A caminho do trabalho, no carro, durante programação de uma emissora de rádio, Vitor Gabriel Leão de Oliveira, 20, ouviu sobre o concurso para eleger quem comia mais peixe na Festa de São Pedro, de 2022, no distrito de Bonsucesso. Sem nenhuma pretensão de ganhar, ele decidiu participar e se surpreendeu com sua capacidade de "apreciação" do pescado. Ele venceu os demais concorrentes e voltou para casa de barriga cheia e R$ 500 no bolso.

“Falei: vou participar! No dia da festa, fiquei lá o dia inteiro, dançando e curtindo. Coloquei meu nome competir, nem pensando que ia ganhar. Ganhei e nem acreditei (sic)”, contou ao .

Participante ativo de todas as festividades de Bonsucesso, Vitor contou que a vitória foi muito marcante, visto que não são comuns competições do mesmo tipo. Família do rapaz vive no aconchegante distrito. Ele é pintor automotivo e mora no bairro Eldorado, na cidade industrial. “Nem me preparei, fui do jeito que estava (risos). Participei e ganhei”.

Ao , Vitor disse que comeu 9 potes de ventrechas de peixe. "Tinha que tirar a espinha e comer em menor tempo". Ele não soube informar a quantidade em quilos, mas era muito peixe.  Apesar do volume de comida, não houve qualquer mal-estar posterior.

Neste ano, a festa ocorre no próximo dia 29, tendo início às 8h com a procissão. Também haverá o “concurso comedor de peixe” e Vitor já disse que vai competir com foco total em ser bicampeão. Para aqueles que pretendem participar, a dica é: preparo!

 “Já pedi para colocar meu nome na competição desse ano. Minhas expectativas são grandes. Poder ganhar de novo vai ser bom demais! Não tenho nenhuma preparação, o negócio é chegar lá e mostrar quem come mais peixe (risos)”.  

Além do concurso comedor de peixe, a programação conta com apresentações culturais, corrida de canoa e coroação da rainha da rota do peixe de Bonsucesso.

Segundo informações da prefeitura de Várzea Grande, que é uma das realizadoras da festa, duas toneladas de peixes foram arrecadadas para o almoço e para a competição. Refeição é gratuita, assim como a entrada na festa.

Este é o segundo ano que a celebração ocorre desde que foi paralisada em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19.

Por Gazeta Digital