O dia da árvore comemorado neste dia 21 de setembro aconteceu em volta da lendária figueira de Cáceres, localizada na Rua Dom Aquino, aos fundos do Batalhão da PM.

Segundo o coordenador do Projeto Lobo Guará, Francisco Silva de Oliveira, conhecido carinhosamente como Sgt. Silva da Polícia Ambiental, o importante evento contou com a pareceria das seguintes entidades; União Missionária de Homens Batistas, Rotary Clube de Cáceres, Projeto Gonçalinho,  Casa da Amizade do Rotary, Primeira Igreja Batista de Cáceres e Grupo de Cultura Siriri e Cururu Pantaneiro, com apoio da Autarquia Águas do Pantanal e Coordenadoria de Trânsito Municipal.

Segundo o Sgt. Silva, todos se uniram para promover uma grande programação em volta da famosa figueira para comemorar o dia da árvore que deu início as 08Hs, com as seguintes atividades;

*Mutirão de limpeza, pintura do entorno e diálogo com vizinhos.

*Recebimento de lixo eletrônico

*Troca de materiais recicláveis por mudas de árvores

*Oficina de compostagens das folhas secas

*Rodas de conversa sobre a história da figueira

*Diálogo sobre a importância de preservar os patrimônios históricos

*Espaço jovem

*Roda de siriri e Cururu, entre outros.

O ponto alto da comemoração aconteceu no período da tarde, por volta das 16Hs, onde aconteceu o abraço simbólico na figueira e colocação da placa de reconhecimento como parte da história de Cáceres.

Quando eu era criança tinha medo de passar pela figueira, todos diziam que era assombrada, aparecia mula sem cabeça, lobisomem, entre outros, então, quando as crianças teimavam com os pais eles diziam que levariam a gente para dormir embaixo da figueira, todos morriam de medo”; disse um dos presentes.

Dia da árvore Cáceres MT — Foto: Web