FACÇÃO EXECUTOU 2 HOMENS POR INTEGRAR GRUPO RIVAL; 7 MENORES SÃO DETIDOS
em 30/01/2026 as 12:50
Oito pessoas, sendo sete adolescentes e um adulto, foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na quinta-feira (29), em Juína, por envolvimento em dois homicídios brutalmente executados no município. As vítimas foram mortas por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), e os corpos ocultados em diferentes regiões da cidade.
As investigações apontam que os crimes foram motivados pela disputa entre facções criminosas, já que as vítimas pertenciam a um grupo rival.
A primeira vítima, Gabriel Graciano da Silva, de 27 anos, foi encontrada em uma área de mata, decapitada, com uma das orelhas cortadas, em um claro ato de extrema violência. Já a segunda vítima, Emerson Vogado Pinto, de 25 anos, teve o corpo localizado boiando no Rio Juinão, após dias desaparecido.
Prisões e apreensões
Os sete adolescentes foram apreendidos em flagrante por ato infracional análogo aos crimes de homicídio, ocultação de cadáver, integrar organização criminosa, posse de arma de fogo de uso restrito e porte ilegal de munição de uso restrito.
O único maior de idade, um motorista de aplicativo de 39 anos, foi autuado pelos crimes de ocultação de cadáver e corrupção de menores, após ser apontado como responsável por auxiliar no transporte e descarte dos corpos.
A ação ininterrupta dos policiais civis resultou ainda na apreensão de duas armas de fogo, diversas munições, entorpecentes, além de materiais utilizados para o tráfico de drogas.
Diligências
No último domingo (25), a Delegacia de Polícia de Juína iniciou as investigações após o registro do desaparecimento de Emerson Vogado Pinto. Durante as diligências, os investigadores descobriram que a vítima havia sido assassinada por faccionados e teve o corpo jogado no rio.
No decorrer da apuração, a polícia identificou que o mesmo grupo criminoso havia cometido outro homicídio, vitimando Gabriel Graciano da Silva, que foi submetido a um “tribunal do crime”, enforcado e decapitado, tendo o corpo abandonado em uma área de mata, na região da Linha 04.
Um dos adolescentes apreendidos confessou participação direta nas duas execuções e revelou que o motorista de aplicativo deu apoio logístico na ocultação dos cadáveres.
Segundo o relato, Emerson já estava amarrado quando os executores chegaram. A vítima foi enforcada até a morte, colocada no porta-malas de um veículo e levada até o rio. Já Gabriel foi interrogado, agredido, morto por estrangulamento e, em seguida, teve a cabeça cortada.
Materiais ilícitos
Em um dos endereços ligados ao grupo, os policiais apreenderam cerca de cinco litros de “loló”, munições de vários calibres, balança de precisão, embalagens para entorpecentes e porções de cocaína e pasta base.
Em outra residência, foram localizadas uma pistola calibre .40 com numeração raspada, municiada, e uma garrucha artesanal calibre .22.
Autuações
Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Juína e interrogados pelo delegado Jean Andrade Araújo. Diante da gravidade dos fatos, foi representado judicialmente o pedido de internação dos adolescentes.
“As investigações continuam para identificar e prender outros possíveis envolvidos”, destacou o delegado.
Após os procedimentos legais, os adolescentes apreendidos e o adulto preso foram colocados à disposição da Justiça.
Por Folhamax
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.