De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade, esta prática e fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. 

Para ressaltar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, foi criado o agosto Dourado, instituído pela lei estadual no 14.726/15 e lei federal no 13.435/17. O nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado “alimento padrão ouro” para os recém-nascidos. 

Para comemorar a data todos os anos é definido um tema a ser explorado, este ano, a campanha tem como tema Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham.

Com o objetivo de fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, o Hospital Regional de Cáceres preparou uma programação especial todo o mês de agosto. 

As ações serão desenvolvidas pela equipe multi-disciplinar da unidade. Entre as programações será ofertado rodas de conversas com para as paci-entes e acompanhantes da maternidade e da uti neonatal, pit stop educativo e ciclo de palestras aberta ao público, para encerramento acontecera a Hora do Mamaço nas dependências da própria unidade.

Para a enfermeira Arlete Santiago coordenadora da maternidade a escolha do tema deste ano vem para refletir a necessidade de se criar ambientes propícios e favoráveis para que mãe que trabalham posam continuar amamentando seus filhos, mesmo após o retorno ao trabalho. 

A amamentação e o alimento mais rico e necessário para o crescimento e desenvolvimento da criança sendo um direito fundamental para o bebê quanto para a mãe, e é primordial que as mulheres sejam acolhidas e encorajadas a manter a amamentação conciliando com a jornada de trabalho.

As práticas adotas pelo hospital foram reconhecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), aos hospitais que cumprem os Dez passos para o sucesso da amamentação.

Algumas ações já foram realizadas nesta semana.