PRESO, JOVEM NEONAZISTA DE MT ESTAVA EM 'ESTÁGIO AVANÇADO DE RADICALIZAÇÃO', DIZ POLÍCIA
em 29/01/2026 as 09:30
Polícia apontou que o jovem preso nesta quinta-feira (29), em Gaúcha do Norte (595 km ao norte de Cuiabá), por planejar ataques contra judeus e negros, além de propagar ideias neonazistas pela internet, estava em “estágio avançado de radicalização”. Polícia encontrou uma camiseta com a frase "sangue precisa ser derrabado" em inglês, que é o título de uma música de 1995.
Segundo o delegado Guilherme da Rocha, a intervenção da polícia foi rápida para evitar a concretização de atos violentos. Ele destacou que o jovem tinha intenção de vandalizar mesquitas e atacar a população negra.
Foi encontrada ainda a camiseta de uma banda norueguesa de metal da década de 90, conhecida por músicas extremas, com a frase "sangue precisa ser derramado". Além disso, o nome da banda é uma referência ao gás utilizado pelos nazistas para matar milhares nos campos de concentração durante o regime.
O alerta chegou da Embaixada dos Estados Unidos, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), Ele, que usava a internet para propagar ideologia neonazista online.
De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Civil, pelas redes sociais, ele incitava atentados violentos contra escolas e manifestava vontade de praticar esses atos, também, em locais públicos, para vitimar judeus e negros.
A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) ressaltou que ele utilizava uma conta anônima, mas que os investigadores conseguiram superar essas camadas até chegar na identidade do jovem, que também praticava racismo na internet.
Além da prisão, a polícia cumpriu ainda buscas na casa do investigado e também pediu a quebra do sigilo telemático. Caso segue sob investigação.
Por Gazeta Digital
Discussão (0)
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar e comentar as reportagens.
Desta forma os comentários aqui postados por nossos respeitosos leitores são de inteira responsabilidade civil e criminal dos mesmos.