Ocorrência Policial — Foto por: Power Mix

Um grupo de indígenas bloqueou, na manhã da última segunda-feira (06), um trecho da BR-158, na altura do km 600, entre os municípios de Água Boa e Nova Xavantina, região leste de Mato Grosso. Em um vídeo que circula nas redes sociais, os indígenas aparecem negociando a liberação dos veículos mediante pagamento de R$ 100.

Segundo informações da imprensa local, os indígenas teriam dito que o bloqueio fazia parte de uma prática cultural realizada periodicamente, conhecida como “tradição das cruzes”.

Já ao RepórterMT, a Polícia Federal Rodoviária (PRF) disse que a interdição temporária teria ocorrido como forma de protesto por parte da comunidade, por conta de um acidente envolvendo uma vítima indígena. No entanto, a própria PRF informou que registra diariamente diversos acidentes de trânsito e não soube precisar qual acidente que teria motivado o protesto.

Ainda segundo a PRF, o bloqueio ocorreu de forma pacífica. Equipes se deslocaram até o local e conversaram com as lideranças indígenas. Após a mediação dos agentes, a manifestação foi encerrada sem o uso de força e o tráfego foi totalmente restabelecido nos dois sentidos da rodovia.

A PRF informou que permanece monitorando o trecho para garantir a normalidade do fluxo e a segurança dos motoristas que trafegam pela região.

Por RepórterMT