Operação policial — Foto por: PF

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a 3ª fase da Operação Escamotes, que investiga o tráfico de drogas e armas saindo de Mato Grosso para outros estados do Brasil. Nessa fase, são cumpridas 4 prisões.

Dessa vez, os alvos estão em Cuiabá, Várzea Grande e Sorriso. Além das prisões, são cumpridos 7 mandados de busca e apreensão. Os alvos são laranjas, transportadores, intermediadores e pessoas que encomendam a droga. 

Além das prisões preventivas e buscas e apreensões, foram determinados os bloqueios judiciais de contas bancárias pertencentes a membros do grupo criminoso e de suas empresas, além de serem quebrados os sigilos financeiros, bancários e fiscais.

Com a deflagração da terceira fase, já são 15 membros do grupo presos preventivamente e diversos bens, veículos, imóveis e valores apreendidos, descapitalizando o crime organizado.

As diligências começaram em 2024, quando a PF descobriu que carros alugados no Estado partiam para Goiás, Rio de Janeiro e Bahia com droga e armas.

Para isso, os criminosos utilizavam fundos falsos nos veículos. A primeira fase foi deflagrada em maio de 2024. Já a segunda em novembro.

A investigação começou agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa transportando cerca de 40 quilos de entorpecentes em um fundo falso de um veículo.

Com a apuração, a polícia conseguiu chegar aos líderes do grupo criminoso. Estima-se que o grupo tenha transportado toneladas de entorpecentes e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros estados da federação.

Por Gazeta Digital