Na manhã desta segunda-feira, (08/09), por volta das 09:30Hs, o jovem de iniciais A.E. de 21 anos procurou a delegacia de polícia queixando de um roubo que sofreu na noite anterior, ou seja, feriadão de 7 de Setembro, no Bairro Cavalhada.
O comunicante, aborrecido sem quantia, relatou aos investigadores plantonistas na 1DP que na noite anterior, (domingo), por volta das 22Hs, seguia pela Rua Riachuelo e, ao passar próximo da rotatória, foi atacado por dois malandros em uma bicicleta Monark de cor branca, que encostaram ao seu lado e o vagabundo que estava na garupa da bike arrancou uma pistola de cintura e anunciou o ‘serviço’, o roubo, mandando o mesmo entregar o aparelho celular e a carteira.
Diante desse atropelo medonho, fazer o que? O jeito foi entregar o celular de marca Samsung de cor branca e a carteira contendo documentos pessoais e cartões de banco, que, após o roubo a dupla de sem vergonha saiu tranquilamente, seguindo em direção ao Hospital São Luís.
Diante dessa patifaria ele resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Na tarde desta segunda-feira, (08/09), por volta das 15:50Hs, a Polícia Militar recebeu informações de que, em uma vila, localizada na Rua das Traíras, no Bairro Jardim São Luís, estariam alguns indivíduos de outra cidade, inclusive, um deles, supostamente teria participado da tentativa de homicídio acontecido na madrugada do último sábado, (06/09), no residencial Walter Fidélis, no Bairro Vila Real.
A polícia foi informada ainda por populares que os suspeitos estariam fazendo uso de entorpecentes, pois, havia forte odor de maconha no local.
Diante da denúncia, a equipe acionou a Força Tática que se posicionou aos fundos da residência com objetivo de observar alguma tentativa dos suspeitos dispensar algo ilícito, enquanto que outra guarnição bateu no portão da frente se identificando como policial, sendo que, nesse momento um dos suspeitos, posteriormente identificado como sendo um jovem de 18 anos, morador da cidade de Rondonópolis, que arremessou por cima do muro uma arma de fogo enrolada em uma camiseta e, em seguida, saiu da casa acompanhado de duas mulheres para atender a equipe policial.
Foi constatado que a arma de fogo se tratava de um revólver calibre 32, municiado com seis munições intactas.
Diante da situação foi dada a voz de prisão aos suspeitos, na sequência, com base nas fundadas razões, foi realizada uma busca no interior do imóvel, onde foram localizados dois aparelhos celulares, duas munições calibre 380 e quatro munições calibre 32.
Os suspeitos, além do primeiro abordado, sendo uma mulher de 24, moradora de Cáceres, e uma adolescente de 16 anos, moradora da cidade de Alto Araguaia, bem como, os materiais apreendidos, foram encaminhados ao CISC para as devidas providências.
Fabiana Sanches Cardoso, de 42 anos, foi morta a tiros na manhã desta segunda-feira (8) no distrito de Ouro Branco do Sul, em Itiquira. O assassino, Edinei Serafim de Souza, de 32 anos, atirou contra si logo após o crime, mas sobreviveu.
De acordo com informações do subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis, major Leandro Damasceno, a vítima trabalhava como cozinheira em um confinamento da região e Edinei atuava como tratador de animais no mesmo local. Pela manhã, ele convidou Fabiana para ir até uma área de milharal, onde efetuou três disparos contra ela, possivelmente de revólver calibre .38. Em seguida, atirou contra o próprio tórax. Não há informações sobre qual o envolvimento deles.
Segundo o major, após os disparos, Edinei teria se arrependido e colocado Fabiana dentro de seu carro, levando-a em direção ao distrito. No caminho, foi interceptado por uma equipe da Polícia Militar e por uma ambulância, mas a vítima já estava sem vida.
O assassino foi preso e encaminhado ao Hospital Regional de Rondonópolis, onde permanece internado sob escolta, sem risco de morte.
Ainda conforme a PM, Fabiana não tinha registros de boletins de ocorrência relacionados à violência doméstica, nem medidas protetivas. Já Edinei possui histórico criminal, com um inquérito por violência doméstica registrado anteriormente no município de Itiquira.
A Polícia Civil acompanha o caso e dará sequência às investigações.
Corpo de Fabiana foi recolhido e encaminhado para exame de necropsia no Instituto Médico Legal (IML).
Durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, em continuidade à força tarefa do GEFRON no combate aos crimes transfronteiriços entre Brasil e Bolívia, em ação conjunta entre o GEFRON, 10° Comando Regional, PRF e Exército Brasileiro, após trocas de informações de um veículo com as mesma características de um veículo furtado transitando no município de Confresa-MT, fora abordado uma Hilux de cor branca, durante a análise dos elementos identificadores do veículo foi constatado adulteração de sinal identificador.
Diante dos fatos foi confeccionado Boletim de Ocorrência e o veículo e suspeito foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Confresa-MT para as providencias cabíveis.
Um homem de 27 anos foi esfaqueado durante uma discussão com a companheira na noite de ontem, domingo (7) na cidade de Comodoro. O caso ocorreu no Bairro São Francisco.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima relatou que foi atingida com uma facada nas costas durante uma briga com a suspeita. Ele foi até o hospital onde recebeu atendimento.
A equipe médica informou que a vítima foi atendida e permaneceu em observação, mas está fora de perigo. Com base no endereço fornecido pela vítima, os policiais se deslocaram até a Rua Piauí, onde localizaram a suspeita em um bar.
Ao ser abordada, ela confessou o crime e recebeu voz de prisão. A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Comodoro.
No começo da noite de ontem, (07/09), por volta das 18:50Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma ocorrência de agressão física contra uma mulher na Rua Padre Cassemiro, próximo ao ginásio de esportes.
Após a solicitação a rádio patrulha rapidamente foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, encontrando a vítima de 36 anos, sem roupas e, com hematomas na testa e escoriações pelo corpo, em seguida, foi solicitado apoio de uma policial feminina que providenciou vestimentas para a vítima.
Durante a entrevista a vítima relatou que estava juntamente com seu namorado em uma festa no Bairro Santa Cruz, quando em dado momento se desentendeu com algumas mulheres e durante a discussão acabou sendo agredida.
Diante da situação foi registrado o boletim de ocorrência.
A sessão ordinária da Câmara de Cáceres, realizada na manhã desta segunda-feira (08.09), teve como destaque a aprovação do Projeto de Lei nº 24/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a celebração de convênio com o Conselho da Comunidade de Cáceres. A parceria visa a reintegração social de reeducandos, que poderão prestar serviços gerais no município, como limpeza urbana e outras atividades em diversas secretarias municipais.
A mão de obra dos reeducandos será remunerada por meio do Programa Vida Nova - FUNAC (Fundação Nova Chance). O contrato será regido pela Lei de Execução Penal, não gerando vínculo empregatício e não sendo regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Mudanças no Legislativo: Rubens de Macedo assume Secretaria e Wesley Lopes assume como suplente
Durante a sessão, o vereador Rubens de Macedo (UB) comunicou seu afastamento do Legislativo por 121 dias para assumir o cargo de Secretário de Governo da Prefeitura Municipal. A posse está marcada para esta terça-feira (09.09), às 9h, no gabinete da prefeita Eliene Liberato, na sede da prefeitura. Rubens convidou seus colegas vereadores para a cerimônia e manifestou a expectativa de fortalecer a interlocução entre o Executivo e Legislativo, buscando respostas mais efetivas aos requerimentos dos vereadores e agilidade na aprovação de projetos de interesse da população.
Os demais vereadores desejaram sucesso a Rubens em sua nova função. Com a ida de Rubens para o Executivo, o suplente Wesley Lopes assume sua vaga na Câmara. A posse depende de publicação em diário oficial e ainda não tem data marcada.
Indicações: Melhorias em infraestrutura, saúde e cultura são propostas
Diversas indicações foram debatidas durante a sessão, buscando melhorias em diferentes áreas do município:
- Pastor Júnior (PL): Solicitou o fornecimento e instalação de bebedouros em eventos públicos e a ampliação da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Padre Paulo.
- Magaly (PP): Apontou a necessidade urgente de revitalização e manutenção da praça pública do Bairro São Jorge - Residencial Morada do Sol.
- Pacheco Cabeleireiro (PP): Requereu melhorias nas condições das ruas com paralelepípedos no município.
- Valdeníria Dutra (PSB): Solicitou o encaminhamento de expediente ao Deputado Estadual Max Russi para garantir a manutenção dos leitos de UTI no Hospital Regional de Cáceres.
- Jerônimo Gonçalves (PL): Requereu ao Deputado Federal José Medeiros a destinação de emenda parlamentar para a implantação de serviços de hemodinâmica no Hospital Regional em Cáceres.
- Jorge Augusto (PP): Solicitou ao Poder Executivo Municipal a regulamentação da legislação que determine a retirada de fios e cabos em desuso nas redes aéreas da cidade, visando à segurança e à estética urbana.
- Franco Valério (PSB): Indicou a construção de uma réplica da Ponte Branca, a restauração da Fazenda Facão e a destinação de recursos para a reforma e revitalização do Centro de Cultura Municipal.
Requerimentos: Solicitações de informações ao Executivo
Foram apresentados diversos requerimentos solicitando informações ao Executivo Municipal:
- Cézare Pastorello (PT): Requereu informações sobre a cessão de uso do Centro de Convenções Maria Sophia da Silva Leite, SICMATUR e Casa do Daveron, sobre o prédio do Centro Cultural de Cáceres (projeto de reforma e custo) e sobre o processo de aquisição de área para extração de cascalho.
- Elis Enfermeira (PL) e Pacheco Cabeleireiro (PP): Requerem informações detalhadas sobre cobrança de taxas, custos de mão de obra e combustível de moradores do assentamento zona rural.
- Flávio Negação (MDB): Requerimento referente à gestão e uso dos veículos automotores e aos recursos financeiros da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Títulos de Cidadão Cacerense aprovados
Durante a sessão, foram aprovados os títulos de Cidadão Cacerense para:
- Cláudio Cesar Cordeiro, Publicitário, Advogado, Jornalista, Líder no Mercado Publicitário, Escritor, Marqueteiro Político e Eleitoral e Palestrante.
- Tenente-Coronel BM Sheila Sebalhos Santana, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade de Cáceres, no âmbito da Segurança Pública.
Pequeno Expediente
No Pequeno Expediente foi lido o Projeto de Lei 35/25, de autoria da vereadora Elis Enfermeira (PP), que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres em frente a todas as escolas públicas municipais.
Após ser lido, o PL foi encaminhado para análise das comissões permanentes da Casa, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Para quem não pôde acompanhar a sessão na Câmara, ela está disponível no Youtube, no canal oficial do Legislativo cacerense, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=NDOsq_-IiLA