Na manhã desta sexta-feira, (01/08), por volta das 10Hs, a Polícia Militar através da Patrulha Rural durante diligências pela badalada Avenida das Camélias, no Bairro Vila Nova, realizou a abordagem de um indivíduo em uma motocicleta atitude suspeita, sendo este, de 54 anos, que o mesmo é um velho conhecido da polícia, inclusive, com várias passagens criminais, e, durante a revisa pessoal (baculejo), foi encontrado em sua cintura uma arma de fogo (garrucha), alimentada com uma munição calibre 22, além de uma porção de posta base de cocaína que se encontrava no bolso da bermuda e uma quantia em dinheiro.
A moto em que o suspeito estava se encontra com a documentação atrasada.
Diante da situação o suspeito e os materiais apreendidos, foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.
Na noite de ontem, (31/07), quinta-feira, por volta das 22Hs, o jovem de iniciais P.H.S. de 21 anos procurou a delegacia de polícia clamando do furto de sua moto Honda Titan de cor roxa, placa NJO XX71, acontecido há pouco tempo atrás em frente a igreja localizada no Bairro Jardim Nova Era.
O comunicante, revoltado sem quantia, relatou aos investigadores de plantão na 1DP que no começo da noite, por volta das 19Hs, chegou até o referido templo santo e deixou a moto estacionada em frente ao local, em seguida, entrou para participar do culto, porém, ao término da oração, quando resolveu ir embora levou um susto medonho, só encontrou o rastro da moto, pois é, algum malandro baixou por lá e carregou sua condução.
Diante desse atropelo medonho ele resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
Uma extensa programação cultural marcará as comemorações dos 200 anos da Independência da Bolívia em Cáceres, reafirmando os laços históricos entre os povos bolivianos e brasileiros. A agenda, que se estenderá de 3 a 9 de agosto, tem como destaque uma sessão de honra na Câmara de Cáceres na quinta-feira (7 de agosto), a partir das 9h.
A sessão de honra tem como objetivo celebrar o bicentenário da Bolívia, estreitando os laços de fraternidade e abrindo uma nova fase de cooperação cultural, social e econômica entre os dois países. A iniciativa busca integrar ainda mais as comunidades brasileiras e bolivianas, em especial na região de fronteira entre Cáceres e San Matias, cidades irmãs conectadas por laços culturais seculares.
Um dos pontos altos da programação ocorrerá no dia 6 de agosto, durante a abertura do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe). Na ocasião, às 8h, haverá oferenda de flores e hasteamento das bandeiras do Estado Plurinacional da Bolívia, com a declamação de poesia pelo Cônsul David Pérez Rapu, na entrada do Consulado da Bolívia em Cáceres. Logo após, às 9h, será realizado um desfile cívico, seguido de uma confraternização entre as autoridades brasileiras e bolivianas.
Para o presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação (MDB), a programação é de extrema importância para fortalecer os laços culturais, sociais e econômicos entre os povos brasileiro e boliviano, especialmente no contexto da fronteira, onde Cáceres e San Matias são cidades gêmeas reconhecidas pelo Governo Federal.
Confira a programação completa:
Domingo, 3 de agosto:
18h: Bicentenário com rosto de mulher: apresentação de murais sobre mulheres do bicentenário, "apthapi" (compartilhamento de comida e conhecimento), confraternização com mulheres da ARBOL-MT, assinatura de documento sobre a Dignidade do Migrante, apresentação do poema "Mães do Bicentenário, Nossas Heroínas de Cada Dia". Local: Escritório do Consulado da Bolívia em Cáceres.
Segunda-feira, 4 de agosto:
16h: Minha Bolívia vive eternamente livre na essência de seus meninos e meninas: evento sobre a importância das crianças no desenvolvimento da Bolívia, entrega de 40 certidões de nascimento gratuitas para crianças em situação de vulnerabilidade. Local: Consulado da Bolívia em Cáceres.
Terça-feira, 5 de agosto:
10h: Serenata à Nossa Pátria, a Bolívia, por 200 anos de liberdade: Coletiva de imprensa e recepção de autoridades bolivianas e membros da FA.I.CHI. - U.A.G.R.M. 20h: Desfile de Tochas (saída do Consulado). 2h: Festa popular para celebrar os 200 anos de liberdade (Consulado).
Quarta-feira, 6 de agosto:
8h: Atos protocolares: oferenda de flores e hasteamento das bandeiras (Consulado). 9h: Desfile cívico e confraternização (Consulado). 19h: ENTRADA FOLCLÓRICA do Bicentenário da Bolívia na FIPE, com a apresentação do Balé da FA.I.CHI - U.A.G.R.M 2024 e do Balé de San Matías.
Quinta-feira, 7 de agosto:
9h: Visita à UNEMAT 16h: Sessão de Honra na Câmara Municipal de Cáceres (apresentação da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) Tema: Cidades-Gêmeas de Cáceres, MT - San Matias / Assinatura do Convênio entre a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM) e a Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT).)
Sexta-feira, 8 de agosto:
9h: Reunião Interinstitucional de ONGs e Fundações para o Fortalecimento da Integração Bolívia-Brasil no Âmbito do Programa Líder de Fronteira. Local: Consulado da Bolívia em Cáceres, MT.
Sábado, 9 de agosto:
10h: Celebração Internacional dos Povos Indígenas (Consulado).
Um instrutor de jiu-jitsu, de 23 anos, foi preso acusado de estupro e ameaça contra uma aluna de 14 anos. A ocorrência foi registrada na cidade de Nova Ubiratã.
Conforme o registro da ocorrência, a mãe da adolescente procurou a delegacia da cidade após tomar conhecimento do caso. A menina teria lhe confidenciado que estava sofrendo abuso sexual pelo professor do projeto.
A vítima contou que o professor a tocava nas partes íntimas, sob o pretexto de ajuste nos posicionamentos corporais. Conforme o relato da menina, isso já vinha acontecendo há vários dias e ela estava com medo de algum tipo de retaliação por parte dele.
Conforme a mãe, outras três alunas teriam mencionado situações semelhantes e que havia conversas entre o abusador e as alunas em redes sociais.
Depois que o caso foi denunciado à direção do projeto social, o instrutor foi até o local de trabalho da mãe da vítima, na tentativa de intimidá-la para que a situação não fosse levada à polícia.
O instrutor disse que conhece uma pessoa que já foi presa e que poderia agredir a filha dela e deixá-la sem roupas na porta da escola onde ela estuda.
Diante da denúncia, foram feitas diligências, que resultaram na prisão do criminoso pela Polícia Militar. Em seguida, foi encaminhado para a delegacia, que apura o caso.
Após mais de 22 horas de julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Sorriso condenou três réus pelo envolvimento no assassinato de Elvis Alves Rosa, ocorrido em abril de 2023. A sessão, presidida pelo juiz Rafael Depra Panichella, teve início ás 8h da manhã de terça-feira (19) e foi concluída apenas na manhã de ontem, quarta-feira (30). Somadas, as penas dos três atingem 83 anos de prisão.
O promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino atuou na acusação e defendeu a tese de que o crime foi motivado por razão torpe e cometido com recurso que dificultou a defesa da vítima. Além do homicídio qualificado, os réus também foram denunciados por porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada (pistola calibre 9 milímetros).
Wesley Júnior da Silva foi condenado a 31 anos de prisão, Gabriel dos Santos Marques, a 28 anos e Talisson Venicius Dias de Oliveira pegou 24 anos de prisão.
Segundo a denúncia do MPMT, os três réus planejaram e executaram o homicídio como forma de vingança, acreditando que a vítima teria furtado uma quantidade de entorpecentes.
No dia do crime, os acusados tentaram invadir a casa da vítima, mas sem sucesso, perseguiram Elvis, o atropelaram enquanto ele trafegava de motocicleta com sua companheira e, em seguida, efetuaram diversos disparos de arma de fogo, impedindo qualquer chance de defesa.
Mais de 100 policiais estão à procura do bando que invadiu e roubou uma agência bancária nesta quinta-feira (31), em Brasnorte (a 587 km de Cuiabá). Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estão a caminho do município por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer).
Também estão empenhadas na ação equipes da Força Tática de Juína, Sinop e Alta Floresta, de Tangará da Serra, além de policiais Distrito de Brianorte e de Campo Novo do Parecis e Juara. As equipes estão recebendo apoio do Alto Comando da PMMT e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Conforme já noticiado pelo , por volta das 14h, quatro homens fortemente armados invadiram a agência e levaram uma grande quantidade de dinheiro em espécie. O valor ainda não foi divulgado.
Os bandidos utilizaram uma Hilux para fugir e levaram duas pessoas como reféns. Eles seguiram em direção à cidade de Juína e libertaram os reféns no percurso, sendo o primeiro liberado a cerca de 3 km de Brasnorte e o segundo a quase 10 km de Brasnorte.
Até o momento ninguém foi localizado e as ações da polícia continuam.
"Assim que tomamos conhecimento do roubo em Brasnorte, nossas equipes da região fizeram o cerco e frustraram a tentativa de fuga desses criminosos. Aqui de Cuiabá, determinamos empenho de todas as forças de segurança e enviamos reforços para o local da ocorrência, inclusive com o apoio do jato do Ciopaer, para o atendimento mais rápido possível e a captura dos responsáveis pelo ataque em Brasnorte", ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri.
Um menino de 11 anos atacou a mãe, uma mulher de 37 anos, com uma faca no bairro Jardim Planalto, em Confresa. Ela sofreu algumas escoriações no braço e foi levada para o Hospital Municipal.
De acordo com o site Olhar Alerta, a mãe disse que situação aconteceu forma repentina. O garoto a atacou e tentou golpeá-la.
Ela disse conseguiu tirar a faca dele, mas acabou sofrendo ferimentos no braço. A suspeita é o menino estava em surto e por este motivo atacou a mãe.
O caso foi registrado na Polícia Civil. O Conselho Tutelar foi acionado para tomar as medidas cabíveis.