáceres.
O incidente foi reportado à Delegacia de Polícia de Araputanga pelo sacristão Matheus de Oliveira Caetano e pelo Padre Celso Ferreira de Jesus. Segundo os comunicantes, o furto ocorreu na noite de ontem, (23), quinta-feira, por volta das 21h38, na Avenida Marechal Rondon, no centro da cidade. O suspeito invadiu o templo após quebrar o vidro de uma porta lateral. Do interior da igreja, foram subtraídos cabos de microfone e o dinheiro que estava na caixa de ofertas, a qual foi encontrada tombada e danificada.

Ao chegar ao local do crime, a equipe de investigação, composta pelos Investigadores de Polícia Ivo Ferreira Marques e Evelyn Karinne Neves Silva, iniciou a coleta de vestígios. No interior da igreja, foram encontrados diversos itens que se tornaram peças-chave para a elucidação do caso: uma bicicleta amarela (chapiscada) com marcha e uma sacola no banco, um boné azul da marca Tommy Hilfiger, um alicate com cabo vermelho da marca Robust e, de forma decisiva, a cédula de identidade de João Alberto, deixada próxima à caixa de retorno dos microfones.

A análise das imagens das câmeras de segurança da igreja confirmou a autoria do furto, mostrando João Alberto no local em dois momentos distintos: a primeira vez, por volta das 13h do dia 23, quando furtou os cabos dos microfones, e a segunda, por volta das 22h do mesmo dia, para subtrair o dinheiro da caixa de ofertas.
Com base nas evidências coletadas e no reconhecimento do suspeito, que já era uma figura conhecida na cidade por outros delitos e por ser frequentemente visto utilizando a bicicleta abandonada no local, os policiais iniciaram diligências para localizá-lo. João Alberto foi encontrado em uma residência abandonada nas proximidades do Supermercado Cristal. No momento da prisão, ele apresentava um corte no pulso, uma lesão compatível com a quebra do vidro da porta da igreja.
A ficha criminal de João Alberto revela um extenso e preocupante histórico de envolvimento em crimes. Entre os registros, constam diversas ocorrências de furto, ameaça, lesão corporal, fuga de pessoa presa ou submetida à medida de segurança na modalidade qualificada, além de múltiplas prisões por mandado. É importante ressaltar que João Alberto faz uso de tornozeleira eletrônica, o que indica que já estava sob monitoramento judicial.
João Alberto foi autuado em flagrante por furto qualificado, conforme tipificado no Art. 155, § 1º e 4º - I do Decreto Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), e permanece à disposição da Justiça.
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.