A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Cáceres, cumpriu na manhã desta terça-feira (6.5), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra um professor, de 69 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável.
A ação integra os trabalhos da Operação Caminhos Seguros, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater e prevenir a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.
O inquérito policial foi instaurado na Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Cáceres, no mês de abril, após denúncia de duas alunas (8 e 10 anos de idade), de uma escola municipal, que relatavam ter o professor as beijado na boca, quando elas foram na biblioteca pegar um livro.
Com base nas informações, a delegada titular da especializada, Paula Gomes Araujo, representou pela prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar contra o investigado, que foram deferidas pela 2ª Vara Criminal de Cáceres.
Durante o cumprimento do mandado de buscas na residência do suspeito, foram apreendidos o seu aparelho celular e notebook.
Após ter a ordem de prisão cumprida, o investigado foi encaminhado à delegacia e após ser interrogado, foi encaminhado para a Cadeia Pública, onde passará por audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.
Um homem, que não teve a identidade revelada, tentou incendiar a casa onde mora com familiares, na noite de ontem, segunda-feira (05), no bairro Jardim Colorado, em Cuiabá.
Equipes da Polícia Militar e do Corpos de Bombeiros foram acionadas por volta das 18h30 para atender a ocorrência.
Chegando no local, os militares se depararam com o homem segurando uma faca, fósforos e um galão de gasolina. Ele ameaçava incendiar a casa, com os familiares dentro.
Durante a negociação com as equipes, o homem chegou a jogar gasolina nos militares e também cortou a mangueira de um botijão de gás.
Depois de muita tensão, o homem conseguiu ser detido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também estava no local, aplicou uma medicação para que ele se acalmasse.
Segundo familiares, o homem é usuário de drogas e está há quatro meses sem tratamento psiquiátrico.
Na delegacia, foi relatado que no domingo (4) o homem ateou fogo na própria irmã. A vítima está internada em estado grave na UTI do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
São vidas que estão sendo ceifadas. Se essa semana não tivermos um posicionamento [por parte do Estado e Município], nós [vereadores de Cáceres] percorreremos essa região [Oeste], dos 22 municípios, e vamos tomar uma atitude drástica, para que essa situação seja resolvida de uma vez por todas.
A fala é do presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, e foi proferida durante a sessão ordinária da manhã desta segunda-feira (05.05), que teve como assunto principal a crise da saúde no município, que sofre com superlotação na UPA e no Hospital Regional, devido a falta de estrutura e a alta demanda de pacientes vindos dos 23 municípios que compõem a Região Oeste de Mato Grosso, além de pacientes da Bolívia.
Negação informou que o parlamento convocou uma Reunião Pública, nesta quinta-feira (08.05), às 19h, na sede do Poder Legislativo, para debater e encontrar soluções para enfrentar a situação.
Foram convidados para o encontro o Chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Garcia; o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique; além de representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL-MT). A população em geral também está convidada a participar do evento.
“Convido a todos, a estarem presentes, na quinta-feira (08.05), porque eu tenho certeza, que de uma forma ou de outra, vai ser resolvido o problema da saúde em nosso município", enfatizou o presidente da casa de leis.
SAÚDE EM PAUTA
Praticamente, todos os parlamentares ou apresentaram proposições sobre o assunto ou usaram a Tribuna para exigir providências da prefeitura e também da Secretaria de Estado de Saúde, por conta da longa espera de pacientes na fila de regulação por cirurgias no Hospital Regional de Cáceres.
Um dos requerimentos de destaque foi o da vereadora Elis Enfermeira. Ele pede à Secretária Municipal de Saúde documentação referente à estrutura das UBS [Unidades de Saúde Básica] nos bairros.
Relata que tem recebido muitas informações de populares sobre a falta de medicamentos e até de médicos para atender os pacientes. Tal situação, conforme a parlamentar, tem sobrecarregado a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] de Cáceres.
O requerimento da vereadora foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
‘O ESTADO TEM SUAS RESPONSABILIDADES’
Para o vereador Manga Rosa, o Governo do Estado também precisa arcar com suas responsabilidades na saúde do município.
Entende que a estruturação do Regional seria a solução para desafogar a demanda de pacientes na UPA. "O cidadão cacerense paga seus impostos e merece um serviço de qualidade", afirmou Manga.
Seguindo a mesma linha, o vereador Marcos Ribeiro destacou que o Regional está operando apenas com 40% de sua capacidade, e que a unidade precisa funcionar de maneira plena para fazer andar a fila de regulação.
O vereador Pacheco Cabeleireiro, por sua vez, cobrou uma postura mais ativa dos políticos municipais que têm representação direta no Governo do Estado.
"Deputado [estadual] [Valmir] Moretto, que é da região [Oeste]. Leonardo [Albuquerque], que tem acesso direto ao governador [Mauro Mendes]; vice-prefeito [de Cáceres] [Luiz] Landim, que é do partido do governador. Eu tenho certeza de que se eles pedirem uma agenda com o governador, ele vai atender", disse. O político Leonardo Albuquerque, mencionado por Pacheco, atualmente é o chefe do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (ERMAT) em Brasília.
Os parlamentares também criticaram a postura do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Os relatos são de que o gestor é intransigente e não recebe os deputados estaduais, muito menos os vereadores, para discutir a crise da saúde em Cáceres.
FIQUE POR DENTRO
Durante a sessão, os parlamentares também debateram dezenas de propostas nas áreas de educação, saúde, trânsito, serviços urbanos, infraestrutura, esporte, cultura e lazer.
Para quem não pôde acompanhar a sessão na Câmara, ela está disponível no Youtube, no canal oficial do Legislativo cacerense, por meio do link:https://www.youtube.com/watch?v=NBV7AIjp_PY
Na manhã de ontem, (5), segunda feira, por volta das 10Hs, o cidadão de iniciais A.J.S. de 33 anos, procurou a delegacia de polícia queixando do furto de sua moto Yamaha YBR, de cor vermelha, placa DKJ XX65, acontecido no terreiro de sua casa, localizada no Bairro Santos Dumont.
O comunicante, aborrecido sem quantia, relatou aos investigadores de plantão na 1DP que na noite anterior deixou sua moto estacionada no terreiro de sua casa e que, no período da manhã, quando acordou, levou um susto medonho, cadê a moto? Pois é, só encontrou o rastro, algum malandro baixou por lá, abriu a porteira e ‘bardêou’ sua condução.
Segundo ainda o comunicante, ao verificar as imagens das câmeras de segurança conseguiu avistar o malandro atacando no sereno da madrugada e ‘bardêando’ a nave.
Diante dessa vagabundagem ele resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Um homem, de 38 anos, estuprou a própria prima, de 13 anos, na madrugada de ontem, segunda-feira (5), no município de Diamantino. A vítima relatou que foi beijada à força e teve as partes íntimas tocadas pelo abusador. Ele foi detido em flagrante por policiais militares e vai responder pelo crime de estupro de vulnerável.
A mãe da vítima chamou a polícia por volta da 1h30 e contou que a filha havia sido estuprada pelo primo, que mora na mesma casa.
Aos policiais, a vítima contou que, ao sair do quarto até a cozinha, foi rendida pelo primo, que a beijou à força e passou as mãos em suas partes íntimas.
A jovem ressalta que tentou se desvenciliar do primo, que novamente a beijou. A menina gritou pelo pai e saiu correndo de dentro da casa e foi até a residência da vizinha, onde pediu ajuda e acionou os militares.
Os policiais encontraram o primo da vítima escondido no próprio quarto. Ele faz uso de tornozeleira eletrônica e foi levado à delegacia.
Policiais militares do 18º Batalhão prenderam um homem em flagrante por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, no último domingo (4.5), no município de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Com o suspeito, foi apreendido duas armas de fogo, 26 munições e uma porção de maconha.
Segundo o boletim de ocorrência, as equipes receberam informações de que havia um suspeito, em um veículo modelo Fiat Strada Adventure, cor prata, efetuando disparos de arma de fogo na zona rural de Vila Bela.
Após a denúncia, os militares intensificaram o policiamento na região e localizaram o carro próximo à Ponte do Rio Jatobá, no KM 20, da MT-199. No local, duas mulheres foram abordadas e revelaram que chegaram acompanhadas do proprietário do veículo.
Em seguida, as equipes flagraram o homem saindo de uma região de mata. Questionado sobre a denúncia, o suspeito passou a apresentar diversas informações controversas. Em busca veicular, os policiais encontraram uma porção de substância análoga à maconha e outros três celulares.
Os policiais militares realizaram buscas no local em que o suspeito estava e encontraram duas armas de fogo e munições enroladas em um pano vermelho. O homem foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Um homem foi preso na última semana após ser flagrado transportando carne de cavalo no porta-malas de um Uno. O caso foi registrado no bairro Três Barras, em Cuiabá.
A Polícia Militar foi abordada por uma pessoa que informou que um homem estaria transportando um cavalo abatido no porta malas de um Uno.
Com base nas informações, os policiais localizaram o suspeito e o abordaram. Ao realizar revista pessoal, nenhum material ilícito foi encontrado com o homem. Entretanto, ao fazer buscas no veículo, os policiais localizaram partes de um animal abatido.
Segundo o dono do animal, que foi quem acionou a polícia, o homem teria furtado e abatido um cavalo de sua propriedade dias antes para comercializar a carne de forma clandestina.
O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central de Flagrante.