A jovem Elaine Rosa Araújo, 25, encontrada morta em um matagal de Juscimeira na data de ontem, terça-feira (8), estava grávida. Exames da Perícia Oficial e de Identificação Técnica (Politec) confirmaram a gestação de 3 meses.
Ainda conforme a Politec, Elaine foi morta por asfixia mecânica. Ela foi dada como desaparecida no último domingo (6), quando saiu de casa avisando que ia visitar uma vizinha, mas não retornou.
A mãe procurou a polícia na manhã de segunda para denunciar o caso. Na terça, investigadores faziam diligências para apurar o caso até que, às margens da MT-373, a equipe encontrou a bicicleta da vítima.
Em buscas pelo matagal, que fica aos fundos de um balneário, perto de uma cachoeira, o corpo dela foi encontrado. Não há informações sobre as circunstâncias da morte.
Reportagem do entrou em contato com as autoridades da cidade, mas não teve retorno. Polícia Civil investiga o caso.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores de Cuiabá (DERFVA), deflagrou na manhã desta quarta-feira (9.4) a Operação Ramus, com objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em furtos, roubos, receptação de veículos, bem como em adulteração de sinal identificador veicular.
Na operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Cuiabá, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Rolim de Moura (RO).
A ação contou com a colaboração da Polícia Civil de Rondônia e apoio das delegacias de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, além da Regional de Cuiabá.
As investigações da DERFVA revelaram um esquema sofisticado, que atuava em diversas cidades e estados, dificultando a identificação dos criminosos e a recuperação dos bens subtraídos.
Modo de ação
O grupo investigado utilizava de diferentes estratégias para ocultar e revender veículos furtados e roubados, como: uso de guinchos para remover veículos de locais públicos sem levantar suspeitas; substituição de placas e falsificação de documentos para inserção dos automóveis no mercado; transferência dos veículos entre diversas cidades e estados para dificultar a ação da polícia; esquema de falsificação documental envolvendo cartórios, permitindo a legalização fraudulenta dos veículos roubados; uso de “laranjas” para o registro de documentos, dificultando a identificação dos reais beneficiários do crime.
O delegado titular da DERFVA, Guilherme Bertoli, e o delegado adjunto João Paulo Firpo Fontes, que preside as investigações, enfatizaram a relevância da Operação “Ramus” para a segurança pública, destacando que a atuação eficaz da Polícia Civil de Mato Grosso reduz significativamente os índices de furtos, roubos e receptação de veículos, bem como de adulteração de sinais identificadores veiculares.
“Essa operação representa um importante avanço no combate ao crime organizado, desarticulando uma rede criminosa altamente estruturada que vinha causando prejuízos à sociedade. Seguiremos com as investigações para identificar todos os envolvidos e impedir a continuidade dessas atividades ilícitas”, afirmou Bertoli.
Nome da operação
Ramus deriva do latim e significa “ramo” ou “ramificação”, pois o grupo atuava em diferentes municípios e estados, bem como atuava em diversos crimes como furtos, roubos e receptação de veículos, adulteração de sinais identificadores veiculares, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, organização criminosa etc.
A operação é um desdobramento da Operação “Salmonidae”, anteriormente deflagrada pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), que investigava um esquema milionário de sonegação fiscal no setor de pescados. Durante as investigações, foram descobertas ligações entre os envolvidos e a rede criminosa que atuava na adulteração e comercialização ilegal de veículos.
Na noite de ontem, (8), terça-feira, por volta das 19Hs, um adolescente de 13 anos compareceu na delegacia de polícia queixando do furto de sua bicicleta quando o mesmo assistia os jogos estudantis, acontecido na cidade universitária.
O comunicante disse que ao chegar ao local deixou sua bicicleta destrancada no interior do ginásio, que, ao final dos jogos foi pegar a sua bicicleta para ir embora e se assustou, pois é, só encontrou o rastro, algum malandro baixou por lá e bardêou sua condução, e que, o suspeito ainda deixou no lugar da sua, uma bicicleta de cor rosa de marca Colli, com pneus furados, (na verdade um caco véio).
Diante da situação ele procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A bicicleta deixada no lugar da bike furtada da vítima foi encaminhada ao pátio do CISC.
Na tarde desta terça feira, (8), por volta das 15Hs, a Polícia Militar durante rondas pela área central da cidade recebeu uma informação que um indivíduo conhecido carinhosamente como ‘Tecladista’, sendo este, um velho conhecido da polícia, havia furtado um produto nas lojas americanas e picou a mula, ou sejam fugiu do local, tomando rumo ignorado.
Após a informação e em posse das vestimentas que o indivíduo usava a equipe saiu em sua batalha, que, algum tempo depois o mesmo foi localizado desfilando graciosamente pela Rua Gal. Osório, no centro da cidade, onde de pronto foi abordado e, durante a revista pessoal (baculejo), nada de ilícito foi encontrado, porém, durante a revista na sacola que carregava foi encontrado um frasco de desodorante Nívea Black and White (novo).
Em contato com a gerente da loja, foi enviado uma foto do desodorante encontrado com o suspeito e a gerente reconheceu como sendo do referido estabelecimento.
Diante da situação o famoso ‘Tecladista’, de 32 anos, bem como, o material apreendido foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.
Na manhã desta terça-feira, 8 de abril, um estelionatário com mais de 70 passagens pela polícia foi preso no município de Cáceres. O criminoso vinha atuando na região e, no último final de semana, fez novas vítimas em Pontes e Lacerda, onde aplicou golpes em diversas pessoas.
A prisão aconteceu graças à ação rápida de um morador de Cáceres, filho de uma das vítimas do golpista. Ao reconhecer o estelionatário, o jovem acionou imediatamente a polícia, que conseguiu localizá-lo e efetuar a prisão.
O suspeito foi encaminhado á unidade policial, foi ouvido e liberado.
A Câmara de Cáceres, convocou uma sessão extraordinária para a próxima quinta-feira (10.04), às 09h, com o objetivo de realizar a votação de um projeto de lei. A convocação foi assinada pelo presidente da Câmara, Flávio Negação (MDB). A votação do projeto depende ainda da resposta da Prefeitura a questionamentos feitos pela CCJ, para a garantia da legalidade de uma eventual aprovação da medida.
Será apreciado o PL 006/24, oriundo do Executivo. Este projeto dispõe sobre a revogação do Anexo V e a revogação dos artigos 24, §2º, 48, 121, §3º, 124, inciso IV, 129, 137 e 139 da Lei nº 3.301 de 08 de agosto de 2024.
O PL 006/24 revoga dispositivos relacionados a parâmetros de “Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo” do município de Cáceres, no contexto da Lei Ordinária 3.301/2024, que institui o Plano Diretor da cidade.
Para revogar esses dispositivos, o Executivo alega “inconsistências” no Anexo V do Plano Diretor do município. “Essas incongruências têm gerado dificuldade para análise de novos projetos”, relacionados à infraestrutura urbana na cidade.
PARCELAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO CONTEXTO DO PLANO DIRETOR
O Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo são medidas que regulamentam o desenvolvimento urbano da cidade e estão previstas no Plano Diretor da cidade.
Na Ocupação do Solo, por exemplo, são definidas questões como: altura dos edifícios e o afastamento que uma construção deve ter da rua ou de imóveis vizinhos .
Já no Uso do Solo entram regras que definem em quais espaços da cidade serão construídos imóveis de usos não residências (comércio, indústria e prestação de serviços).
Todas essas questões foram amplamente discutidas ao longo de meses durante o ano passado, quando a Câmara promoveu uma série de audiências públicas para discutir, votar e aprovar o Plano Diretor de Cáceres.
Equipes militares do 4º Comando Regional e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, na noite de ontem, segunda-feira (07.4), 429 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 358 quilos, em Rondonópolis.
As equipes prenderam um homem por tráfico de drogas e ainda recuperaram um veículo com registro de roubo.
Segundo boletim de ocorrência, os policiais militares receberam informações sobre uma ação da PRF que estaria monitorando um veículo modelo Ford Ecosport, nas imediações da MT-270 e BR-163.
Os agentes intensificaram o policiamento na região e localizaram o condutor do carro entre os municípios de Rondonópolis e Guiratinga. Ao realizarem a abordagem, as equipes identificaram que o veículo havia um registro de roubo em Cuiabá.
Em buscas veicular, foram apreendidos 429 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 358 quilos. A apreensão gerou um prejuízo de R$ 1,5 milhão às facções criminosas.
O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.