‘HOMEM DE UM MILHÃO DE MUDAS’ RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA DE CÁCERES
em 28/11/2024 as 15:20A Câmara de Cáceres, por meio do vice-presidente do órgão, vereador Pastor Júnior, entregou, na manhã desta quinta-feira (28/11), moção de aplausos ao biólogo José Aparecido e ao militar Hélio Fernando Macedo. Aparecido foi congratulado pelo histórico de trabalho de recuperação de nascentes na região pantaneira de Cáceres. Já Hélio, foi reconhecido pelo trabalho social que faz com crianças da periferia de Cáceres.
A cerimônia de entrega das moções ocorreu no gabinete da Presidência da câmara, com a participação de outros vereadores e familiares dos homenageados. Pastor Júnior destacou a importância do trabalho ambiental e social de Aparecido e Hélio.
“É com muito orgulho que entregamos essa moção ao senhor Aparecido que faz um excelente trabalho de recuperação de nascentes e áreas degradadas da região de conservação e preservação do Pantanal, Cerrado e Amazônia. Também entregamos, com muito orgulho, a moção ao Hélio, Policial Militar, que tem um trabalho social, ali na Força Tática, onde ele dá aulas de karatê a crianças carentes”, destacou Pastor Junior, durante o ato de entrega das moções.
José Aparecido agradeceu a homenagem e destacou que é muito importante ser reconhecido por fazer uma coisa que é certa para o município. Peço que vocês [vereadores e vereadoras] continuem assim: trabalhando para o município e tentando fazer o bem para a comunidade”, disse em seu discurso de agradecimento.
O biólogo também agradeceu a parceria de sua esposa, Cirça Macedo. Segundo Aparecido, muitas vezes, ela deixa de fazer coisas para família, em prol da comunidade, em prol do combate a degradação ambiental. “Eu sei que é difícil, mas é por uma boa causa”, ressaltou.
Hélio - que é filho de Aparecido - também agradeceu a parceria da esposa, Aldrey Macedo, e aproveitou para pedir apoio aos parlamentares com objetivo de manter seu projeto social.
“Peço que estejam ajudando a gente, pois é um processo muito oneroso às crianças carentes. Queremos que essas crianças evoluam e cresçam como pessoas de bem”, disse.
Também participaram da cerimônia de entrega das moções os vereadores Rubens Macedo, Marcos Ribeiro e Manga Rosa.
HOMENAGEADOS
José Aparecido é conhecido como o “Homem de Um Milhão de Mudas”.
Ele possui um trabalho de décadas dedicado ao plantio de mudas em mais de 120 nascentes em Cáceres e região.
Desde os anos 80 ele ajudou a recuperar áreas que estavam totalmente degradadas, fazendo os espaços verdadeiros refúgios da biodiversidade do Pantanal, Cerrado e da Amazônia.
Sua atuação ganhou destaque nacional e sua história foi contada no programa televisivo da Rede Globo “Domingão do Huck”, no domingo passado (24/11).
Devido a relevância do trabalho, a câmara aprovou a Moção de Aplausos, durante a última sessão ordinária (25/11), que foi assinada por todos os 15 vereadores da casa de leis.
Zé atua no Instituto Gaia de Pesquisa e Educação Ambiental do Pantanal. A entidade foi fundada em Cáceres, em 1997, e tem como finalidade a conservação e preservação do meio ambiente com campanhas educativas sobre o uso adequado do solo, como forma de garantir a sobrevivência humana em harmonia com a natureza.
Já Hélio Fernando Macedo é policial militar há mais de 26 anos e atua na Força Tática. Nesse intervalo, ele montou um projeto social com o batalhão e a Associação de Cabos e Soldados, no qual são beneficiados, com aulas de karatê, mais de 100 crianças e adolescentes, com idades entre 6 a 17 anos.
As aulas acontecem na Força Tática Pantanal (antigo Detran) e na Associação de Cabos e Soldados, no bairro Vista Alegre. “São crianças carentes que a gente tem tirado da situação de vulnerabilidade social”, enfatizou Hélio.
Fotos: Sec. Imprensa - CMC e Assessoria Pastor Júnior
Marcio Camilo
Analista em Comunicação/Jornalismo
Câmara Municipal de Cáceres
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.