Ocorrência Policial — Foto por: Reprodução

Três pessoas, com idades entre 17 e 32 anos, foram sequestradas e mantidas em cárcere privado na noite de ontem, quarta-feira (21), em Primavera do Leste. As vítimas seriam submetidas ao chamado “tribunal do crime”, após venderem pó de madeira como se fosse maconha, prática que teria provocado a reação violenta de integrantes de facção criminosa.

De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência teve início após um alerta da Central de Monitoramento Urbano (CEMIP), que flagrou um veículo Vectra, modelo antigo, circulando nas proximidades do lixão municipal. As imagens mostraram o momento exato em que um jovem era forçado, sob grave ameaça, a entrar no porta-malas do automóvel, evidenciando uma situação de sequestro.

Diante da gravidade do caso, diversas guarnições foram mobilizadas e deram início a diligências intensivas nos bairros Buriti, Primavera III e Padre Onesto Costa. Durante o patrulhamento, o veículo foi localizado estacionado na Rua Amendoeira. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os criminosos fugiram, pulando muros de residências vizinhas, conseguindo escapar naquele momento.

Durante a averiguação no local e no interior do carro, os policiais localizaram e resgataram as três vítimas, que estavam privadas de liberdade. Elas foram retiradas em segurança e não apresentavam lesões aparentes. Em levantamento preliminar, a polícia apurou que o crime estaria ligado à aplicação de um “salve”, método de punição utilizado por facções criminosas.

Conforme relatos, um dos rapazes teria enganado usuários de drogas ao vender pó de madeira como se fosse maconha, o que motivou a ação violenta. As vítimas foram abordadas, colocadas à força no veículo e levadas para um local onde permaneceram sob constantes ameaças. Uma delas ainda foi separada do grupo e transportada por um criminoso em uma motocicleta, também sendo mantida em cárcere privado.

Durante o cerco policial na região, um adolescente de 16 anos foi localizado e apreendido no pátio de uma empresa de reciclagem, no bairro Primavera III. Ele foi reconhecido como participante direto do crime e apresentava lesões na perna esquerda.

O menor apreendido, juntamente com as vítimas resgatadas e todo o material relacionado à ocorrência, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para registro do boletim de ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis. O veículo Vectra permaneceu no local por falta de guincho, enquanto a motocicleta utilizada na ação criminosa foi apreendida e entregue à delegacia.

Por Folhamax