PENTE FINO DO INSS EM 2022: VÁRIOS BENEFÍCIOS DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC) PODEM SER SUSPENSOS, O QUE FAZER?
em 01/10/2022 as 08:00
No Instituto Nacional do Seguro Social - INSS existe um procedimento denominado Apuração de Irregularidades de benefícios previdenciários e benefícios assistenciais. Na última quinta-feira foi publicada a portaria Nº 2.965, DE 21 DE SETEMBRO DE 2022 confirmando a realização da revisão de vários benefícios, entre eles aposentadorias e benefícios assistenciais como BPC LOAS (benefício de prestação continuada).
Vão ser revisados aposentadorias por invalidez e auxílios-doença que não passam por perícia a mais de 06 meses. No caso do Benefícios de Prestação Continuada, serão revisados os benefícios que não passam por uma revisão a mais de 02 anos. O BPC é destinado a pessoas de baixa renda que possuem alguma deficiência ou idosos com no mínimo 65 anos de idade.
O INSS considera pessoa como baixa renda aquela que possui uma renda per capita igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo, ou seja, uma renda por pessoa no valor de até R$303,00 reais.
Atualmente deve existir mais de 1 milhão de pessoas aguardando uma perícia no INSS, essa fila cresceu devido a pandemia, onde as agências do INSS ficaram fechadas e as perícias suspensas.
Em algumas situações o benefício estava sendo concedido apenas com apresentação dos documentos pessoais e médicos, por esse motivo é necessário a revisão no benefício.
Qual o motivo mais comum das suspensões?
Atualmente o motivo que mais ocasiona a suspensão do BPC LOAS é a suposta alteração no critério socioeconômico, ou seja, alguma informação chega até o INSS de que a renda per capita do beneficiário sofreu alteração, deixando de ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo.
Quando o INSS verificar essa alteração, deve ser encaminhado uma notificação para o beneficiário prestar esclarecimentos, informando se ocorreu de fato a alteração na renda percapita da sua família.
Ocorre que em alguns casos o INSS não realiza essa notificação e suspende o benefício, algo que é totalmente arbitrário e ilegal.
O que pode ser feito?
Nos casos em que o beneficiário é notificado para prestar esclarecimentos, é possível fazer uma defesa administrativa dentro do prazo previsto, evitando então a sua suspensão. Porém, nos casos em que o INSS suspende o benefício sem realizar a notificação do beneficiário é indicado
a impetração de Mandado de Segurança, devido existir essa ausência de notificação, sendo requerido em juízo o restabelecimento do BPC LOAS.
Como evitar a suspensão do BPC LOAS?
Existem algumas formas de evitar a suspensão do BPC LOAS:
- manter o cadastro único atualizado;
- manter os dados cadastrais atualizados no INSS;
- sempre verificar se a renda da família ainda atende o limite para manutenção do benefício;
Portanto, mesmo depois que o benefício é concedido, é muito importante que o beneficiário
tome vários cuidados que podem evitar a suspensão do seu benefício e trazer danos irreparáveis.
Caso você conheça alguma pessoa que teve seu benefício suspenso, pode encaminhar este
artigo.
Por Augusto Cesar Valentim Franco
Advogado Especialista em Previdenciário
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.