Uma menina de 5 anos de idade foi estuprada por dois homens, sendo pai e filho, um de 40 e outro de 17 anos, na última sexta-feira (24), em uma quitinete no bairro São Roque, em Cuiabá.
Duas mulheres foram cúmplices do crime, a esposa e mãe dos estupradores e a babá da criança. Os quatro criminosos são venezuelanos.
Conforme informações do boletim de ocorrências, a mãe da criança a deixou sob os cuidados das duas mulheres, na sexta-feira, na casa de uma delas. Quando voltou para buscá-la, às 21h15 do sábado (25), encontrou a filha sendo agredida com tapas pela babá.
Ao pegar a criança, a menina contou para a mãe que no dia anterior também havia apanhado da mulher e relatou os abusos cometidos pelos dois homens.
A mãe denunciou o crime e os quatro envolvidos foram presos e encaminhados ao Plantão de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
A vítima foi direcionada para atendimento especializado.
As investigações seguem sob sigilo, com o objetivo de apurar as circunstâncias do ocorrido.
Treze turistas e dois guias foram notificados pela fiscalização ambiental após entrarem na Gruta da Lagoa Azul ilegalmente, em Nobres.
A gruta está interditada desde 2002 devido à degradação da área.
O caso ocorreu na última quinta-feira (23), mas ganhou repercussão neste final de semana, depois que imagens dos turistas começaram a ser compartilhadas nas redes sociais.
De acordo com a gerência regional do Parque Estadual Lagoa Azul, o grupo de visitantes foi encontrado enquanto os agentes da unidade realizavam uma fiscalização de rotina na gruta. Aos agentes, os turistas alegaram estar realizando turismo sob a orientação de guias locais.
Devido à situação, os turistas e guias foram notificados. Além disso, um boletim de ocorrência foi registrado relatando a visitação ilegal. A gerência do parque informou que a ação reflete o “aumento da fiscalização na região, que tem como objetivo coibir a frequente visitação irregular à Lagoa Azul”.
As autoridades responsáveis pela notificação pediram aos moradores e turistas que respeitem as restrições de acesso e aguardem a conclusão das obras.
Em março de 2024, o g1 mostrou que diversas denúncias foram registradas contras guias clandestinos por promoverem passeios irreulares na gruta, sem informar os turistas sobre a proibição. Na época, valor da visita chegava a custar R$ 250 por pessoa. Em 2023, o jogador Deyverson, e a esposa dele, também visitaram a gruta. À época, o jogador compartilhou fotos do passeio romântico nas redes sociais.
Denúncias
Conforme relatos de pessoas que visitaram o local, não há placas informando sobre a interdição. A presidente do Conselho de Turismo de Nobres, Marcy dos Reis, disse que a instituição cobra do estado que conceda a administração da área à iniciativa privada ou ao Poder Público Municipal para evitar maiores danos, já que, segundo ela, os guias clandestinos arrancam as placas que informam sobre a restrição.
De acordo com o Ministério Público, o acompanhamento das denúncias é complicado devido à extensão territorial da região e das estratégias usadas pelas pessoas para burlar a lei.
A área foi fechada por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Desde então, o processo passou a ser de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
A lagoa
A Lagoa Azul encontra-se interditada temporariamente enquanto o município de Nobres, em parceria com o Estado de Mato Grosso, realiza as obras previstas no plano de manejo da área. A iniciativa visa reabrir o local de forma segura e sustentável, preservando o meio ambiente e evitando danos futuros.
Reconhecida como um dos principais atrativos naturais da região, a Lagoa Azul encanta pela beleza singular e águas cristalinas. No entanto, a falta de controle na visitação ameaça a conservação do local. Para prevenir novos problemas, a fiscalização foi intensificada, com agentes monitorando diariamente as áreas mais vulneráveis.
A gruta é formada por rochas e uma lagoa de água cristalina. Segundo pesquisadores, a lagoa surgiu quando o lençol subterrâneo de água aflorou no local. A cor azul predominante na água envolve uma série de elementos, entre eles carbonato de cálcio e magnésio.
Na noite da última sexta feira, (24), por volta das 23:30Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma ocorrência de roubo em um sítio localizado próximo ao cemitério park dos ipês, no Bairro Olhos D'Água.
Após a solicitação e em posse do endereço a rádio patrulha foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, encontrando a vítima, sendo um idoso de 71 anos, com uma lesão na cabeça e muito sangramento.
O corpo de bombeiros foi acionado, prestou os primeiros atendimentos ao idoso que posteriormente encaminhado ao hospital regional onde permaneceu recebendo cuidados médicos.
A vítima relatou aos policiais que no momento do acontecido estava em sua residência quando de repente três indivíduos invadiram o imóvel e anunciaram o assalto, que os suspeitos estavam muito agressivos, inclusive, um deles armado com um martelo desferiu algumas marteladas em sua cabeça, vindo a causar a lesão, da residência os ladrões roubaram um botijão de gás, um aparelho celular e ainda foi obrigado a realizar uma transferência via pix para a conta de um dos suspeitos, que, após o roubo fugiram tomando rumo ignorado, então, ele procurou ajuda no sítio vizinho que acionou a polícia.
Em posse das características dos vagabundos a rádio patrulha com apoio da força tática, realizaram várias rondas nas imediações com objetivo de localizá-los, porém, sem êxito.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Uma criminosa, de 23 anos, foi presa ontem, sábado (25), em Tangará da Serra após forjar um sequestro para arrancar dinheiro da própria mãe. Com a ajuda do namorado, de 18 anos, que também foi preso, ela enviou fotos dela amarrada e áudios de ameaça para a mulher que mora em São Paulo.
Segundo informações da Polícia Civil, o pai registrou a ocorrência informando o sequestro da filha. Com isso, uma equipe de policiais deu início às investigações para esclarecer os fatos e encontrar a suposta vítima, que estaria sendo mantida em cárcere privado.
Os investigadores chegaram a um endereço e localizaram o namorado dela, de 18 anos, que já tem ficha criminal extensa e havia saído recentemente do Sistema Socioeducativo. Ele estava na companhia de uma terceira pessoa, menor de idade, e ambos disseram aos policiais que estavam indo para a casa da jovem de 23 anos.
A polícia acompanhou os dois e, chegando lá, encontrou a mulher, que acabou confessando que, com a ajuda do namorado e do outro adolescente, forjou o cárcere privado e encaminhou as fotos e os áudios para extorquir a mãe.
Os três foram encaminhados para a delegacia e os dois maiores de idade foram autuados e presos em flagrante pelo crime de extorsão.
A Polícia Militar (PM) registrou uma tentativa de furto, na madrugada da última segunda-feira (20), na avenida Jonas Pinheiro, bairro Jardim das Azaleias, em Sinop-MT. O suspeito tentou furtar um carro Corsa Classic, mas abandonou o veículo deixando uma Bíblia, que estava no banco do passageiro, em cima do volante, mostrando o Salmo 91,7 que diz: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido”.
Conforme informações, o criminoso invadiu o veículo que estava estacionado em frente à residência do proprietário. Ele quebrou o vidro do lado do motorista e realizou uma ligação direta para dar partida no automóvel.
Ainda segundo a vítima, o suspeito chegou a dar uma volta na quadra, mas devido ao sistema de travamento, o veículo não andava mais de 5 km/h.
“Ele voltou e deixou o carro bem aqui onde está, na frente de casa mesmo. Nós somos evangélicos, então ele abriu a Bíblia no Salmo 91 e deixou em cima do volante aqui, né? Isso aqui foi o que me chamou a atenção, dessa forma, eu creio que Deus tomou por ele, né?”, disse o proprietário.
Um vizinho notou a movimentação e avisou o proprietário. A PM foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi registrado.
Ontem, (25), sábado, por volta do meio dia a equipe plantonista na 1DP foi acionada pelo corpo de bombeiros relatando sobre um óbito em uma residência localizada no Bairro Maracananzinho.
Após a solicitação a equipe foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, encontrando a vítima já em óbito, sentado em uma cadeira e que, aparentemente o óbito se deu na data anterior, onde provavelmente a vítima posteriormente identificada como Nael Peixoto de Carvalho, de 62 anos, passou mal quando estava no quarto, então, saiu para a área e sentou na cadeira, isso tudo, em virtude que no quarto, próximo a cama havia marcas de sangue/vômito.
Segundo a polícia, não havia marcas de violência no corpo da vítima, bem como, não foi subtraído nada do local, o que leva a crer que a causa da morte foi natural, porém, isso será confirmada apenas pela perícia.
Um irmão da vítima que estava no local, relatou aos policiais que sempre pela manhã uma pessoa vai até a residência para beber pinga com seu irmão, e que, o seu irmão não tinha inimigos e não havia recebido nenhuma ameaça.
Diante da situação foi registrado o boletim de ocorrência.
No começo da noite de ontem, (25), sábado, por volta das 18:30Hs, a Polícia Militar recebeu uma informação de um cidadão que não quis se identificar, relatando que teria avistado um homem sendo amarrado pelos braços com fios de energia, por outro indivíduo, fato este, na Rua Padro Alexandrino de Lacerda, nas proximidades do residencial Dom Máximo, e que, seguiram sentido ao Bairro Vila Irene.
Após a informação as equipes imediatamente realizaram rondas nas imediações com objetivo de localizar o cidadão, que, aparentemente havia sido sequestrado, sendo quem alguns minutos depois uma das equipes conseguiu localizar a possível vítima de sequestro, sendo o cidadão de iniciais M.B.P. de 47 anos, que se encontrava com dificuldades para caminhar devido às agressões sofridas.
Perguntado sobre o acontecido, o mesmo passou a relatar que um indivíduo magro e de bigode lhe abordou na Rua Pedro Alexandrino de Lacerda, em seguida, lhe amarrou com fios de energia e começou a agredi-lo com socos e pontapés, logo após, foi levado para uma residência e lá, o suspeito em companhia de mais dois indivíduos foi torturado e agredido, onde foi acusado de ser informante de uma facção criminosa.
Após o relato da vítima e equipe se deslocou até a residência onde a vítima foi torturada e lá, um dos suspeitos foi encontrado, sendo este de iniciais W.O. de 34 anos, que de pronto confessou a prática do crime, porém, não disse quem eram seus comparsas.
Diante da situação o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.