-| RIPA NOS MALANDROS |-

FOFANDO O PELO DA BUGRADA
  • BOCA NO TROMBONE
  • BANZÉ DA GATUNADA
Cáceres, 23 de novembro de 2025

SEEG FIBRAS

Tutu's

JOA CAR CENTER

RANZULI

BIKE & CIA

COMETA MOTOCENTER

MOREIRA TÉCNICO EM INFORMÁTICA

SOS CAÇAMBAS

AGROSEG

PEDRO CORREIA PRODUÇÕES

ÍCONE MARKETING DIGITAL

RÁDIO AMÉRICA PONTES E LACERDA

SONORA WEB

Mai 26

REDE HOTELEIRA DE CÁCERES ESTÁ PREPARADA PARA O 40° FESTIVAL DE PESCA

Por ripanosmalandros em 26/05/2023 as 10:06
Publicado em: Notícias

Membro da Associação de Pousadas e Hotéis de Cáceres (ASPHOC), o empresário Tarcisio Carlos Paulino, do Hotel Porto Belo, confirmou que a rede hoteleira do município, que incluiu os barcos hotéis, terá aproximadamente 1500 leitos disponíveis para os turistas que forem participar do 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIP) que acontece de 4 a 9 de julho.
 
Ele explica que este ano os visitantes vão poder desfrutar das melhorias e ampliações feitas nos hotéis da cidade.
 
Além das vagas disponíveis na rede hoteleira, ainda há diversas casas, disponíveis para locação para a temporada.
 
Segundo Tarcisio, para atender a demanda para o evento, os empresários do setor investiram na melhoria da infra-estrutura e na qualificação da mão-de-obra.
 
Ainda de acordo com Tarcisio Paulino, Cáceres tem 28 barco-hotéis e 20 hotéis e pousadas de vários portes e capacidade.
 
O lançamento da programação do FIPe está prevista para o dia 2 de junho.
 
HISTÓRIA
 
O modesto Festival do Peixe, que se tornou o maior evento do gênero no mundo. Feliz coincidência tem como palco o berço do maior santuário ecológico do planeta: O Pantanal Mato-grossense. 
 
Tudo começou no de 1979, quando o técnico em eletrônica Aderbal Michelis (in memorian), em visita a cidade de Barra do Bugres, onde prestava assistência a torre de televisão e rádio amadores, visualizou o cartaz com a publicidade de uma gincana de pesca. A gincana era organizada pela prefeitura e coordenada pelo Adelino Ferreira (Pirangueiro).
 
Apaixonado pela pesca, Aderbal  ao inscrever sua equipe composta por ele, seu pai Bertolino Michelis (in memorian) e seu filho Adilson Michelis, que na oportunidade foi impedido de participar por ter apenas 13 anos de idade, embarcando em seu lugar o jornalista do Correio Cacerense  Luizmar Faquini, fato esse que gerou revolta em Aderbal. Após participarem do festival e Aderbal selar amizade com Adelino Ferreira (Pirangueiro), resolveram trazer a ideia para Cáceres.
 
Para Aderbal e Adelino, amantes da pesca, não foi difícil despertar no então prefeito Ivo Scaff o entusiasmo pela ideia.  Assim no ano de 1980 nascia o Festival do Peixe em Cáceres, com apoio irrestrito do prefeito Ivo Scaff,  determinação dos pescadores de carteirinha Aderbal Michelis e Adelino Pirangueiro e apoio do comércio e amigos.
 
Participaram da primeiro Festival 72 pessoas na categoria pesca embarcada e 55 na categoria infantil. Naquele ano a prova de pesca durou 12 horas, não tendo área delimitada, tendo sido capturado 123 kg de pescado, que foram preparados e servidos no jantar de confraternização entre os participantes.
 
No 2º campeonato, em 1981, o evento começou a ganhar divulgação e receber visitantes de outros Estados, sendo capturado por Aderbal Michelis um jaú de 37 quilos.
 
A partir  de 1982 o evento passou a chamar-se Torneio Internacional de Pesca, por já contar com a participação de equipes do Exterior. Assim a cada ano o número de participantes foi crescendo.
 
Em 1984 e 1985, várias implementações surgiram, passando o torneio a fazer parte do CBPDS - Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, que estabeleceu as regras oficiais da Confederação Brasileira de Pesca.  Nesses dois anos as provas foram realizados com o tempo de 24 horas, atingindo grande número de participantes.
 
No ano de 1985, a CBPDS confere a esposa de Aderbal, Orfélia Michelis (in memorian) o título de Coordenadora Oficial do Torneio e representante da Confederação em Cáceres. Também neste ano, Aderbal recebe a homenagem de Patrono do Torneio.
 
O tornei já solidificado começou a ganhar patrocinadores, como o Banco Itaú. E o evento ganha novas inovações   sendo inscrita a primeira equipe composta somente por mulheres, e pioneiras por coincidência ou não, duas integrantes filhas de Aderbal, Rosane e Triana Michelis e a amiga Simone Valéria do Amaral, substituída um ano depois pela sobrinha de Aderbal Marimar.
 
O resultado dos esforços aliados a inovações implantadas ao longo dos anos de forma ininterrupta, buscando principalmente a organização e a seriedade, credenciaram o município a convite da CBPDS a sediar em 1992, o Campeonato Brasileiro de Pesca, onde a equipe formada por Rosane, Triana e Marimar Michelis consagraram-se campeãs, tornando-se o primeiro trio feminino a vencer um campeonato de pesca em água doce no Brasil. Nesse mesmo ano o torneio passa a fazer parte do Guinnes Book, Livro dos Recordes, com a participação de 190 embarcações, conduzindo equipes com três pescadores cada, nas categorias feminina e masculina.
 
O evento ganha repercussão dentro e fora do Brasil e mostra o potencial turísticos de uma das regiões do Pantanal Mato-grossense.
 
Em 1993, o torneio passa oficialmente a chamar Festival Internacional de Pesca, desvinculando-se da  Confederação Nacional de Pesca, o que possibilitou mudanças nas regras, entre elas a valorização do peixe nobre e não somente do quilo. A partir desse ano passa a ser sorteado o local da pesca, anunciado apenas na hora da largada dos barcos, como acontece até hoje.
 
A preservação da fauna ictiológica passa a ser mais observada. Cada peixe fisgado é pesado, não estando dentro das medidas é devolvido ao rio, e os capturados dentro da medida eram doados a entidades filantrópicas.
 
A partir de 1997, visando a preservação das espécies de peixes no Rio Paraguai, a comissão organizadora implantou o Pesque-Solte e todos os peixes capturados após pesados  e medidos passaram a ser devolvidos ao rio com vida. No ano de 1998, o Festival recebeu equipes da Bolívia, Estados Unidos, França, México e Itália, também nesse ano foi implantado o tagueamento, técnica de marcar os peixes capturados com o objetivo de identificar e pesquisar o peixe caso novamente capturado.
 
Em 2000 o FIPe inova com oficinas públicas de artesanato, dança de salão, cerâmica entre outras. Neste ano foram 2.912 pescadores, sendo 1502 crianças/adolescentes e 1410 adultos, somando 470 equipes. Em 2001 devido ao baixo nível do rio, foram limitadas o número de inscrições para 400 equipes e permitiu o uso de embarcações com motor até 130 HP. E a prova infantil e juvenil foi limitada a 1.200 participantes.
 
E assim vem caminhando ano a ano chegando em sua 40ª Edição, com campanha mais acirrada visando a conservação do Rio Paraguai e seus afluentes.
 
O Festival do Peixe idealizado a principio por Aderbal Michelis e Adelino Pirangueiro, ganhou corpo, tornou-se um grande evento, reconhecido internacionalmente. Desde a sua origem, a cada ano o Festival realizado pela Prefeitura de Cáceres, tornou-se um forte incremento do turismo na cidade conhecida como Princesinha do Paraguai.
 
O FIPe foi e continua sendo notícia em muitos jornais e revistas brasileiras e internacionais. O que nasceu pequeno, do sonho de um amante da pesca, é hoje o maior evento turístico de Mato Grosso.
 
Aderbal Michelis  era um homem que lutava pela melhoria de Cáceres, sobretudo no campo do lazer e informação. Ele partiu em meados de 1985 e até hoje seu nome é lembrado durante o Festival de Pesca.

Assessoria


  Deixe seu Comentário 
Mai 26

HOMEM 'NAMORA' COM CRIANÇA DE 11 ANOS É ACABA PRESO POR ESTUPRO EM MT

Por ripanosmalandros em 26/05/2023 as 07:45
Publicado em: Notícias

Um homem de 28 anos foi preso suspeito de manter relacionamento e estuprar uma criança, de 11 anos, em um distrito de Poxoréu. O homem deve responder por estupro de vulnerável.

De acordo com a Polícia Militar, as equipes foram acionadas pelo Conselho Tutelar, após receber informações de que um homem estaria em uma casa com a menina.

Ao chegar no local, a polícia e o Conselho Tutelar perguntaram para a vítima se ela mantinha relações sexuais com o suspeito. Segundo as equipes, a criança disse que era namorada dele, que mantinha relações e disse que estava com suspeita de gravidez.

A menina recebeu os primeiros atendimentos do Concelho Tutelar e foi encaminhada para uma rede de proteção.

O homem foi preso e encaminhado á delegacia.

Por Folhamax


  Deixe seu Comentário 
Mai 25

POLICIAL PENAL DEMITIDO POR FESTA COM "NOVINHAS" QUE TERMINOU EM FUGA RECORRE DE EXONERAÇÃO

Por ripanosmalandros em 25/05/2023 as 20:40
Publicado em: Notícias

O ex-policial penal de iniciais L.M.R.S. entrou com recurso junto à Casa Civil para tentar reverter sua demissão. Ele foi exonerado após realizar uma festa na Cadeia Pública de Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá), que terminou com ele e um colega dopados para que 28 presos fugissem. O recurso foi encaminhado pela Casa Civil à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em 23 de maio.

O ex-servidor e o colega de serviço Fabian Carlos Rodrigues Silva realizaram uma "festinha" dentro da unidade com duas jovens que eram parentes dos presos. Eles foram dopados com bebida "batizada" e deixados amarrados e sem roupa. Enquanto eles estavam desacordados 28 presos fugiram e ainda levaram armas e munições.

Eles chegaram a ser presos em flagrante, mas foram soltos após pagar fiança. Pelo crime, foram exonerados em dezembro de 2016, mas conseguiram na Justiça voltar aos cargos em 2019. No entanto, em 2022 a decisão foi revertida e eles voltaram a ser demitidos do Estado.

Quando conseguiram o cargo de volta, os servidores alegaram que não houve dolo na fuga, ou seja, que não houve intenção de facilitar a fuga, mas que eles foram enganados e dopados, sendo sua conduta culposa, ou seja, sem intenção.

Por J1Agora


  Deixe seu Comentário 
Mai 25

MINISTRO DA EDUCAÇÃO PROMETE PARCERIAS COM MATO GROSSO, MAS DESCARTA INVESTIR EM ESCOLAS MILITARES

Por ripanosmalandros em 25/05/2023 as 20:36
Publicado em: Notícias

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve nessa quinta-feira (25) em Cuiabá e se reuniu com o governador Mauro Mendes (União). Em conversa com jornalistas, o ministro prometeu parceria com o Estado para destravar obras paradas nos municípios, mas descartou que o governo federal faça qualquer investimento em escolas militares, que é uma das pautas em andamento em Mato Grosso.

“Essa não é uma estratégia do Ministério. As evidências mostraram que não é esse o ensino que tem trazido resultados para a educação no Brasil. Vou dar o exemplo do meu estado: das 100 melhores escolas do Brasil, 87 são do Ceará, e não são militares. É claro que os estados e municípios têm autonomia para tomar sua decisão, mas nós vamos apostar no modelo que tem dado certo. Não vamos ‘inventar a roda’”, afirmou.

Mato Grosso tem investido no modelo militar para as escolas. Em janeiro deste ano, 26 unidades já haviam sido inauguradas e audiências públicas em outras unidades estão sendo realizadas, para ouvir a população sobre a possibilidade de mudança no modelo de ensino.

No Ensino Médio, quatro escolas militares foram destaque entre as 10 escolas da rede estadual mais bem avaliadas pelo Ideb, em Mato Grosso, no ano de 2022, o que pode ser um indicativo do caminho certo.

No entanto, para o ministro, o apoio do governo federal está fora de questão nesse sentido. Ainda assim, ele destacou que estados e municípios têm autonomia para decidir.

“Não existe comprovação nenhuma de resultado em relação às escolas militares, até porque não deu nem tempo. São 200 e poucas escolas militares em relação a 138 mil escolas de ensino básico no Brasil. Então, os resultados de qualidade de educação mostraram que são com outras medidas, que estamos estimulando e vamos focar nisso. Mas, repito, caberá a cada estado e município tomar essa decisão, pois têm autonomia para isso”, concluiu.

Por RepórterMT


  Deixe seu Comentário 
Mai 25

PM APREENDE FACA ENCONTRADA EM MOCHILA DE ALUNA MENOR EM ESCOLA DE CÁCERES

Por ripanosmalandros em 25/05/2023 as 18:44
Publicado em: Notícias

Na tarde desta quinta feira, (25), por volta das 16Hs a Polícia Militar através da equipe da ronda escolar foi acionada via CIOSP para atender uma ocorrência na Escola Dom Máximo, onde lá, segundo a equipe pedagógica foi encontrada uma faca no interior da mochila de uma aluna menor de idade.

Apos a solicitação a equipe policial foi até a referida unidade de ensino e constatou a veracidade dos fatos, apreendendo a faca que posteriormente foi levada até a delegacia.

A aluna de 10 anos ficou sob a responsabilidade da unidade de ensino, que não soube dizer o motivo de ter levada a faca na mochila.

Diante da situação foi registrado o boletim de ocorrência. 


  Deixe seu Comentário 
Mai 25

PM PRENDE SUSPEITO COM PP EM ABERTO DESCANSANDO EM FRENTE RESIDÊNCIA NA CIDADE DE CURVELÂNDIA

Por ripanosmalandros em 25/05/2023 as 16:00
Publicado em: Notícias

Na noite de ontem, (24), quarta feira, por volta das 19:30Hs, a Polícia Militar foi acionada via 190 onde populares informaram que em frente a uma residência localizada no Bairro Jardim pro do Sol, na cidade de Curvelândia, havia um indivíduo usando bermuda preta e camiseta roxa em atitude suspeita.

Após a solicitação a rádio patrulha rapidamente foi ao local e encontrou um indivíduo com as mesmas características, que de pronto foi abordado, e durante a revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém, durante a checagem foi verificado que o mesmo possui um mandado de prisão preventiva em seu desfavor.

Diante da situação o indivíduo foi recolhido na viatura e encaminhado até a delegacia de polícia da cidade de Mirassol D'Oeste para as devidas providências.


  Deixe seu Comentário 
Mai 25

CACERENSE TEM CARRO MULTADO EM GOIÁS MAS DIZ QUE NEM CONHECE ESSE ESTADO E REGISTRA B.O. NO CISC

Por ripanosmalandros em 25/05/2023 as 15:00
Publicado em: Notícias

Na tarde de hoje, (25), quinta feira, por volta das 14:30Hs, o senhor de iniciais V.P. de 60 anos compareceu na delegacia de polícia relatando aos investigadores de plantão na 1DP que nesta data recebeu duas notificações de trânsito ambas na cidade de Palmeira de Goiás-GO, sendo uma por conduzir veículo sem CNH e outra pelo veículo estar com documentação atrasada, e que tais notificações constam que o fato teria acontecido na GO 408, KM 008, na zona rural daquele município.

O comunicante disse que achou estranho, pois, jamais esteve e nunca ouvir falar na cidade de Palmeiras de Goiás, e que seu veículo é uma camionete S10 Tornado, com detalhes idênticos a do veículo autuado em Goiás, que provavelmente seu veículo pode ter sido clonado.

Diante da situação ele procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.


  Deixe seu Comentário 
  • Página 1078 de 4986
  • « Anterior
  • 1076
  • 1077
  • 1078
  • 1079
  • 1080
  • Próxima »
  • PESQUISAR

    ALL SAT ANTENAS

    TAPEÇARIA STATUS

    RS AUTO CENTER

    CENTRAL SMART

    DITO BENDITO

    LODI

    GRÁFICA CENTRO OESTE

    JEET KUNE DO

    CASA DO CRIADOR

    AGÊNCIA CONSTELAÇÃO

    PESQUISA FIQUE DE OLHO

    AGENDA DA CIDADE

    ESTACIONAMENTO DO EUGENIO

    BETH NOIVAS

    ADRENALINA SERTANEJA

    LAVANDERIA CISNE

    Arco e Fecha

    CALENDARIO

    • BOCA NO TROMBONE
    • BANZÉ DA GATUNADA

    © 2013-2021 Ripa nos Malandros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RIPA NOS MALANDROS | Voltar ao Topo ↑

    Casos Policiais


    Copyright © 2021 Ripa nos Malandros