Na manhã desta quarta feira, (11), por volta das 10:30Hs, a Polícia Civil através da DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), durante diligências investigativas para localizar outro indivíduo envolvido no roubo e agressão contra um cidadão que cuidava um bar localizado no Bairro Vila Irene, fato este, acontecido na tarde anterior, (terça feira), no Bairro Jardim Paraíso.
Durante as diligências a equipe policial chegou até um indivíduo que teria participado do roubo, sendo este, já conhecido no mundo policial, então, em posse do endereço os policiais seguiram até a sua residência, localizada no Bairro Rodeio, onde o mesmo foi encontrado e confessou que realmente havia participado do crime.
Segundo a polícia, no local foi encontrado ainda um corotinho de pinga, o famoso ‘camelinho’, que provavelmente pertence ao buteco roubado.
Diante da situação o suspeito recebeu voz de prisão, foi colocado no camburão e encaminhado ao CISC para as devidas providências.
*Os outros envolvidos no roubo já haviam sido presos pela equipe da DERF na mesma data do crime.
Pouco mais da meia noite, já no sereno da madrugada desta quarta feira, (11), a Polícia Militar foi acionada via CIOSP informando que um cidadão vítima de golpes de foice havia dado entrada na UPA em busca de atendimento médico.
Após a solicitação a rádio patrulha foi ao local e lá, em conversa com a vítima, sendo um cidadão de inicias E.M. de 57 anos, o mesmo passou a relatar que mora em um sítio, próximo da área urbana da cidade, e que, no período da noite o seu enteado, de 30 anos, chegou á propriedade muito exaltado e começou a discutir com ele, quando de repente o suspeito passou a mão em uma foice e partiu pra cima dele, onde acabou sendo atingido por dois golpes, um no braço e outro na cabeça, que por pouco não acabou morto, mas, por sorte acabou escapando do ataque e pediu socorro no sítio vizinho, que posteriormente foi encaminhado a UPA para receber cuidados médicos.
Após ouvir o relato da vítima a rádio patrulha com apoio da equipe da Força Tática se deslocou até o referido sítio onde o suspeito foi encontrado e detido, em seguida, encaminhado ao CISC para as devidas providências.
Por volta do meio dia desta quarta feira, (11), uma senhora de 63 anos procurou a delegacia de polícia queixando de um roubo a mão armada que ela e seu funcionário sofrearam em sua pastelaria localizada na Rua 13 de Junho, em frente ao Rotary Clube, no centro da cidade.
A comunicante relatou aos investigadores plantonistas na 1DP que na noite anterior, (terça feira), por volta das 21:30Hs, estava trabalhando normalmente em sua pastelaria quando de repente chegou um indivíduo armado com um revólver e anunciou o roubo, em seguida, mandou ela e o funcionário deitar ao solo, logo após, roubou todo o dinheiro do caixa, que, após o roubo o malandro fugiu em uma bicicleta, sentido a Praça Barão do Rio Branco.
Diante da situação ela procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Na manhã desta quarta feira, (11), por volta das 10:40Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma ocorrência e tentativa de furto localizada no Bairro Vila Nova e que, a vítima, juntamente com populares, estavam tentando deter o suspeito.
Após a solicitação e em posse do endereço a rádio patrulha rapidamente foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, encontrando o suspeito de 27 anos, já detido pela vítima e populares.
Em conversa com a vítima, sendo um cidadão de 29 anos, o mesmo passou a relatar que ao chegar em sua residência, há pouco tempo atrás, se assustou ao avistar o indivíduo saindo pela janela de um dos quantos da residência, em seguida, o mesmo saiu tissado na carreira, pulando muros das residências vizinhas com objetivo de fugir do local, porém, foi perseguido e detido.
A vítima contou ainda que o suspeito já havia embalado várias roupas suas em uma sacola, que só não levou por que chegou no momento do crime.
Segundo ainda a vítima a sua casa já foi visitada por malandros em outra ocasião.
O suspeito apresentava várias escoriações pelo corpo, principalmente na perna esquerda, proveniente da fuga e do corretivo que levou do povo.
Diante da situação o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.
A Câmara de Cáceres debateu e aprovou, em sessão ordinária desta segunda-feira (09/12), às contas de Governo da prefeita Eliene Liberato referente ao exercício de 2023.
As contas foram aprovadas pela grande maioria dos vereadores. Para aprovação, foi necessária a convocação de duas sessões extraordinárias - com discussão de pauta única - logo após a realização da sessão ordinária. Assim, a medida foi aprovada em dois turnos.
O debate foi em cima do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 100/24, que conta com seguinte ementa:
"Dispõe sobre a aprovação das Contas Anuais de governo do exercício de 2023 sob responsabilidade da Senhora Antônia Eliene Liberato Dias, Chefe do Poder Executivo do
Município de Cáceres, e dá outras providências".
As contas foram aprovadas em conformidade com o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). No contexto da aprovação, a corte de contas fez algumas recomendações ao Executivo, que foram ratificadas pelo parlamento.
Entre os apontamentos, a câmara determina ao Executivo que inclua, nos currículos escolares, conteúdos específicos sobre a prevenção da violência contra a mulher.
Também constam nas recomendações medidas para não ultrapassar o limite de gastos com pessoal; adoção de medidas para atender em 100% os requisitos de Transparência Pública; e cuidados para não superestimar a previsão de receita durante elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
SESSÃO ORDINÁRIA
Antes das extraordinárias - que analisaram as contas da prefeitura - o parlamento cacerense também realizou sessão ordinária em que foram aprovados mais três projetos de leis (PLs); uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica (ELO); e um Projeto de Lei Complementar.
Confira abaixo o resumo das medidas:
- PL 42/2024 - “Dispõe sobre a criação da Semana Municipal da Agricultura Familiar no município de Cáceres Mato Grosso e dá outras providências.”;
- PL 47/24 - Projeto de Lei que altera a Lei Ordinária n.º 3.141, de 17 de março de 2023, que “Dispõe sobre a apresentação de artistas locais na abertura de shows musicais nacionais e internacionais realizados no município de Cáceres e dá outras providências”, para incluir o § 5º ao artigo 1º da referida legislação;
- PL 49/24 - “Declara de Utilidade Pública Municipal a ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CÁCERES - ASCARC”, e dá outras providências.”
- ELO 01/2024 - “Altera o § 2º, do artigo 70, da Lei Orgânica Municipal e dá outras providências” “Art. 70. (...) § 2º O subsídio do Vice-Prefeito não poderá exceder a setenta por cento do valor do subsídio fixado para o Prefeito Municipal;
- PLC 018/24 - Projeto de Lei Complementar nº 018, de 12 de novembro de 2024, que “Altera os lotacionogramas constantes nas Leis Complementares nº 110/2017 e 168/2021 e dá outras providências".
No começo da manhã desta quarta feira, (11), por volta das 06:50Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma ocorrência de roubo a mão armada na conveniência de um posto de combustíveis, localizado na Avenida Tancredo Neves, onde lá, dois criminosos, um deles, usando calça preta e camiseta cinza, invadiram o local, renderam as vítimas e de lá, roubaram a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais), que, após o roubo, fugiram, cada um em uma bicicleta, seguindo sentido ao Bairro Vila Irene.
Após a solicitação a rádio patrulha foi ao local e constatou a veracidade dos fatos e em posse das características dos suspeitos a equipe, com apoio de ouras viaturas realizaram rondas pelo Bairro Vila Irene, porém, durante o patrulhamento a equipe recebeu outra informação via CIOSP informando sobre um roubo em um mercadinho (bulixo), no referido bairro, com isso, uma das equipes, durante o deslocamento até a mercadinho se deparou com um individuo usando camiseta sem manga de cor azul e bermuda, saindo de uma quisaça, (matagal), em uma bicicleta de cor vermelha, então, diante da situação o suspeito foi abordado, sendo este, de iniciais W.P. de 22 anos, que, na cestinha da bicicleta foi encontrado um pacote de skiny, contendo quatro aparelhos celulares e, durante a revista pessoal foi encontrado em seu bolso a quantia de R$ 80,00 (oitenta reais).
O suspeito relatou aos policiais que pertencia a outro ‘rapaz’, cabeludo que estava em um mercadinho no mesmo bairro, com isso, a equipe imediatamente foi até o bulixo indicado e lá, o segundo suspeito foi localizado e detido, sendo este, de iniciais D.P. de 34 anos, que também recebeu voz de prisão.
Após a prisão dos suspeitos a equipe, em conversa com a vítima do mercadinho, a mesma relatou que os suspeitos chegaram, cada um em uma bicicleta, sendo uma de cor preta e outra verde, onde o indivíduo (cabeludo) entrou no bulixo enquanto o comparsa permaneceu na porta do estabelecimento, já no interior o cabeludinho tomou um copo de café, em seguida, arrancou uma arma de fogo da cintura e anunciou o ‘serviço’, o roubo, ordenando que fossem chamados todos os funcionários, logo apos, ordenou que todas as gavetas dos caixas fossem abertas, mas, como apenas um dos caixas estava com dinheiro, ela abriu e colocou dinheiro em cima do balcão, onde o suspeito pegou e, ainda roubou três celulares dos funcionários.
Segundo ainda a vítima, o suspeito que ficou parado na porta do estabelecimento estava com uma arma de choque, inclusive, ficou ligando a arma com objetivo de amedrontá-las.
A PM recebeu informações que o suspeito que estava com a arma de choque é muito conhecido no bairro, inclusive, cliente do mercadinho.
Os suspeitos foram colocados no camburão, em seguida, a equipe se deslocou até a conveniência do posto e lá, uma das funcionárias, relatou que o suspeito cabeludo foi quem teria efetuado o crime, onde em posse de uma arma de fogo roubou do caixa a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais).
A guarnição policial se deslocou até a residência do suspeito W.P., onde a equipe teve a entrada autorizada pelos familiares e realizaram uma varredura no local, porém, nada de ilícito foi encontrado, mas, ao realizar uma varredura em uma casa abandonada onde o comparsa (D.P.) sempre fica, foi encontrada as roupas que usavam no momento do crime, as duas bicicletas e a arma de choque.
Diante da situação os suspeitos e parte dos objetos recuperados, foram conduzidos ao CISC para as devidas providências.
Na manhã desta quarta feira, (11), por volta das 09Hs, um cidadão de 34 anos, morador de uma vila, localizada no Bairro Jardim Paraíso, procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores de plantão na 1DP que no começo da noite de anterior, (terça-feira), teve uma discussão com uma senhora, moradora da vila vizinha de onde reside, onde o mesmo acredita que o fato aconteceu porque estava assando uma carninha e escutando um somzinho, então, ela (vizinha) reclamou com a dona da vila onde mora e está, por sua vez, pediu a casa, ou seja, mandou ele se mudar, porém, o mesmo disse que só poderia mudar no mês que vem, pelo motivo de não ter recebido o seu salário.
O comunicante contou ainda que após tomar conhecimento que o mesmo irá mudar apenas o mês que vem a vizinha disse que vai mandar o povo da facção lhe pegar.
Diante da situação e com receio das ameaças ele procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.