O governador Mauro Mendes (União) disse na última terça-feira (07) que as polícias de Mato Grosso estão entre as mais bem equipadas do país, mas que a legislação frouxa é um empecilho para o combate à criminalidade violenta no Estado.

Mendes cobrou “coragem” do Congresso Nacional para atualizar a legislação com foco nas atividades das organizações criminosas que se espalharam por todo o país e por Mato Grosso.

“Qualquer cidadão pode observar em todo o Brasil o crime organizado tem crescido sistematicamente. Eu espero que o Congresso Nacional tenha a coragem de fazer uma lei que possa ajudar a realmente mudar essa trajetória”, disse.

Mauro Mendes destacou os investimentos realizados nas forças estaduais de segurança pública e na estrutura do sistema prisional. Segundo ele, o estado tem o mais moderno sistema carcerário do país.

“Nós investimos em tecnologia, em equipamento, investimos agora, neste mês de março, estamos chamando mais efetivo para reforçar o quadro dessas instituições. Temos construído presídios. O Estado de Mato Grosso recebeu do juiz corregedor do CNJ o elogio, dito na imprensa inclusive, que o Estado de Mato Grosso tem hoje o mais moderno e mais eficiente sistema prisional do Brasil. Então nós estamos preparados para investigar, para prender, para colocar na cadeia todos aqueles que a Justiça condenar”, disse o governador.

“Agora, eu acho que a lei brasileira é frouxa. A lei brasileira não está atualizada para combater este não tão recente tipo de organização, que já tem algumas décadas no Brasil, e isso tem proliferado não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil”, completou.

Por RepórterMT