Policiais apreenderam, na manhã desta quarta-feira (15), quase meia tonelada de droga, durante uma fiscalização na Serra da Petrovina, em Pedra Preta.
Conforme as informações preliminares, já que a ocorrência está em andamento, o flagrante aconteceu durante uma fiscalização na BR-364 e contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Federal.
Caminhão foi parado e, durante a vistoria, as equipes encontraram dezenas de tabletes de drogas no teto do veículo. Toda a droga foi apreendida e está sendo encaminhada para a sede da PF, em Rondonópolis.
Um homem identificado como Clayson Pinto de Mesquita, foi assassinado a tiros na noite de ontem, terça-feira (14), enquanto caminhava pelas ruas da cidade de Sorriso.
Ninguém ainda foi preso pelo crime.
Era por volta das 19h, quando a Polícia Militar foi acionada sobre o homicídio.
Conforme relatos de testemunhas, a vítima caminhava pela Rua Santa Clara quando o criminoso - ainda não identificado - chegou em uma motocicleta.
Em seguida, ele desce do veículo e vai em direção a Clayson e realiza os disparos. Após o crime, ele foge em alta velocidade.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Em análise preliminar, foi constatado a marca de três disparos no corpo da vítima.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde passará por exames de necropsia.
Informações locais dão conta que Clayson tinha deixado a prisão recentemente.
O caso está sendo apurado pela Polícia Civil da cidade.
No começo da tarde desta terça feira, (14), por volta das 13:20Hs, a Polícia Militar recebeu uma informação que dois indivíduos teria adentrado em uma lanchonete localizada próximo a UPA e que, um deles possivelmente estaria armado.
Após a solicitação a rádio patrulha com apoio de outras viaturas seguiu até o local indicado, porém, ao se aproximar as equipes perceberam que os suspeitos saíram do interior da lanchonete seguiram em direção a um veículo, onde de pronto foi realizado a abordagem, sendo que, na cintura do suspeito de 23 anos foi localizada uma arma de fogo, sendo uma pistola de marca Taurus, calibre 380, já o outro abordado, de 21 anos, confessou que no interior do veículo havia entorpecentes, onde foi encontrado pela equipe, próximo ao câmbio, uma sacola contendo 51 trouxinhas de substância análoga a pasta base de cocaína.
Os suspeitos teriam relato aos policiais que a arma encontra era apenas para se defender da facção rival e que, na residência onde estavam, localizada no Bairro Jardim do Trevo, havia mais entorpecentes para ser embalados e comercializados.
Após o relato dos suspeitos as equipes seguiram até a referida residência e lá, foi localizado mais um suspeito, sendo este, de 20 anos, que, durante as buscas foi encontrado dentro do guarda-roupas uma sacola plástica com entorpecentes, pinos vazios e celulares.
Diante da situação os suspeitos receberam voz de prisão e juntamente com a arma e os materiais apreendidos foram conduzidos á delegacia para as devidas providências.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
Um homem de 26 anos, identificado como Laercio Aquino Pereira da Silva, foi encontrado morto na noite de ontem, segunda-feira (13), em uma estrada sem asfalto, na cidade de Nova Mutum.
Ao lado dele foi encontrado um bilhete deixado pelos criminosos.
O crime foi registrado por volta das 21h40, nas proximidades da BR-163. O corpo foi encontrado por um caminhoneiro que passava pela estrada.
Em análise preliminar da Perícia Oficial e Identificação Técnica foi constatado que a vítima apresentava quatro perfurações pelo corpo, sendo três na região da cabeça e um nas costas.
Ao lado do cadáver os peritos ainda encontraram um bilhete onde estava escrito; "Eu sou um moleque". Além disso, na calça da vítima estava escrita a sigla da facção Comando Vermelho (CV).
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da cidade.
Na manhã desta terça feira, (14), por volta das 10Hs, o cidadão de iniciais O.J.S. de 60 anos procurou a delegacia de polícia queixando de um furto acontecido em sua marcenaria, localizada no Bairro Santa Isabel.
O comunicante, revoltado sem quantia e até sem acreditar no que aconteceu relatou aos investigadores plantonistas na 1DP que no sereno da madrugada algum malandro atacou a sua marcenaria e de lá bardêou; mesas, cadeiras, extensão, alicates e quase toda a fiação elétrica do prédio e que, ao todo, o vagabundo deixou um prejuízo de aproximadamente R$ 3.000,00 (três mil reais).
O cidadão contou ainda que só percebeu a vagabundagem quando chegou para trabalhar e encontrou a marcenaria toda revirada.
Diante dessa patifaria ele resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Um homem furtou 11 latas de cerveja do supermercado Zanella em Boa Esperança do Norte e enfiou as bebidas alcoólicas dentro da calça. O furto foi praticado no início da noite de ontem, segunda-feira (13).
O ladrão foi preso logo em seguida.
Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar, uma funcionária do caixa percebeu 'um volume anormal nas vestes do suspeito', pensou que ele poderia estar escondendo mercadorias do supermercado. A mulher alertou o proprietário do mercado sobre a situação. O suspeito saiu do estabelecimento e foi seguido pelo dono.
O homem o abordou a aproximadamente dois quarteirões do estabelecimento. Durante a abordagem, ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e começou a retirar as latas de cerveja que havia escondido em suas calças, totalizando 10 unidades.
Um sargento da Polícia Militar que estava no supermercado realizando compras prendeu o ladrão. Durante a busca pessoal realizada pelo sargento, foi encontrada mais uma lata de cerveja escondida na cueca do criminoso.
Visando dar o máximo de transparência e probidade aos atos e processos do Legislativo, o presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, determinou a instalação de câmeras de monitoramento e segurança para gravação de áudio e vídeo no Gabinete e na antessala da Presidência do órgão.
A determinação se dá pela portaria 021/2025, publicada na edição desta terça-feira (14/01) do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso.
Conforme a presidência, para além da questão da segurança, a medida reforça a política de transparência da casa legislativa que nos últimos anos tem ganhado notoriedade no Estado por esse trabalho.
Os exemplos mais recentes dessa política foram as conquistas dos selos Ouro e Diamante de qualidade de transparência, nos anos 2023 e 2024, respectivamente. A certificação foi conferida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e coloca a Câmara de Cáceres como a segunda mais transparente do Estado, entre as 141 analisadas.
"A instalação da câmera de monitoramento na Presidência significa 100% de transparência. O sigilo é exceção, a transparência é a regra. Assuntos particulares, como de famílias e assuntos pessoais são tratados fora da Câmara. O que tratamos no Legislativo são políticas públicas", afirma o Segundo Secretário da Mesa Diretora, vereador Cézare Pastorello.
A portaria detalha ainda que a medida possui o "condão de auxiliar a gestão administrativa no controle da execução das atividades laborais da equipe, bem como do fluxo de pessoas e material dentro do gabinete e antessala da Presidência". Assim, o monitoramento tanto garante a integridade e segurança dos vereadores e servidores como também dos visitantes.
A medida também tem respaldo na Constituição Federal, e nas leis de Acesso à Informação (Lei nº 12527/2011) e Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13709/2018).
Marcio Camilo
Analista em Comunicação/Jornalismo Câmara Municipal de Cáceres