O governador Mauro Mendes (União) anunciou na manhã desta segunda-feira (06), que pretende encaminhar R$ 50 milhões para o Rio Grande do Sul, para a reconstrução de pontes, estradas e escolas, além de ajudar as famílias, vítimas dos temporais que atingem o estado desde a última semana.

Em vídeo compartilhado em seu perfil nas redes sociais, o governador explicou que convocou uma reunião com vários setores, inclusive com deputados estaduais, para que possam autorizar o envio do recurso.

“Uma reunião com vários membros. Chamamos setor produtivo e Assembleia Legislativa para que possamos aprovar uma ajuda em dinheiro para recuperar o Rio Grande do Sul. O governo pretende doar R$ 50 milhões para recuperar estradas, escolas e muitas casas que foram destruídas”, disse.

Até o momento, são 83 mortos, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (6).

Mauro ainda destacou que a sociedade civil de Mato Grosso está organizada e que o governo estadual irá encaminhar as doações por meio de caminhões.

Conforme o levantamento da Defesa Civil de RS, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.

Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.

Por 24horasmt