GOVERNO ABRE LICITAÇÃO PARA COMPRA DE MEDICAMENTOS À BASE DE CANABIDIOL
em 11/01/2023 as 08:00
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem dois processos licitatórios em andamento para a compra de medicamentos à base de canabidiol. Segundo a secretaria, ambos os certames foram abertos por determinação da justiça. O último deles, publicado na última segunda-feira (9), prevê que o cadastramento das propostas começou na terça-feira (10) e segue até o dia 23 de janeiro, data da abertura das propostas, oportunidade em que serão registrados os preços para eventuais e futuras aquisições e fornecimento de produtos à base de cannabis para fins medicinais.
Neste primeiro momento, os medicamentos serão destinados para tratamento de pacientes que obtiveram o direito ao uso desse tipo de medicamentos por meio de autorização judicial, apesar de uma lei estadual aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso dar cobertura a todos os pacientes do SUS que necessitem do produto.
“É um importante passo. Queremos que os medicamentos à base do canabidiol cheguem para todas as pessoas com doenças crônicas e que detenham receituário médico para uso destes produtos. Mas, a licitação já demonstra o interesse do Governo em cumprir a determinação legal”, explicou o deputado Wilson Santos, autor do projeto que deu origem a lei estadual.
Medicamentos à base de canabidiol são indicados para pacientes com condições médicas debilitantes e doenças crônicas, como câncer, mal de Parkinson, hepatite C, doença de Crohn, transtorno de espectro de autismo (TEA) severo, esclerose lateral amiotrófica e epilepsia.
O edital já está disponível no Portal de Aquisições do Governo, onde será realizada a sessão pública e todas as operações relativas ao certame.
Por RepórterMT
Veja a íntegra da nota da SES:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que, atualmente, possui dois processos licitatórios em andamento no órgão estadual para a aquisição de medicamentos à base de canabidiol. A pasta ressalta que estes dois processos foram abertos única e exclusivamente em cumprimento a determinações judiciais. A SES atende, via decisão judicial, um total de 43 pacientes que fazem uso de medicamentos à base de canabidiol, sendo este princípio ativo autorizado para importação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.