Menor de 16 anos investigado por crimes de ódio online na Operação Mão de Ferro, deflagrada na manhã desta quinta-feira (1), pela Polícia Civil, em Rondonópolis, trocava mensagens com conteúdo neonazista. Além disso, foram encontradas imagens de pessoas mortas, abusos contra animais, sexual, necrofilia e violência em geral.

Conforme a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), o menor começou a ser investigado após a Polícia Civil receber informações sobre a atuação dele pelo Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça, com auxílio da Adidância da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

As buscas foram realizadas em dois endereços ligados ao menor. Vários aparelhos eletrônicos foram apreendidos e vão passar por perícia. O objetivo é coletar provas e aprofundar as investigações.

“A operação visa não apenas punir os responsáveis pelos crimes já identificados, mas também prevenir futuros atos ilícitos, desmantelando redes de ódio e violência que se escondem atrás da aparente anonimidade da internet”, explicou a polícia.

A titular da DRCI, Delegada Juliana Chiquito Palhares, destacou a importância da operação para a segurança da população. "A Operação Mão de Ferro reflete o compromisso implacável da Polícia Civil do Mato Grosso no combate aos crimes de ódio praticados no ambiente virtual. Continuaremos firmes em nossa missão de garantir a segurança e a justiça para todos os cidadãos, seja no mundo real ou digital".

Por Gazeta Digital (Com assessoria)