Em reconhecimento aos que colaboram diariamente com os trabalhos realizados pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), o comandante do grupamento, tenente coronel Jonildo de Assis entregou a medalha Mérito Policial a 63 profissionais de segurança que atuam junto à unidade. A honraria foi concedida na manhã desta terça-feira (14.03).
O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá. Representantes das forças de segurança e do Exército de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do município de Cáceres e policiais militares da unidade foram homenageados. Familiares e amigos participaram da cerimônia.
Segundo o comandante, a entrega das medalhas vai além do reconhecimento, é um registro histórico para unidade, que hoje pode contar com o comprometimento desses profissionais no combate aos crimes transfronteiriços.
Fica um legado para nossa unidade e para nossa história, são pessoas que engrandecem os trabalhos que realizamos. O comprometimento desses profissionais nos permitiu estender o alcance das nossas ações e, com isso, obtivemos resultados positivos nos últimos anos, enfatizou Jonildo de Assis.
Entre os homenageados, está o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas. Ele ressaltou os investimentos feitos na unidade, a fim de contribuir para novos avanços. Estamos primando pela qualidade dos nossos serviços, prova disso são os investimentos que temos feito nas unidades de Segurança Pública.
Entendemos que os recursos devem ser destinados à ponta para que os nossos profissionais possam ter meios de atuar. No Gefron, investimos em equipamento, efetivo e conseguimos avanços significativos na área de inteligência, ressaltou.
Em novembro de 2016, o Gefron formou 31 policias militares pelo Curso de Policiamento de Fronteia (CPfron). Parte do novo efetivo é composto por soldados do último curso de formação de soldados (CFSD), realizado em 2016.
Investimentos na área de inteligências possibilitaram a criação da Delegacia Especial de Fronteira (Defron). A inauguração ocorreu em janeiro deste ano. A unidade vai integrar as células de inteligências de órgão estaduais, federais e municipais para reforçar a repressão qualificada aos crimes na fronteira Oeste de Mato Grosso.
Confira os agraciados:
Secretário de Segurança Pública - Rogers Elizandro Jarbas
Secretário Executivo de Segurança Pública - Luiz Gustavo Tarraf Caran
Comandante Geral da PMMT Coronel Jorge Luiz de Magalhães
Juíza de Direito - Hanae Yamamura de Oliveira
Procurador da República - Filipe Antônio Abreu Mascarelli
Promotor de Justiça - Augusto Lopes Santos
Promotor de Justiça - Frederico César Batista Ribeiro
Coronel PM1 - Carlos Eduardo Pinheiro da Silva
Coronel PM RR2 - Raimundo Francisco de Souza
Coronel PM RR - Newton Luiz Vasconcelos de Brito Júnior
Coronel PM – Diretor do DOF - Ary Carlos Barbosa
Coronel Comandante FELCN3 Bolívia - Marco Antônio Alvares Caballero
Delegado da Polícia Federal - Evandro Iwasaki da Silva
Delegado da Polícia Judiciaria Civil - Wilson Souza Santos
Delegado da Polícia Judiciaria Civil - Vitor Chab Domingues
Delegado da Polícia Judiciaria Civil – Daniel Santos Nery
Tenente Coronel do Exército Brasileiro Ricardo Kleber Lopes Coelho
Tenente Coronel PMMS4 Wagner Ferreira da Silva
Tenente Coronel PM - Edvan Manoel de Azevedo
Tenente Coronel PM - Flávio Ramalho dos Santos
Tenente Coronel PM - Zacarias Conceição Vitalino
Tenente Coronel PM Ronelson Jorge de Barros
Tenente Coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira
Tenente Coronel PM Wanderson Nunes de Siqueira
Tenente Coronel PM Antônio Nivaldo de Lara Filho
Tenente Coronel Bombeiro Militar Paulo Correia Rodrigues
Agente da Polícia Judiciaria Civil - Aleksandro Marques de Aguilar Agente da Polícia Federal - Paulo Roberto Varuzza Junior
Policial Rodoviário Federal - Fábio Velozo Pastor de Andrade
Ilustríssimo Senhor Rodrigo Muller
Ilustríssimo Senhor Paulo Cezar Delfino
Ilustríssimo Senhor Márcio Sérgio Pollis
Ilustríssimo Senhor Francisco Márcio Moreira da Silva
Ilustríssimo Senhor Carlucio E. Silva Mendonça
Ilustríssimo Senhor Tarik Ribeiro de Assis
2º Tenente PM Ladislane Simonini Silva
Sub-Tenente PM Alvino de Souza Silva Filho
Sub-Tenente PM Carlos Roberto Dias
2º Sargento PM André Santana Nunes de Souza
3º Sargento PM Jorge Ferreira dos Santos
3º Sargento PM João Noel Alves de Lima
3º Sargento PM Gilson José Macaubas de Albuquerque
3º Sargento PM Weverton Ferreira Martins
Cabo PM Ronaldo Antônio do Nascimento
Cabo PM Jerber Junio Paisano Silva
Cabo PM Otoniel Soares Matos
Cabo PM Junio Cesar de Oliveira Luz
Cabo PM Paulo Pereira da Costa
Cabo PM Carlos da Silva dos Santos
Cabo PM Lourivaldo Maldonado Ferreira
Cabo PM Glauber Peres Farias
Cabo PM Reginaldo Aparecido L
Cabo PM Francisco Silvino de Souza Neto
Cabo PM Hudson José Soares de Amorim
Cabo PM Genivaldo Meira Rodrigues
Cabo PM Salin Ale de Campos Untar
Soldado PM Gamaliel de Matos
Soldado PM Marcos Aurélio Espinosa Pereira
Soldado PM Cristiano Konzen
Soldado PM Jollivan de Oliveira Delgado
Soldado PM Vagner Almeida Assoni
Soldado PM Elton Surubi da Silva
Soldado PM Ronye Steffan Rosa Índio
Por Dayanni Ida/Sesp-MT