Foto por: João Vieira

Mato Grosso tem, proporcionalmente, a maior população masculina do Brasil, de acordo com o Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do total de 3.658.649 moradores, os homens representam 50,33% dos cidadãos mato-grossenses, enquanto a média nacional é de 48,52%. Já as mulheres são 1.817.408, o que corresponde a 49,67% dos habitantes.

Além de Mato Grosso, apenas outros 3 estados brasileiros têm maioria de homens: Roraima (50,32%), Tocantins (50,1%) e Acre (50,04%).  

Conforme noticiado pelo Jornal A Gazeta, mais de 34% da população mato-grossense é formada por migrantes, entre brasileiros e estrangeiros vindos de outro estado, sendo a segunda maior taxa de migração líquida do país. 

O comportamento migratório pode explicar a parcela masculina acima da média, já que grande parte destas pessoas são homens em busca de trabalho em Mato Grosso, geralmente empregados em vagas em atividades econômicas relacionadas à agropecuária, ao garimpo e à construção civil.

Porém, apesar da média alta, ela vem caindo ao longo dos anos. Em comparação com o Censo 2010, houve redução de 51,04% para 50,33% na população masculina no estado.

A hipótese de Luiz Zardo, professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é de que a média no estado se mantenha acima da nacional por efeitos da migração, porém a tendência é de queda no futuro.

"A grosso modo, na ausência de migração, a população masculina tende a reduzir, por estar mais exposta à mortalidade, em geral, associadas a causas externas", explica o professor.

Fatores que contribuem para a mortalidade masculina vão desde exposição a substâncias químicas, negligência nos cuidados com a saúde até acidentes em geral e também a violência.

A mudança no fluxo migratório também irá contribuir para a redução da população masculina no estado.

“Do ponto de vista demográfico, por exemplo, a proporção de homens tem se reduzindo ao longo do tempo. É esperado que esse indicador se aproxime do padrão nacional ao longo do tempo, considerando alteração no padrão migratório observado nos dados.

Perfil da população mato-grossense.

O Censo mais recente coloca o estado em 16 º colocado na lista de mais populosos do país, com crescimento anual de 1,57%. Dos 3.658.649 habitantes, mais de um milhão está concentrado entre Cuiabá e Várzea Grande. A maioria se declara parda e reside na área urbana. 

Por Gazeta Digital