MARINHA DO BRASIL EM CÁCERES CELEBRA DIA DO MARINHEIRO COM PROMOÇÕES E HOMENAGEM A VETERANO DE 107 ANOS
em 13/12/2024 as 07:00A Marinha do Brasil em Cáceres comemorou na data de ontem, (12/12), quinta feira, o Dia do Marinheiro hoje, com promoções de praças e concessão de medalhas. Em todo o território nacional, as organizações em terra, nos navios e submarinos, festejarão na data de hoje, (13/12).
O capitão Magno Luís de Moura, chefe da Agência Fluvial de Cáceres, abriu a cerimônia com a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Almirante Marcos Sampaio Olsen. Em seguida, promoveu dois praças à graduação de segundo sargento: Rooselvet Saraiva Neto e Júlio César Gomes. Ainda nessa solenidade, o suboficial Rosenildo Ricardo Silva recebeu a Medalha de Mérito Marinheiro com passador de bronze.
A parte mais emocionante ficou por conta da homenagem inédita ao veterano servidor da Marinha do Brasil, José Francisco Caxito, que comemorou 107 anos no mês passado. Detalhe: Caxito prestou serviços à Agência Fluvial de Cáceres durante 30 anos. Com seis filhos, quatro homens e duas mulheres, três seguiram a carreira na Marinha, e as duas mulheres seguiram no magistério. Ele tem 13 netos, 14 bisnetos e uma tataraneta.
Caxito foi recepcionado com honras militares, incluindo a formação de “boys”, sendo cumprimentado pela tropa e recebendo uma medalha da Agência. O comandante Magno destacou a importância não somente da longevidade de Caxito, mas principalmente sua dedicação exclusiva à Marinha por mais de 30 anos.
Caxito é mineiro de São Romão, região norte das Alterosas, na divisa com o estado da Bahia. Chegou ao então Mato Grosso para trabalhar na construção da ferrovia Brasil/Bolívia, onde se casou. Após o encerramento da obra, foi transferido pelo governo federal para a então Capitania dos Portos de Mato Grosso, atual Agência Fluvial.
*Toque de Boy: A Marinha Brasileira tem sua origem na Marinha Real Britânica, da qual herdou o toque do apito e a formação de “boys”, que significa uma honra às autoridades e personalidades que visitam as organizações em terra e nos navios.
Por João Arruda/portalmatogrosso
Em nome dos Soamarinos/MT BRAVO ZULU!!!