No começo da noite de ontem, (28), quinta feira, por volta das 18:30Hs, a senhora de iniciais F.R. de 29 anos, moradora da cidade de Pontes e Lacerda, compareceu na delegacia de polícia relatando aos investigadores de plantão na 1DP que há pouco tempo atrás, por volta das 17Hs, chegou em Cáceres e foi visitar a sua amiga que mora no Bairro Vila Mariana, chegando lá, estacionou o veículo em frente a residência e entrou, porém, alguns minutos depois, ao sair, verificou que algum vagabundo havia invadido o veículo e ‘panhado’ a sua bolsa e a bolsa de sua mãe, contendo documentos pessoais, um aparelho celular e cartões de banco.
Diante dessa vadiagem ela procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Um adolescente de 16 anos, que não teve a identidade divulgada, morreu nesta quinta-feira (28) em um acidente de trânsito na cidade de Rondonópolis.
Conforme o registro da ocorrência, ele pilotava uma motocicleta e seguia na Avenida Governador Júlio José de Campos, atrás de um caminhão.
Quando o veículo de carga fez a conversão, o adolescente bateu na traseira e morreu na hora.
Uma guarnição que fazia rondas na região foi acionada por populares, que relataram sobre o acidente. O motorista do caminhão permaneceu no local e prestou informações às autoridades.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também chegou a ser acionado, mas apenas pode atestar a morte do adolescente.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Polícia Civil foram acionadas para os trâmites necessários para a liberação do corpo.
Por volta do meio dia desta quinta feira, (28), um cidadão de 46 anos compareceu na delegacia de polícia relatando aos investigadores de plantão na 1DP que no último dia 04 de Novembro, realizou dois investimentos em criptomoedas através do aplicativo V.A.S., sendo um no valor de R$ 7.017,00 (sete mil e dezessete reais) e outro no valor de R$ 1.408,42 (mil quatrocentos e oito reais e quarenta e dois reais), que, o aplicativo fazia outros investimentos e repassava para outras pessoas na plataforma, isso tudo, com um indivíduo explicando com funcionava em postagens nos grupos de WhatsApp, redes sociais e lives, com objetivo de dar credibilidade nos investimentos.
O comunicante disse que no último dia 25, (segunda-feira), foi tentar sacar o lucro na plataforma e curiosamente não conseguiu, ai pronto, bateu o desespero, pois, percebeu que na verdade havia caído em um golpe.
Diante dessa vadiagem ele resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
No começo da manhã desta quinta feira, (28), por volta das 07:30Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP onde foi relatado que na Rua Gal. Osório, havia duas bicicletas amoitadas em uma quisaça (terreno baldio), próximo a extinta escola união e força.
Após a informação a rádio patrulha foi ao local e contatou a veracidade dos fatos, encontrando as bicicletas, ambas, femininas de cor branca, porém, ninguém foi encontrado nas imediações.
Diante da situação as misteriosas bicicletas foram rebocadas até o pátio do CISC para as devidas providências.
A Câmara de Cáceres, por meio do vice-presidente do órgão, vereador Pastor Júnior, entregou, na manhã desta quinta-feira (28/11), moção de aplausos ao biólogo José Aparecido e ao militar Hélio Fernando Macedo. Aparecido foi congratulado pelo histórico de trabalho de recuperação de nascentes na região pantaneira de Cáceres. Já Hélio, foi reconhecido pelo trabalho social que faz com crianças da periferia de Cáceres.
A cerimônia de entrega das moções ocorreu no gabinete da Presidência da câmara, com a participação de outros vereadores e familiares dos homenageados. Pastor Júnior destacou a importância do trabalho ambiental e social de Aparecido e Hélio.
“É com muito orgulho que entregamos essa moção ao senhor Aparecido que faz um excelente trabalho de recuperação de nascentes e áreas degradadas da região de conservação e preservação do Pantanal, Cerrado e Amazônia. Também entregamos, com muito orgulho, a moção ao Hélio, Policial Militar, que tem um trabalho social, ali na Força Tática, onde ele dá aulas de karatê a crianças carentes”, destacou Pastor Junior, durante o ato de entrega das moções.
José Aparecido agradeceu a homenagem e destacou que é muito importante ser reconhecido por fazer uma coisa que é certa para o município. Peço que vocês [vereadores e vereadoras] continuem assim: trabalhando para o município e tentando fazer o bem para a comunidade”, disse em seu discurso de agradecimento.
O biólogo também agradeceu a parceria de sua esposa, Cirça Macedo. Segundo Aparecido, muitas vezes, ela deixa de fazer coisas para família, em prol da comunidade, em prol do combate a degradação ambiental. “Eu sei que é difícil, mas é por uma boa causa”, ressaltou.
Hélio - que é filho de Aparecido - também agradeceu a parceria da esposa, Aldrey Macedo, e aproveitou para pedir apoio aos parlamentares com objetivo de manter seu projeto social.
“Peço que estejam ajudando a gente, pois é um processo muito oneroso às crianças carentes. Queremos que essas crianças evoluam e cresçam como pessoas de bem”, disse.
Também participaram da cerimônia de entrega das moções os vereadores Rubens Macedo, Marcos Ribeiro e Manga Rosa.
HOMENAGEADOS
José Aparecido é conhecido como o “Homem de Um Milhão de Mudas”.
Ele possui um trabalho de décadas dedicado ao plantio de mudas em mais de 120 nascentes em Cáceres e região.
Desde os anos 80 ele ajudou a recuperar áreas que estavam totalmente degradadas, fazendo os espaços verdadeiros refúgios da biodiversidade do Pantanal, Cerrado e da Amazônia.
Sua atuação ganhou destaque nacional e sua história foi contada no programa televisivo da Rede Globo “Domingão do Huck”, no domingo passado (24/11).
Devido a relevância do trabalho, a câmara aprovou a Moção de Aplausos, durante a última sessão ordinária (25/11), que foi assinada por todos os 15 vereadores da casa de leis.
Zé atua no Instituto Gaia de Pesquisa e Educação Ambiental do Pantanal. A entidade foi fundada em Cáceres, em 1997, e tem como finalidade a conservação e preservação do meio ambiente com campanhas educativas sobre o uso adequado do solo, como forma de garantir a sobrevivência humana em harmonia com a natureza.
Já Hélio Fernando Macedo é policial militar há mais de 26 anos e atua na Força Tática. Nesse intervalo, ele montou um projeto social com o batalhão e a Associação de Cabos e Soldados, no qual são beneficiados, com aulas de karatê, mais de 100 crianças e adolescentes, com idades entre 6 a 17 anos.
As aulas acontecem na Força Tática Pantanal (antigo Detran) e na Associação de Cabos e Soldados, no bairro Vista Alegre. “São crianças carentes que a gente tem tirado da situação de vulnerabilidade social”, enfatizou Hélio.
Fotos: Sec. Imprensa - CMC e Assessoria Pastor Júnior Marcio Camilo
Analista em Comunicação/Jornalismo Câmara Municipal de Cáceres
Uma mulher de 31 anos teve a casa invadida pelo cunhado, um idoso de 61 anos, na manhã de ontem, quarta- feira (27), no município de Barão do Melgaço e assediada para que fizesse sexo oral nele.
A tentativa de estupro, que foi classificada como importunação sexual, foi praticada dentro da casa da vítima, na localidade conhecida como "Estirão Comprido".
O acusado foi preso pela Polícia Militar. Ao registrar boletim de ocorrência, a mulher relatou que há vários dias o cunhado vinha lhe assediando, sendo que em uma das ocasiões ele invadiu o quarto dela, com um faca, e fez várias ameaças.
Na manhã de ontem, (quarta-feira), segundo a vítima, o idoso foi até a casa dela, abaixou a calça e mostrou o pênis dizendo que iria pegá-la e pediu para ela fazer sexo oral nele.
A Polícia Militar foi acionada, efetuou a prisão do suspeito e o conduziu á Delegacia da Mulher. Ele apresentava uma lesão na costela, que segundo o idoso, foi causado pelo irmão dele, marido da vítima.
A Polícia Civil deverá instaurar investigação sobre o caso.
No sereno da madrugada desta quinta feira, (28), por volta das 03:30Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP informando que dois malandros estavam tentando furtar uma loja de aparelhos celulares, localizada na Rua Antônio Maria, no centro da cidade.
Após a solicitação e em posse do endereço a equipe solicitou apoio de outra viatura e seguiu até o local, que, ao ser avisado sobre o acontecido, o proprietário do estabelecimento chegou e com isso, adentraram ao local, onde durante as buscas os suspeitos foram encontrados, amoitados aos fundos da loja com uma mochila contendo em seu interior 08 aparelhos celulares de várias marcas, furtados da loja.
Segundo a PM, os suspeitos entraram pelo telhado, ou seja, pagando de ‘Homem-Aranha’, inclusive, quebrando parte do telhado e o forro, em seguida, caíram pra dentro e praticaram o furto.
Os suspeitos, de 15 e 16 anos, relataram aos policiais que firam obrigados por uma facção para cometerem o crime.
Diante da situação os ‘Di Menó’ e os materiais apreendidos, foram conduzidos ao CISC para as devidas providências.