Um homem suspeito de abuso sexual contra a própria filha de quatro anos de idade foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (13.09), em Cáceres.
O suspeito de 32 anos foi autuado em flagrante pelos crimes de satisfação da lascívia na presença de criança e adolescente e ameaça no âmbito da violência doméstica.
As investigações iniciaram após a mãe da criança, que é casada com o suspeito, procurar a Delegacia de Cáceres para denunciar o companheiro, que frequentemente ficava próximo da filha com o órgão genital à mostra. No mesmo dia da denúncia, o suspeito entrou no banheiro enquanto a mãe dava banho na criança e tocava as partes íntimas, olhando para a filha.
A mãe da criança informou à polícia que possuía alguns vídeos do suspeito sem roupas na presença da menina, porém, segundo ela, o homem pegou o celular e apagou as imagens. O suspeito chegou a dizer para a esposa que, se ela o denunciasse para a polícia, ele poderia até ser preso, mas, de dentro da cadeia, mandaria alguém matá-la.
O suspeito foi localizado em um bar consumindo bebida alcoólica. Ele foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante.
“Vamos combater o roubo de motos e demais crimes dia e noite em Cáceres e colocar os autores na cadeia”; frisou o delegado.
Na manhã desta quarta feira, (13), investigadores da Polícia Civil de Cáceres, comandada pelos Delegados Higo Rafael e Marlon Nogueira deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no Bairro Jardim Paraíso e em uma oficina de motos no Bairro Jardim do Trevo, ambas de propriedade de um investigado de 53 anos, sendo que na residência ninguém foi localizado, e que outra parte da equipe foi até a referida oficina, mas nada de ilícito foi encontrado, sendo apreendidos apenas dois aparelhos celulares pertencentes ao investigado.
Segundo a polícia, como a residência estava fechada a outra equipe que estava na oficina foi contatada para que o proprietário da oficina acompanhasse o mandado de busca no local, sendo ofertado pelos policias que a esposa do investigado fosse até a residência parar abrir e acompanhar o trabalho policial, porém, a mesma que se encontrava com o esposo disse que não iria e ainda se recusou a entregar às chaves da casa, então, a equipe na presença de testemunhas fez uso da força para arrombar a porta e adentrar ao local onde foi encontrada em cima do armário da cozinha uma espingarda de pressão, porém, adaptada para Cal .22.
Diante da situação foi efetuada a prisão do investigado e encaminhado juntamente com a arma até o CISC para as devidas providências.
Na noite de ontem, (12), terça feira, por volta das 23:15Hs o cidadão de iniciais J.A, morador do Bairro São Luís, procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonistas na 1DP que em sua residência funciona uma Igreja Evangélica e que, há pouco tempo atrás, após o culto, dois dos seus vizinhos chegaram ao local com os ânimos exaltados, bravos sem quantia, reclamando do volume do som, dizendo inclusive que são retardados, entre outros, e que só não fazem abaixo assinado para saírem de lá por que tem medo deles.
O comunicante contou que esses mesmos vizinhos já foram em sua residência em outras ocasiões para reclamar do volume do som, mas que ele garante que o som não é alto e que no máximo vai até as 22Hs.
Diante da situação ele procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
OUTRO LADO
Os vizinhos também procuraram a delegacia para registrar um boletim de ocorrência contra o dono da Igreja, pois, nao estão aguentando o som alto e a gritaria no local, inclusive, já denunciaram o caso a Polícia Militar de Proteção Ambiental, mas até o presente momento nada foi feito.
A Câmara de Cáceres aprovou, por unanimidade, uma minuta de projeto de lei, em forma de indicação, que propõe convênio entre a prefeitura de Cáceres e a Fazenda Esperança de Poconé, que acolhe dependentes químicos. A propositura, de autoria do vereador Jerônimo Gonçalves (PSB), foi debatida e aprovada durante a sessão ordinária de segunda-feira (11/9).
Ao justificar a proposta, o vereador destacou que a Fazenda Esperança é referência no tratamento de dependentes químicos, e que Cáceres, por ser uma região de fronteira, necessita de um espaço dessa natureza, que esteja próximo da cidade. Acrescentou que o cenário de fronteira favorece a prática dos mais diversos atos ilícitos, incluindo o próprio tráfico de entorpecentes.
"A situação favorece o aumento do número de dependentes químicos, sendo assim, temos a necessidade de um centro para acolher essas pessoas, uma vez que essas pessoas quando buscam tratamento acabam se deslocando para outras regiões", argumentou.
Como o tipo de propositura é de competência do Poder Executivo, a minuta de projeto de lei foi aprovada em forma de indicação. A prefeitura agora tem o prazo de 30 dias - contados a partir de 11 de setembro - para analisar a pertinência da proposta, e decidir se irá acatá-la ou não.
TRIBUNA LIVRE
Também foi destaque na sessão ordinária as falas durante a Tribuna Livre, que é um espaço utilizado pela sociedade cacerense para trazer demandas da cidade aos vereadores e vereadoras.
A fala mais comovente foi de Leidyrene Souza. Ela possui uma filha de dois anos, que tem uma doença rara: a "Epidermólise Bolhosa".
Ela usou o espaço para conscientizar a população sobre a doença e também pedir ajuda para custear o tratamento da filha, que, no próximo dia 19 de setembro, precisa fazer uma consulta em Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek, que é referência no tratamento desse tipo de doença. Só as passagens, de ida e volta, custam cerca de R$ 10 mil.
"Atualmente o tratamento da Laura [filha da Leidyrene] está em torno de R$ 70 mil só em curativos. Que a gente ainda não consegue via [Governo do] Estado", disse, ao acrescentar que os insumos têm sido custeados de forma provisória pela Prefeitura de Cáceres, via Secretaria de Saúde.
As vereadoras e vereadores ficaram sensibilizadas com a luta de Leidyrene, e se comprometeram, no que for possível, em ajudá-la a custear as passagens para a consulta na Capital Federal.
Já a outra fala na Tribuna Livre foi da babalorixá do Terreiro de Umbanda Caboclo Sete Flechas de Cáceres, Vanessa Aniceto.
Ele discorreu sobre a importância da liberdade religiosa, e, principalmente, o respeito às religiões de matriz africana.
"Até quando eu vou ter que esconder a minha fé, por medo de julgamentos e apedrejamentos sociais?", questionou Vanessa.
Ela disse ainda que "o mais triste é saber que a maior parte dessas pessoas, intolerantes, são aquelas que dizem ser cristãs e seguir os ensinamentos de Cristo". Segundo ela, isso é um contrassenso, tendo em vista que Jesus Cristo "pregou incansavelmente o acolhimento e o amor ao próximo".
OUTRAS PROPOSITURAS
Ainda, durante a sessão, o pleno da Câmara aprovou uma série de medidas para beneficiar a população cacerense.
Ao todo, foram aprovadas 18 indicações, 10 requerimentos, 1 projeto de Decreto Legislativo, 1 Moção de Aplausos e outra de Pesar, durante os debates e deliberações da sessão ordinária.
Muitas indicações ao Poder Executivo foram voltadas para melhorias da malha viária da cidade, como o cascalhamento, limpeza e patrolamento de ruas de bairros periféricos, a exemplo do Espírito Santo.
Já outras indicações pediram medicamentos à pessoas idosas; construção da nova sede da Defensoria Pública em Cáceres; equipamentos para agricultores familiares; instalação de academias ao ar livre, iluminação pública, dentre outros assuntos, que afetam diretamente o cotidiano da população cacerense.
Já o Projeto de Decreto Legislativo, sob o número 64/23, foi de autoria do presidente da Câmara, Luiz Landim, para conceder o título de "Cidadão Cacerense" ao advogado Vinícius Castro Cintra, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Cáceres.
A Moção de Aplausos foi consignada ao músico e produtor cultural Henrique Maluf, por seu notável trabalho em fomentar a cultura cacerense e de Mato Grosso. A moção foi uma propositura do vereador Franco Valério (Pros).
O parlamento cacerense também aprovou uma Moção de Pesar em memória da professora Adriana Nezeir de Almeida, que faleceu no último dia 7 de setembro. A moção foi uma propositura do vereador Leandro Santos (União).
Na madrugada desta quarta feira, (13), por volta das 02:15Hs a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma ocorrência de queda acidental onde um cidadão conduzindo uma moto Biz de cor prata, ao passar pelo quebra-molas na Rua Dona Albertina, em frente a Igreja Evangélica Deus é Amor, perdeu o controle e caiu, vindo a sofrer escoriações.
Após a solicitação a rádio patrulha foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, encontrando o cidadão de iniciais H.F.R. de 47 anos, caído ao solo, com várias escoriações, o mesmo foi socorrido pelo corpo de bombeiros e posteriormente encaminhado á UPA onde permaneceu recebendo cuidados médicos.
A moto foi entregue a sua esposa, e que, os documentos pessoais do condutor ficou no baú do veículo.
Diante da situação foi registrado o boletim de ocorrência.
No começo da noite de ontem, (12), terça feira, por volta das 19Hs a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma ocorrência de ameaça, fato este, acontecido em uma residência localizada no Bairro Rodeio, onde lá, segundo informações uma mãe estava sendo ameaçada pelo próprio filho.
Após a solicitação e em posse do endereço a rádio patrulha foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, onde em conversa com a senhora de 60 anos, a mesma passou relatar que foi ameaçada de morte pelo próprio filho, e que o mesmo ainda ameaçou a atear fogo na casa, dizendo ainda que está pedindo socorro as autoridades desde a data anterior, (segunda-feira), pois a mesma já não aguenta mais essa situação e quer que o filho saia de casa urgente, que inclusive, já pediu medidas protetivas contra ele.
Diante da situação o suspeito, de 37 anos, que se encontrava em frente à residência recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao CISC para as pedidas providências.
Na boquinha da noite de ontem, (12), terça feira, a Polícia Militar através da equipe RAIO da Força Tática recebeu uma informação via CIOSP que na famosa MT 343 estava acontecendo rachas de moto, o famoso ‘Grau’, com várias motocicletas em alta velocidade colocando em risco as pessoas que passavam pelo local.
Após a solicitação a equipe rapidamente foi ao local indicado, porém, quando os ‘dublês’ perceberam a presença policial saíram tissado na carreira, cada um para um lado, sendo que na perseguição um dos indivíduos acabou sendo abordado e se identificou como sendo de apelido ‘Cobra’, de 20 anos, e na revista pessoal (baculejo), foi encontrado em sua posse um cigarrinho do capeta (maconha).
Perguntado sobre a vadiagem que estava realizando o mesmo relatou aos policias que faz parte de um grupo onde organiza encontros na MT 343 para realizar corridas e manobras perigosas, o famoso ‘Grau’.
Diante da situação o ‘Cobra’ foi gentilmente convidado a dar um passeio até o badalado CISC para as devidas providências.