-| RIPA NOS MALANDROS |-

FOFANDO O PELO DA BUGRADA
  • BOCA NO TROMBONE
  • BANZÉ DA GATUNADA
Cáceres, 2 de julho de 2026

ALMT COMPROMISSO

SEEG FIBRAS

T-ZEUS30

RANZULI

Tutu's

MY Broker

BIKE & CIA

COMETA MOTOCENTER

MOREIRA TÉCNICO EM INFORMÁTICA

SOS CAÇAMBAS

AGROSEG

PEDRO CORREIA PRODUÇÕES

ÍCONE MARKETING DIGITAL

RÁDIO AMÉRICA PONTES E LACERDA

SONORA WEB

Mai 15

BANDIDOS FINGEM PESQUISA DA COVID PARA CLONAR WHATSAPP EM MT

Por ripanosmalandros em 15/05/2021 as 08:00
Publicado em: Notícias

Criminosos de várias regiões do Brasil se transformaram em mais um ‘efeito colateral’ deste período de pandemia do novo coronavírus. Como se não bastassem hospitais cheios e mais de 430 mil mortes no país em decorrência da covid-19, até o momento, os ‘bandidos virtuais’ estão utilizando deste momento tão difícil para aplicar o ‘golpe da pesquisa da covid’, que já está fazendo dezenas de vítimas em Mato Grosso.

O ator André D’Lucca, famoso por dar vida à querida Almerinda, e o deputado Estadual Lúdio Cabral (PT), são apenas dois exemplos de personalidades mato-grossenses que foram alvos desses criminosos.

O crime funciona da seguinte forma: O cidadão recebe uma ligação, geralmente do DDD 11, referente ao estado de São Paulo e ao atender o ‘criminoso’ se apresenta como um ‘pesquisador do Ministério da Saúde’ e pede para a vítima responder algumas perguntas.

Momento em que usam para envolver com perguntas sobre a pandemia do tipo: “Você já teve covid?”, “Já perdeu alguém da família?”, “Conviveu com alguém próximo que teve a doença?”, “A pandemia impactou no seu trabalho?”. Geralmente de três a quatro perguntas, porém, segundo alguns relatos, o falso pesquisador se mostra envolvido com a dor daquela vítima em detrimento do que possa ter sofrido neste período. Tudo apenas para envolver e ganhar confiança.

No final da ‘entrevista’ a vítima recebe um código de seis dígitos no celular, momento do ‘xeque-mate’, quando o criminoso avisa para o entrevistado que informe o código para concluir e registrar a pesquisa.

No momento em que o código é informado ao bandido o WhatsApp da vítima é clonado. A partir daí a quadrilha passa a ater acesso às conversas do aplicativo, assim como vídeos, fotos, documentos e todo tipo de arquivo trocado pelo aplicativo.

Vale ressaltar que o Ministério da saúde não está realizando nenhum tipo de pesquisa em relação à pandemia da covid-19 neste momento. Ainda que estivesse, pesquisadores não pedem nenhum código de confirmação aos entrevistados.

Com tantas informações sobre a vítima vários crimes podem ser consumados. Desde chantagens, por acesso a alguma informação pessoal, até pedir dinheiro aos contatos se passando pelo dono daquele número, o que tem acontecido com mais frequência.

D’Lucca relatou toda a tentativa do golpe em sua página do Facebook na última terça-feira (11), onde deu um panorama de como os bandidos agem. Porém, o ator no último momento, talvez por uma intuição mais aguçada, não entregou ao criminoso o código recebido no aparelho celular.

O ator ainda publicou o número “(11) 99803-8524”, utilizado pelos criminosos para tentar o enganar. Ele ainda falou ao RepórterMT que este mesmo número tentou aplicar um outro golpe a tempos atrás, quando foi enviado um link com vírus também para fazer a clonagem do aparelho.

D’Lucca Ressaltou ainda que após denunciar o golpe da pesquisa da covid nas redes sociais recebeu muitas mensagens de amigos e seguidores contando terem sido vítimas e relatos de como aconteceu.

O deputado Lúdio foi vítima ainda no mês de abril, quando após responder a pesquisa entregou o código para o criminoso. O parlamentar utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa (AL) no dia 14 de abril para relatar o golpe e fazer o alerta.

O delegado Ruy Guilherme Peral da Silva, responsável pela Delegacia Especializada na Repressão de crimes Informáticos (DRCI), contou ao RepórterMT que investiga várias denúncias desse crime, tanto consumados, quando a vítima caiu no golpe e teve o aplicativo clonado, quanto na forma tentada, quando o cidadão atendeu a ligação da pesquisa, porém, percebeu o golpe e não repassou o código.

“Alerta-se à população para que jamais informe a terceiros quaisquer tipos de código recebido no celular. Importante ainda ativar o modo de segurança “verificação em duas etapas” do WhatsApp, pois nesse caso, mesmo que o criminoso tenha acesso ao código de seis dígitos que ele solicita no golpe, ainda vai precisar de um segundo código para ter acesso ao aplicativo”, explicou o delegado.

Modo de segurança verificação em duas etapas

A confirmação em duas etapas é um recurso que o aplicativo oferece para deixar sua conta do WhatsApp mais segura.

Após ativar a confirmação em duas etapas o usuário poderá adicionar seu endereço de e-mail, o que permite que o WhatsApp envie um link para que você possa redefinir seu PIN e, consequentemente, manter sua conta segura.

Para ajudar você a lembrar do seu PIN, o WhatsApp solicitará que você insira seu PIN periodicamente.

Importante explicar que o PIN é um código diferente da senha de seis dígitos de confirmação, àquela que os criminosos pedem no golpe para ter acesso ao aplicativo, que o usuário recebe por mensagem no aparelho celular.

Fui vítima, como recuperar o WhatsApp?

Se perdeu o acesso ao seu WhatsApp, abra o aplicativo novamente, preencha com seu número de telefone e aguarde novo código de confirmação. Em seguida, siga os passos de cadastro solicitado pelo próprio aplicativo.

Porém, se por algum motivo a reativação não der certo, comunique imediatamente ao suporte do WhatsApp que sofreu um golpe. Isso pode ser feito por meio de e-mail ao endereço: support@whatsapp.com.

No campo de assunto preencha com Perdido/Roubado. Na descrição da mensagem solicite a desativação da conta e inclua o número completo no formato internacional, começando com +55 DDD e o número do celular.

A conta será desativada dentro de alguns dias e a vítima terá um mês para reativar novamente.

RepórterMT


  Deixe seu Comentário 
Mai 15

FORMAÇÃO GRATUITA: IFMT OFERECE EM CÁCERES NOVO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Por ripanosmalandros em 15/05/2021 as 07:30
Publicado em: Notícias

Único da Região Oeste de Mato Grosso na modalidade presencial, o curso está com inscrições abertas para seletivo de ingresso, por meio de notas do ENEM

Como oportunidade de ingresso no ensino superior público e gratuito, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo oferece a partir do segundo semestre deste ano o curso de Licenciatura em Química. Único da Região Oeste de Mato Grosso na modalidade presencial, o curso atenderá demandas de todo o estado por formação de profissionais na área.

O processo de seleção para ingresso no curso, por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, foi aberto nesta sexta-feira (14.06), com inscrições gratuitas, exclusivamente pela internet, até o dia 14.06 com link no site do campus www.cas.ifmt.edu.br e no portal http://selecao.ifmt.edu.br

Para o diretor-geral do IFMT Cáceres, Anderson Wesley Alves Bezerra, a abertura do curso marca um momento histórico do campus com a oferta de licenciatura, após atuação em mais de 40 anos com cursos técnicos em nível integrados e subsequentes ao ensino médio e com cursos superiores de bacharelado e tecnologia.

“Este é um momento desafiador para a nossa instituição que sempre foi focada em atender as necessidades educacionais de nossa região e estado. Ofertamos várias modalidades, sempre primando pela qualidade da educação. Agora com a licenciatura em Química atenderemos uma área de muita carência por formação profissional”, destaca o diretor.

De acordo com a coordenadora, professora Isabel Matos Fraga, o curso será ofertado de forma presencial no campus no período noturno para ampliar as possibilidades de acesso aos estudantes, inclusive para quem já trabalha e para profissionais com outras graduações que atuam em química e esperam por esta oportunidade de formação específica.

“Devido à situação extraordinária de pandemia, as atividades terão início em regime de ensino remoto no semestre 2021/2, mas o perfil de nosso curso é presencial com toda a nossa estrutura de ensino, laboratórios e praticas”, explica a coordenadora.

Com quadro de docentes e técnicos qualificados no âmbito de mestrado e doutorado, laboratórios estruturados e uma política de assistência e apoio didático-pedagógico para a permanência e sucesso de estudantes, o IFMT oferecerá, além do curso totalmente gratuito, bolsas de iniciação científica, de incentivo à docência e de apoio à extensão.

Voltado para quem já concluiu o ensino médio, o curso de licenciatura em Química tem periodicidade anual com duração de quatro (04) anos, e período mínimo para formação em oito (08) semestres. O curso foi aprovado e obteve autorização de funcionamento pelas instâncias superiores do IFMT, instituição ligada ao Ministério da Educação, MEC, em resoluções do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, Consepe, e do Conselho Superior,Consup.

Seleção

A pessoa interessada em participar do processo seletivo 2021/02 deve preencher o formulário de inscrição disponível no site identificando o número de inscrição do ENEM para o qual deseja que seja considerada a sua nota (pode escolher a maior nota de qualquer edição do ENEM entre os anos de 2010 e 2020).

Ao todo são ofertadas 40 vagas. Como política afirmativa, estão asseguradas no seletivo as vagas reservadas por cota. A instituição reserva 60 % das vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública.

Assessoria


  Deixe seu Comentário 
Mai 15

PRF EM DIAMANTINO PRENDE HOMEM TRANSPORTANDO MAIS 30 KG DE COCAÍNA

Por ripanosmalandros em 15/05/2021 as 07:30
Publicado em: Notícias

No último sábado (08), por volta das 16 h, a equipe da PRF recebeu uma informação que um veículo, Fiat/Strada, transportara droga em seu interior e estava trafegando pela BR 364. De pronto, a equipe se deslocou para a ronda em busca do veículo no trecho, o qual foi abordado no KM 636, no município de Diamantino/MT.

Durante a abordagem, o condutor foi identificado com um homem de 44 anos. Neste momento, os policiais se deslocaram até ao posto da PRF, junto com o veículo e seu condutor, para melhores averiguações, onde, após busca veicular, foram encontrados 30 tabletes (mais de 30 Kg) de pasta base. A droga estava escondida em compartimentos ocultos do veículo.

O homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Diamantino/MT, na qualificação de autor de tráfico de drogas.

A apreensão gerou um prejuízo de mais de 3 milhões de reais para as organizações criminosas.

PRF Excelência em Segurança Pública


  Deixe seu Comentário 
Mai 14

EM MIRASSOL, DUPLA ROUBA CASA , MANTÉM FAMÍLIA REFÉM SE ALIMENTAVAM, FRITAM OVOS E FAZEM BRIGADEIRO

Por ripanosmalandros em 14/05/2021 as 17:26
Publicado em: Notícias

Um jovem procurado pela Justiça foi preso na manhã desta quinta-feira (13.05), pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

O suspeito de 20 anos teve a ordem judicial de prisão decretada pelo juízo da Comarca de Mirassol D'Oeste (300 km a oeste de Cuiabá), após ser identificado como um dos autores do roubo ocorrido na noite do dia 26 de setembro do ano passado, em uma residência no bairro Jardim São Paulo.

Conforme apuração da Polícia Civil, a família foi rendida por dois criminosos armados. Ambos permaneceram durante toda a noite na casa da vítima, onde fizeram uso de entorpecentes e reviraram todos os pertences da casa.

Os dois criminosos foram até a cozinha e fizeram comida (fritaram ovo, esquentaram arroz, fizeram brigadeiro) e ainda comeram outros alimentos como bolacha e fruta. Durante o roubo, eles pegavam comida da geladeira e o que não queriam, jogavam no chão.

Na fuga, os suspeitos usaram o veículo Onix da vítima para transportar objetos e produtos do roubo, como um aparelho de TV, caixa de som, celulares, relógios, roupas, calçados, entre outros itens. Enquanto um dos deles saiu com o veículo da família e os produtos roubados, o outro permaneceu na casa vigiando as vítimas até o dia amanhecer, quando o comparsa retornou para buscá-lo.

O carro roubado foi localizado abandonado nas proximidades de um assentamento na região. De posse do mandado de prisão, os policiais civis da Derf de Várzea Grande efetuaram a prisão do procurado no bairro Hélio Ponce, em Várzea Grande.

Em seguida ele foi conduzido para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição da Justiça em uma unidade prisional do município.

Por Clarice Helena Navarro, Diário de Cáceres


  Deixe seu Comentário 
Mai 14

MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO COM CARRETA NA BR 174

Por ripanosmalandros em 14/05/2021 as 15:00
Publicado em: Notícias

Um motociclista identificado como Pedro Eugênio Martins, de 69 anos, morreu na noite desta quinta-feira (13) em um acidente de trânsito na BR- 174, km 335 nas proximidades do Posto Sapé, 40 km de Pontes e Lacerda.

Segundo informações da PRF, uma carreta parou devido um problema mecânico e o motociclista não conseguiu frear a tempo colidindo na traseira do veículo.

A vítima não resistiu e morreu no local. a PRF foi acionada, isolou a área e registrou o boletim de ocorrência.

TV Centro Oeste


  Deixe seu Comentário 
Mai 14

PERÍCIA IDENTIFICA CORPO DE JOVEM ENCONTRADO COM MÃOS E PÉS AMARRADOS

Por ripanosmalandros em 14/05/2021 as 14:00
Publicado em: Notícias

O corpo que foi encontrado em avançado estado de decomposição na manhã de quinta-feira (13), na Comunidade do Formigueiro, próximo à Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, foi identificado pela Polícia Civil como sendo de Enderson Júlio da Silva Leite, 23.

Enderson estava desaparecido desde o dia 6 de maio. Sua mãe registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, afirmando que o jovem estava prestando serviços em uma rua próxima da sua residência, quando foi abordado por três homens que o levaram.

Na quinta, o corpo foi encontrado com as mãos e pés amarrados e enterrando na mata, em uma coava rasa, às margens de uma estrada da região.

Ainda não há informações exatas sobre quem praticou o crime e/ou suas motivações. A hipótese investigada é de que ele foi executado pelo Comando Vermelho.

O corpo de Enderson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) que realizou o exame de necropsia. Em breve, o resultado do exame deve ser divulgado, mostrando as causas da morte do jovem.

O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

RepórterMT


  Deixe seu Comentário 
Mai 14

BOMBEIROS MINISTRAM INSTRUÇÕES DE CAPACITAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO FLORESTAL PARA MILITARES DO EXÉRCITO EM CÁCERES

Por ripanosmalandros em 14/05/2021 as 13:15
Publicado em: Notícias

Seguindo o cronograma do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais - POTIF 2021, foi realizado o cumprimento da ordem de serviço N° 105/2a CIBM/2021, em que os bombeiros militares da 2a CIBM ministraram instruções teóricas e prática para formação de brigada de combate a incêndios florestais para os militares do Exército Brasileiro lotados no C Fron Jauru /66° BI Mtz em Cáceres-MT, tendo um quantitativo de 238 militares capacitados.

Durante o período de 03 a 13 de maio esses militares receberam instruções teórica e prática abordando temas como Atendimento Pré Hospitalar, Organização de Pessoal, confecção de tipos de aceiros, comportamento e combate a incêndios florestais, momento que puderam vivenciar a prática da utilização dos materiais e equipamentos de proteção individual e de combate aos incêndios florestais.

O Cel Vieira, comandante do C Fron Jauru agradeceu e ressaltou da importância dessa cooperação técnica entre o Exercito Brasileiro e o CBMMT, pois com essa ação os militares que receberam a capacitação estarão aptos a atuarem como primeira resposta aos incêndios florestais nas áreas patrimoniais do exército, bem como poderão atuar em conjunto com bombeiros militares do CBMMT em operações de combate a incêndios florestais, como ocorreu no decorrer do ano passado.


  Deixe seu Comentário 
  • Página 2352 de 5259
  • « Anterior
  • 2350
  • 2351
  • 2352
  • 2353
  • 2354
  • Próxima »
  • PESQUISAR

    ALL SAT ANTENAS

    TAPEÇARIA STATUS

    RS AUTO CENTER

    CENTRAL SMART

    DITO BENDITO

    LODI

    GRÁFICA CENTRO OESTE

    JEET KUNE DO

    CASA DO CRIADOR

    AGÊNCIA CONSTELAÇÃO

    PESQUISA FIQUE DE OLHO

    AGENDA DA CIDADE

    ESTACIONAMENTO DO EUGENIO

    BETH NOIVAS

    ADRENALINA SERTANEJA

    LAVANDERIA CISNE

    Arco e Fecha

    CALENDARIO

    • BOCA NO TROMBONE
    • BANZÉ DA GATUNADA

    © 2013-2021 Ripa nos Malandros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RIPA NOS MALANDROS | Voltar ao Topo ↑

    Casos Policiais


    Copyright © 2021 Ripa nos Malandros