Na manhã desta terça feira, (26), por volta das 07:30Hs, a Polícia Militar após receber informações do núcleo PM do Caramujo á cerca de um incêndio na Escola João Florentino Silva Neto, no referido distrito, a Patrulha Escolar se deslocou até a unidade escolar e, deu inícios as diligências com objetivo de localizar os suspeitos, sendo que, foi verificado ainda que os suspeitos levaram ainda o aparelho celular funcional da escola, além de alguns notebooks e outros equipamentos eletrônicos pertencentes á coordenação da unidade.
Algum tempo depois a equipe policial conseguiu a localização do aparelho celular que acusava esta na UBS (Unidade Básica de Saúde), então, a equipe rapidamente foi até o local e lá, foi informada que o suspeito de iniciais D.R. de 20 anos, estava na sala de sutura tratando de alguns ferimentos, com isso, a equipe realizou a abordagem e a revista pessoal onde foi encontrado em sua posse um isqueiro de cor verde e um fone de ouvido de propriedade do coordenador da unidade de ensino, que costumava ficar conectado no notebook.
O suspeito foi colocado na viatura e seguiram até a sua residência com objetivo de apreender outros objetos furtados da escola, onde no interior do quarto do mesmo foram encontrados quatro notebooks, uma caixa de som, um monitor de LED, três teclados de cor preta, que inclusive foram reconhecidos pelo coordenador como sendo de propriedade da unidade escolar.
Segundo a polícia, foram encontrados ainda dois teclados de notebooks com identificação da prefeitura municipal de Curvelândia, além de, uma caixa de madeira contendo cabos, fios, entre outros.
Alguns minutos depois a equipe recebeu uma informação via rádio, do Ten. Cel. Vanilson, comandante do batalhão, que haviam encontrado o aparelho celular da coordenação que estava emitindo sinal de alerta na sala de sutura da unidade básica de saúde onde o suspeito foi encontrado.
Diante da situação o suspeito, bem como, os materiais apreendidos, foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.
No sereno da madrugada desta terça feira, (26), por volta das 03:30Hs a Polícia Militar foi acionada informando sobre um incêndio que estava acontecendo na Escola João Florentino da Silva Neto, no Distrito do Caramujo.
Após a solicitação a rádio patrulha foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, sendo verificado que se tratava de um incêndio criminoso, já que, as portas da secretaria, dos professores e do diretor estavam arrombadas, em seguida, foi ateado fogo em vários aparelhos eletrônicos (computadores) e alguns arquivos da unidade de ensino.
O corpo de bombeiros foi acionado e controlou o incêndio.
A equipe policial realizou rondas no referido distrito, porém, nenhum suspeito foi encontrado.
Segundo ainda a PM, na noite anterior, (segunda-feira), por volta das 23:30Hs, foi avistado uma moto de cor escura com dois indivíduos rondando a escola, que, provavelmente teriam ligação com o incêndio criminoso.
Diante da situação foi registrado o boletim de ocorrência.
Um menor, de 17 anos, que não teve a identidade revelada, morreu em confronto com a Polícia Militar na noite do último domingo (24), no município de Barra do Bugres.
De acordo com as informações repassadas pela guarnição, o menor era suspeito de envolvimento em tentativas de homicídio ocorridas na cidade.
Durante a abordagem, ele apontou uma arma para os policiais, que reagiram antes e o mataram.
Conforme o boletim de ocorrência, além do menor, a PM também prendeu outros três criminosos e uma adolescente por associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Eles foram identificados como membros de uma facção criminosa. Com eles, foram apreendidas armas de fogo, tabletes e porções de pasta base de cocaína.
As investigações tiveram início após um patrulhamento realizado pela polícia apontar que um veículo modelo Ford KA estava transitando pelo município, com identificação de um aplicativo de corridas que não atua na cidade.
Diante da suspeita, os militares realizaram abordagem e encontraram os três homens, identificando que um deles fazia uso de tornozeleira eletrônica, que estava desligada. Para os policiais, os criminosos afirmaram que teriam vindo de Várzea Grande para atuarem no tráfico de drogas da cidade, a mando de uma facção.
Na busca dentro do veículo, os policiais encontraram uma mochila que continha um tablete grande de pasta base de cocaína. Em relato à polícia, eles ainda disseram que ficariam abrigados na casa de um outro membro da facção e repassaram o endereço para a equipe policial.
No local, as equipes foram surpreendidas por um bandido que apontou uma arma para os policiais e fugiu, após o objeto falhar e não conseguir atirar contra a PM.
No interior da casa, os militares encontraram uma adolescente, que foi detida. A menor informou que dentro do imóvel havia mais dois homens, que fugiram ao verem as viaturas policiais. Na casa, foram apreendidas uma pistola de calibre .40 e cerca de 40 porções de pasta base de cocaína.
Os militares seguiram as diligências e encontraram um suspeito, menor de idade, em uma residência vizinha. Na abordagem, ele apontou um revólver contra os policiais, que reagiram e atiraram no menor, que veio a óbito no local. As equipes apreenderam a arma e identificaram que ele seria suspeito de participação em tentativas de homicídios ocorridas na cidade.
Diante da situação, os quatro criminosos encontrados receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências.
Câmeras de monitoramento flagraram o momento exato em que o suspeito de uma tentativa de chacina chega atirando em cinco pessoas que estavam curtindo uma resenha na noite de ontem, domingo (24); em uma casa localizado no bairro São Benedito, em Várzea Grande. As imagens mostram o criminoso chegando a pé correndo.
Ele usava uma arma de fogo e também um chapéu de palha com uma máscara tampando o rosto dele. O bandido atirando em um grupo de pessoas todas com passagens criminais que estavam em frente de uma casa.
Quatro pessoas foram baleadas e uma morreu. A vítima foi identificada como Alexandre Jackson do Nascimento Silva, de 27 anos.
Já os quatro baleados foram socorridos por populares onde ficaram sobre os cuidados médicos. Até o momento o suspeito não foi localizado. A Policia Judiciária Civil investiga o caso.
Na J&A Soluções Agropecuárias, você encontra de tudo para o homem do campo, uma linha completa de fertilizantes, defensivos agrícolas e equipamentos para garantir o máximo rendimento da sua lavoura e pecuária.
Temos; botinas de alta qualidade, chapéus, rações pets, bovinos e equinos, suplementos, pulverizador costal, bebedores para aves, comedouros, sal mineral, sal branco, quireras, raçoes para aves (postura e crescimento), além de uma sessão completa de ferramentas makitas e Dewal, bem como; motosserras, sopradores, roçadeiras, carrinhos de mão, cavadeiras, picaretas, rastelos, entre outros.
Aqui na J&A Soluções Agropecuárias contamos com uma equipe experiente e produtos de alta qualidade para garantir o sucesso da sua produção.
Aceitamos todos os tipos de cartões a parcelamos suas compras em até 3x.
Melhore ainda mais a qualidade do seu trabalho e continue produzindo com a J&A Soluções Agropecuária.
Mais que uma loja, o seu lugar de encontrar tudo para o trabalho no campo.
J&A Soluções Agropecuárias
Rua Gal. Osório, 2245, Bairro São Luís, (ao lado da academia pantanal)
No último domingo, (24/11), um gesto de solidariedade moveu corações em Cáceres. Os Moto Clubes AMM, Águias de Cristo e 199 uniram forças para realizar uma Ação Humanitária em prol do Lar Servas de Maria, levando esperança e alegria aos idosos.
Após semanas de coletas e vendas de rifas, os clubes reuniram mais de R$ 10.000,00 em doações e neste dia os Moto Clubes se encontraram na Praça Barão do Rio Branco, onde os participantes se reuniram para um momento de oração e gratidão.
Em seguida, uma caravana de motos, escoltada pela Polícia Militar, percorreu as ruas da cidade, rumo ao Lar Servas de Maria. Lá, os voluntários e a diretora receberam os doadores emocionados e gratos pela ação.
"Ações como essa é um presente de Deus", disse a diretora e frisou "Deus nos envia anjos sempre que precisamos de ajuda , e hoje ele nos enviou vocês, que nos inspiram a continuar cuidando dos nossos idosos com amor e dedicação."
Os presidentes dos moto clubes agradecem agradecem em nome de todos seus membros, à comunidade cacerense que acreditou e apoiou essa nobre causa, que Deus abençoe e ilumine grandemente a todos.
A Câmara Municipal de Cáceres realizou na noite do último sábado (23/11), no salão de eventos da Secretaria de Turismo e Cultura (Sematur), uma grandiosa celebração em homenagem ao Dia do Vereador. O evento contou com a presença de um grande público, reunindo autoridades políticas, militares e representantes do mundo jurídico de Mato Grosso. A cerimônia especial foi marcada pela entrega de mais de 50 títulos de cidadão cacerense a personalidades que prestam ou já prestaram relevantes serviços à cidade.
“É com grande satisfação que celebramos o Dia do Vereador e prestamos esta justa homenagem aos cidadãos que tanto contribuem ao desenvolvimento de Cáceres”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Luiz Landim.
Ele destacou que a população cacerense tem aprovado o trabalho dos vereadores e vereadoras, tanto que na eleição de outubro passado reelegeu 10 dos 15 parlamentares da atual legislatura. Landim também comentou sobre a recente conquista do Selo Diamante de Transparência Pública, conferida à câmara pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O selo fez do parlamento cacerense o segundo mais transparente entre as 141 casas legislativas municipais de Mato Grosso.
“É como sempre digo: se quer fazer uma coisa rápida, faça sozinho. Agora, se quer fazer uma coisa com qualidade, faça junto. Então, tanto o selo transparência quanto o nosso efetivo papel de vereador, que é fiscalizar e orientar o Poder Executivo, foi o conjunto de parlamentares e servidores que fez esse excelente trabalho”, disse em discurso na cerimônia.
A prefeita Eliene Liberato, no evento, foi representada pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias Leite. Ele também enalteceu a importância do Legislativo para o desenvolvimento do município. “Um Legislativo forte, atuante e fiscalizador é fundamental para uma gestão pública eficiente e transparente. É essencial que haja essa parceria entre os poderes, para que possamos aprovar projetos de lei que realmente beneficiem a população cacerense em todas as suas dimensões”, destacou.
O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Paulo da Cunha, fez um discurso ressaltando a história secular de Cáceres, nos aspectos econômicos, sociais e culturais. Ele também destacou que os vereadores e vereadoras fazem a diferença na cidade desde do século XIX, quando elaboraram leis que redefiniram ruas, avenidas e outros aspectos urbanísticos, trazendo toda uma lógica de desenvolvimento para a economia local.
O secretário de Estado em Brasília, doutor Leonardo Albuquerque, que no evento representou o governador Mauro Mendes, fez questão de ressaltar a figura do vereador como aquele que está na linha de frente para ouvir as demandas da população. “É o primeiro, é o parachoque é aquele que recebe as demandas da população. E quando a câmara municipal é atuante como a nossa, ela ajuda o Executivo, ela contribui para que as boas obras aconteçam e o Estado pare em pé”, disse.
Já a advogada Cibeli Simões, presidente da Subseção de Cáceres da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fez questão de ressaltar a importância dos parlamentos municipais para a manutenção da democracia no país.
"Se nós estamos aqui hoje conferindo a várias pessoas da nossa cidade o Título de Cidadão e Cidadã Cacerense é porque nós temos uma democracia. E os vereadores e vereadoras são responsáveis, inclusive, pela luta e manutenção da democracia em nosso país, pois ela não nos é inerente, ela foi conquistada e a todo tempo ela pode sofrer sim atos de subjugação”, alertou.
O EVENTO
Os vereadores entregaram os títulos de cidadãos cacerenses a personalidades que se destacaram em diversas áreas, reconhecendo a contribuição de médicos, advogados, professoras, juízas, promotores, músicos, artistas, comerciantes e empresários que, com seu trabalho e dedicação, fazem a diferença na vida dos cacerenses.
Ao final da cerimônia de entrega dos títulos, os convidados foram agraciados com um jantar festivo.
A mesa de honra do evento foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Landim; secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias Leite; desembargador aposentado Paulo da Cunha; presidente da Subseção de Cáceres da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Cibeli Simões; secretário de Estado em Brasília, doutor Leonardo Albuquerque; tenente-coronel do 6° Batalhão de Polícia Militar de Cáceres, Vanilson da Silva; e o delegado regional da Polícia Civil em Cáceres, Higo Rafael.
A DATA
Nacionalmente, o Dia do Vereador é comemorado todo ano em 1° de Outubro. Mas em Cáceres a festa foi prorrogada para o dia 23 de novembro, devido às eleições.
A data foi instituída por meio da Lei Federal 7.212, de 20 de julho de 1984. Uma curiosidade sobre a data é que ela foi criada em homenagem ao ex-imperador D. Pedro I. Foi ele quem estabeleceu as primeiras normas que regiam o cargo de vereador, a partir da Constituição de 1824, que foi oficializada pela Lei de 1° de outubro de 1828.
Outra curiosidade é que o Hino Nacional do Vereador foi composto pelo cacerense, o professor e advogado Ênio Maldonado (falecido há 14 anos), autor de vários livros e artigos para jornais.
As(os) vereadoras (os) desempenham um papel fundamental para o exercício pleno e fortalecimento da democracia.
Eles e elas são os representantes mais diretos do povo na política, sendo responsáveis por fiscalizar as atividades do Poder Executivo municipal (prefeituras).
Também são responsáveis por criar indicações e projetos de leis, com objetivo de melhorar a vida das pessoas, em áreas como: educação, segurança pública, infraestrutura, cultura, esporte e lazer.