Operação policial — Foto por: Reprodução

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Caput para cumprir 18 ordens judiciais contra integrantes de um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas com atuação em Santo Antônio do Leste e ramificações em outros municípios de Mato Grosso. O líder ordenava o bando de dentro da cadeia. 

Ao todo, são cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 8 de busca e apreensão nas cidades de Santo Antônio do Leste, Barra do Garças, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande. As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias, com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e Delitos Gerais de Primavera do Leste.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram durante a apuração do comércio de entorpecentes em Santo Antônio do Leste. No decorrer dos trabalhos, os policiais identificaram que o líder do esquema seria um detento da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis.

O suspeito já havia sido preso em outra operação realizada pela Polícia Civil em Primavera do Leste, também por envolvimento com o tráfico de drogas na região. Mesmo recolhido ao sistema prisional, ele continuava, conforme a investigação, coordenando as atividades da organização criminosa.

A análise do material apreendido durante a operação que resultou na prisão do investigado permitiu aos policiais identificar a estrutura do grupo e seus integrantes, além de apontar conexões com Barra do Garças, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande.

Com as informações reunidas ao longo da investigação, a autoridade policial solicitou à Justiça a expedição dos mandados para interromper a atuação da organização, apreender objetos e documentos ligados aos crimes investigados, além de reunir novas provas e identificar outros possíveis envolvidos.

A operação contou com apoio de equipes das Delegacias Regionais da Polícia Civil e das unidades dos municípios onde os mandados são cumpridos.

Após o cumprimento das ordens judiciais, todo o material apreendido será analisado para dar continuidade às investigações, que seguem sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Delitos Gerais de Primavera do Leste.

Nome da operação

O nome Caput, palavra em latim que significa "cabeça", faz referência ao principal alvo da investigação, apontado pela Polícia Civil como responsável por comandar o tráfico de drogas em diferentes municípios de Mato Grosso, mesmo estando preso.

Por Gazeta Digital