Na manhã desta quarta feira, (9), por volta das 09:30Hs, a Polícia Militar recebeu uma informação sobre uma tentativa de furto em uma residência localizada no Bairro Jardim Celeste.
De posse do endereço a rádio patrulha imediatamente foi ao local, lá, em conversa com uma testemunha a mesma relatou que minutos atrás avistou um indivíduo saindo de uma residência em frente a sua e ainda ‘bardeando’ uma bicicleta do local.
Em conversa com o proprietário da residência de onde o indivíduo saiu, o mesmo disse que no momento do acontecido não se encontrava na casa.
O suspeito de iniciais V.C. de 22 anos foi detido ainda nas imediações com a bicicleta e uma mochila de cor preta, contendo um ventilador e uma chave de rodas.
Diante da situação o indivíduo foi levado até a delegacia para as devidas providências.
Polícias Civil do Paraná e de Mato Grosso deflagraram na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Whats Fake, que tem como objetivo combater uma organização criminosa de estelionato praticado por meio de falsos perfis no WhatsApp. Os mandados estão sendo cumpridos em 3 bairros de Cuiabá.
De acordo com as informações da assessoria da Polícia Civil, são 9 ordens judiciais, sendo 5 mandados para prisões preventivas e 4 de busca e apreensão. Justiça decretou ainda o bloqueio de contas bancárias usadas no crime.
Equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) estão cumprindo os mandados nos bairros Centro Político, Jardim Imperial - onde mostra o vídeo divulgado pelas equipes - e Ribeirão do Lipa.
Investigação
Em abril deste ano, vítima de 66 anos, natural de Curitiba, procurou a polícia local para denunciar um golpe que perdeu R$ 55,8 mil. O relato foi de que diversos perfis de WhatsApp fizeram contato com a vítima, se passando pelos irmãos dela, para pedir dinheiro emprestado.
Golpistas usavam as imagens dos irmãos das vítimas no perfil. No golpe, a vítima transferiu dinheiro para 6 contas bancárias. A polícia paranaense descobriu que as conexões criminosas estavam instaladas em Cuiabá.
Aqui, a polícia conseguiu identificar os suspeitos, que já tem passagens criminais por estelionato. Também foi identificado os locais onde aconteceram as conexões de internet para cometerem o crime.
Um dos líderes de uma facção criminosa, apontado como mandante de homicídios ocorridos neste ano, em Cáceres, foi preso pela Polícia Civil, na data de ontem, terça-feira (08), em Cuiabá, após um amplo trabalho investigativo.
Entre os homicídios que o investigado está envolvido, consta o assassinato da adolescente Nathaly Teotonio Mariano, de 14 anos, cujo corpo foi localizado em 23 março deste ano. Outro crime vitimou Paulo César Gonçalves Neto, de 44 anos, morto com golpes de faca e que teve a cabeça decapitada no último domingo (06.11).
Segundo as investigações da Divisão Especializada de Homicídios da Delegacia de Cáceres, o mandante, além de recrutar “soldados” da facção para a prática do crime, participava das sessões de tortura e homicídio por meio de videochamadas.
O criminoso teve o mandado de prisão decretado pela Justiça, após investigações da Polícia Civil de Cáceres identificarem seu envolvimento no desaparecimento e homicídio de Nathaly. Conforme a apuração, a adolescente foi morta a mando da facção criminosa, por ter presenciado outro homicídio ocorrido no município. O corpo da menor foi encontrado enterrado em uma cova rasa, no bairro Jardim Industrial.
Após os fatos, o criminoso fugiu para Cuiabá, porém, continuava dando ordens para que as mortes fossem executadas em Cáceres. Durante as investigações, algumas pessoas identificadas como executoras dos crimes de tortura e homicídio foram presas, contudo, a Polícia continuava à procura do líder da facção.
Após quase cinco meses de investigação, a equipe da Polícia Civil de Cáceres identificou o seu paradeiro e o prendeu na manhã desta terça-feira, no momento em que tentava fugir de sua residência, em Cuiabá. No momento da abordagem, ele estava com a namorada que apresentou uma identidade falsa.
Em buscas na residência, os policiais apreenderam diversos documentos falsos, tanto em nome do investigado quanto da namorada, além de um caderno de anotações com atividades do tráfico de drogas.
O criminoso foi conduzido para a sede da GCCO em Cuiabá, onde será lavrado o flagrante.
O delegado-geral, Mário Dermeval, enalteceu os policiais e a investigação desenvolvida pela Polícia Civil, em Cáceres, destacando que a prisão do suspeito é uma resposta à sociedade em relação às graves execuções que vinham ocorrendo no município.
“A identificação do líder da facção, apontado como mandante de diversos homicídios e a sua prisão nesta data, vira uma página da violência em Cáceres, trazendo, enfim, paz ao município”, disse o delegado-geral.
As manifestações que ocorrem em Mato Grosso, contra a eleição de Luiz Inácio Lula d Silva (PT) e pela intervenção federal, devem ser intensificadas em todo o Estado nesta quarta-feira (09), quando o Ministério da Defesa enviará ao Tribunal Superior Eleitoral o relatório de fiscalização produzido pelos técnicos militares sobre o processo eleitoral no primeiro e no segundo turno.
A concentração de participantes deve aumentar em frente aos batalhões do Exército e às margens das rodovias. Os manifestantes também se organizam para ir a Brasília após a divulgação da auditoria que o Exército.
“Vamos nos mobilizar sem bloquear as rodovias, no aguardo da divulgação da autoria da Forças Armadas”, disse ao Repórter MT Cleomar José Immich, presidente da Cooperativa do Caminhoneiros Autônomos de Sinop (Cooperlog).
A expectativa dos manifestantes é que o documento traga alguma possibilidade de questionamento do resultado das urnas.
Cleomar explica que está em curso o plano A, que é a mobilização da militância, que deve registrar intensificação nas próximas horas em razão desse movimento dessa auditoria paralela. Ele ainda explica que os manifestantes estão no aguardo da divulgação desse resultado para dar início ao plano B, que prevê que parte dos manifestantes vá para Brasília, onde se concentrará o movimento que aponta suspeita de fraude nas eleições.
“A seleção de ônibus já começou. Vão ser três ônibus saindo de Sinop, mais caminhão e caminhonete, quem quiser”,explicou.
Segundo apurou o RepórterMT, ainda não há previsão de que o comércio seja fechado em Sinop, mas há um acordo para que os lojistas que quiserem fechar as portas a partir das 16h. Em Lucas do Rio Verde, não há movimentação do comércio ainda previsto para amanhã. Em Cuiabá, a expectativa é que o número de pessoas nas ruas aumente nesta quarta-feira (09).
Já são nove dias de protestos desde o resultado da eleição. Em Mato Grosso, pelo menos 85 pontos de bloqueios foram registrados nos primeiros dias do movimento na semana passada, de acordo com o Governo do Estado. Nesta terça-feira (08), apenas cinco pontos de bloqueios totais ou parciais são observados.
Um detento de 39 anos de idade foi encontrado morto dentro de uma cela da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecia como Ferrugem, em Sinop, na manhã desta terça feira, (8). Vítima foi achada decapitada e com outros ferimentos pelo corpo.
Daniel Jerônimo estava preso há 5 meses, segundo informou a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Ele foi encontrado por policiais penais no raio 3.
Ainda segundo a Sesp, os agentes realizaram inspeções nas celas da penitenciária na manhã desta segunda-feira (7) e nada de ilícito foi encontrado. A Polícia Civil disse que os outros presos que dividiram a cela não quiseram comentar sobre o caso.
A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram acionadas para investigar a motivação, autoria e circunstâncias da morte. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar (PAD) para apurar o fato na esfera administrativa.
Na noite de ontem, (7), segunda feira, por volta das 21HS a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender um entrevero medonho em uma residência localizada no Bairro Cohab Velha, onde lá, teria uma mulher armada com uma pexeira tentando invadir o local para matar algumas pessoas.
De posse do endereço a rádio patrulha imediatamente foi ao local indicado e em conversa com a solicitante, uma cidadã de 36 anos, a mesma passou a relatar que há pouco tempo atrás chegou à residência de sua mãe para visita-la, quando em dado momento chegou à mulher de iniciais L.J. de 41 anos, muito revoltada e procurando o seu ex-amásio, ou seja, o tio dela, que muito raivosa a mulher deu um coice na porta e pulou pra dentro da casa já armada com uma pexeira, dizendo inclusive, que iria matar a mãe da solicitante.
A cidadã disse que após esse atropelo medonho ela e a mãe saíram da casa correndo e acionaram a polícia.
Segundo a guarnição policial a suspeita estava com uma lesão no olho esquerdo ocasionada em dias anteriores quando brigou com outra usuária.
Diante da situação a suspeita foi colocada no camburão e encaminhada até o CISC para as devidas providências.