Na madrugada desta quinta-feira, (04/09), por volta de 01:30Hs, a senhora de 56 anos procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores de plantão na 1DP que por volta das 22:40Hs, recebeu uma informação que a sua filha, de 35 anos, havia dado entrada no hospital regional.
Após a informação a comunicante imediatamente foi até a referida unidade de saúde e constatou a veracidade dos fatos, porém, em conversa com a filha, perguntou onde estava a sua motocicleta, onde a mesma respondeu apenas que não sabia, em seguida, ficou calada.
Segundo ainda a comunicante, ainda no hospital, recebeu uma mensagem (atrasada), via WhatsApp, da filha, onde dizia; “Sofri um acidente, me ajude pelo amor de Deus”, porém, no hospital disseram que a PRF foi acionada por um motorista de ônibus dizendo que havia uma moça pedindo socorro após sofrer um acidente próximo a mineradora Camil, na BR 070.
A motocicleta Honda Titan de cor preta até o momento não foi encontrada.
No próximo dia 21 de setembro, a população cacerense celebrará o Dia Municipal da Paz, data instituída por lei municipal de autoria do vereador Franco Valério (PSB). A medida foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Eliene Liberato (PSB) em 21 de setembro de 2023. A data visa fortalecer a cultura de paz no município.
Dia Municipal da Cultura da Paz: Uma iniciativa para promover valores essenciais
Franco detalha que o "Dia Municipal da Cultura da Paz" nasceu do entendimento de que a paz não é uma condição passiva, “mas um exercício constante de cidadania, empatia e respeito mútuo”.
Aprovada pela Câmara de Cáceres, a Lei nº 3.211/2023 institui o dia 21 de setembro como o Dia Municipal da Cultura da Paz, em sintonia com o calendário da ONU (Dia Internacional da Paz).
Durante seu discurso representando o Poder Legislativo na abertura da Semana da Pátria, que ocorreu nesta segunda-feira (01/09), na Praça Barão do Rio Branco, o vereador Franco Valério abordou sobre a temática. Diante de autoridades e do público presente, ele anunciou a programação especial para o dia 21 de setembro.
Caminhada da Paz e Homenagem a Plantador de Árvores
O ponto alto da celebração será a Caminhada da Paz, com saída às 16h da Praça Duque de Caxias, seguindo até a Sicmatur (Secretaria Municipal de Turismo e Cultura). "Lá, na Sicmatur, será entregue a Comenda da Paz para um senhor de 73 anos que plantou mais de um milhão de mudas de árvores em nosso município", revelou o vereador, ressaltando o caráter anual da homenagem: "Todos os anos a gente escolherá uma instituição ou pessoa que promove a paz em Cáceres."
A Caminhada da Paz contará com a participação de instituições públicas e privadas, estudantes, lideranças espirituais e a população em geral.
Confira a programação completa:
16h00: Concentração na Praça Duque de Caxias
16h30: Caminhada pela paz pelas ruas Cel. Farias, Praça Barão, Marinha até a SMTC
17h30: Hasteamento das Bandeiras: Brasil, Município e da Cultura da Paz
18h00: Apresentação do Coral do Pantanal
18h30: Entrega da Comenda da Paz a personalidades e instituições que promovem a não violência
19h00: Falas das autoridades e convidados especiais
19h30: Momento Inter-religioso com representantes de diversas tradições religiosas e espirituais
20h00: Encerramento com apresentação da Banda do Exército
Alice do Nascimento Torres, 20, e Railson da Silva Fernandes, 28, foram assassinados em um bar, na cidade de Peixoto de Azevedo, na noite de quarta-feira (3). Alice, conhecida como ‘Japa’ e que atuava no Comando Vermelho, morreu no local. Já Railson foi atingido por 8 tiros, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com as informações apuradas pelo , a Polícia Militar foi acionada via 190 por volta das 22h30 para uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo em um bar que fica no centro antigo da cidade.
Quando a equipe chegou, encontrou Railson caído, ferido com vários tiros, ainda com sinais vitais. Ele foi socorrido de ambulância e encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade.
Alice também estava caída no chão do bar, ferida por tiros, mas ela já não apresentava sinais vitais. A morte foi confirmada ainda no local, que foi isolado para os trabalhos da Polícia Civil e Perícia Oficial (Politec).
Segundo testemunhas, suspeitos chegaram em um Celta branco. O passageiro desceu, foi até a vítima, a levou para dentro do bar e disparou os tiros. Em seguida, já na saída, ele mirou em Railson e disparou várias vezes.
Polícia informou que Alice tinha passagens criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Além disso, era faccionada no Comando Vermelho.
Enquanto a ocorrência era registrada, a PM foi informada que Railson não resistiu e morreu. Ele tinha ao menos 8 perfurações pelo corpo. Caso está sob investigação da Polícia Civil da cidade.
Um homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (03), em Nova Mutum. A vítima foi identificada como Francisco Jairo Pereira de Matos, 27 anos, ele morreu após ser atingido por diversos disparos de arma de fogo na Perimetral das Samambaias.
De acordo com as primeiras informações apuradas, Francisco teria ido ao local para entregar uma motocicleta a uma pessoa ainda não identificada. No momento em que chegou, foi surpreendido e recebido a tiros. Testemunhas relataram ter ouvido uma intensa sequência de disparos.
As investigações preliminares apontam para pelo menos dez tiros de pistola contra a vítima. Uma guarnição da Cavalaria da Polícia Militar esteve no local para realizar o isolamento da área. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas quando chegou já não havia mais nada a ser feito, uma vez que Francisco já estava sem vida.
A Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) foi acionada e é aguardada no local para realizar os procedimentos periciais e a liberação do corpo.
Até o momento, não há informações sobre a identidade do atirador ou a motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Informações da Polícia Militar apontam que o homem encontrado morto na última terça-feira (2) em uma estrada na região da Praia Grande, em Várzea Grande, foi assassinado por ter supostamente cometido um estupro de vulnerável. A vítima, conhecida apenas como Maranhão' foi encontrada com mãos e pés amarrados.
A Polícia Militar prendeu um casal, de 27 e 41 anos, suspeito de envolvimento no assassinato. A investigação iniciou apontou que o homem teria sido sequestrado por membros da facção criminosa Comando Vermelho em um bar e levado até uma região isolada. O carro usado no crime foi identificado.
Durante as diligências, o casal foi localizado sendo que o suspeito, conhecido como Magrão, alegou que seria um 'disciplina' da facção. A esposa dele, que sabia do crime, atuava na contabilidade.
Magrão afirmou que cometeu o crime devido a um suposto estupro de vulnerável cometido pela vítima. Com isso, o homem teve a morte decretada pela facção criminosa. Posteriormente, ambos foram encaminhados para a delegacia. O assassinato é investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP).
Luiz Afonso da Cruz Palheta, 26, morreu em confronto com a Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (3), em Sorriso. Ele foi identificado como o principal suspeito de sequestrar e matar Gabriel Feitosa da Silva, 24, encontrado no rio Lira, na manhã de terça-feira (2).
Conforme informações do delegado Paulo Brambilla, as suspeitas são de que o criminoso tenha cometido diversos assassinatos na região, inclusive reconhecido como autor da morte de Gabriel Feitosa.
“É um sujeito que possui vários mandados de prisão em aberto e, hoje, nós identificamos o local que ele estaria se escondendo. Por se tratar de um sujeito de alta periculosidade, toda a delegacia foi acionada para realizar esse mandado de prisão. Ao chegar no local, ele estava com uma arma de fogo e vários uniformes de polícia, de segurança, municiado e disparou contra os policiais”, afirmou o delegado.
Gabriel Feitosa foi encontrado com uma corda no pescoço. Segundo o delegado, o suspeito e outro comparsa puxaram a amarra, cada um de um lado, a ponto de quase decapitar a vítima.
“É um elemento de extrema crueldade e periculosidade, vindo foragido do estado do Pará, onde ele era procurado por diversos crimes”, finalizou.
O caso
O corpo de Gabriel Feitosa da Silva, 24, foi encontrado no rio Lira, na manhã dessa terça-feira (2), após sequestrado e tortura, em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). Dois suspeitos pelo crime foram presos na noite de segunda-feira (1).
Conforme informações, a vítima e a namorada marcaram de se encontrar em um bar, quando ambos foram sequestrados pela dupla de suspeitos. A jovem foi mantida em cárcere e ameaçada de morte, obrigada a fugir da cidade.
Segundo o delegado Bruno França, os criminosos concluíram que Gabriel Feitosa fazia parte de uma facção criminosa rival e, por isso, o sequestraram. À polícia, a família contou que a vítima já sabia que estava "jurada de morte" pela facção criminosa.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no crime.
A Câmara Municipal de Cáceres participou de reunião no Distrito do Caramujo, no último final de semana, com o objetivo de debater melhorias em diversos serviços públicos essenciais para a comunidade, como asfaltamento, saneamento básico, distribuição de energia e transporte escolar.
O encontro, convocado pela Associação de Moradores AMPROSAC do Distrito do Caramujo, reuniu autoridades políticas, entre vereadores e secretários municipais, além da população local, que cobrou ações efetivas do Poder Público.
Um dos principais temas em pauta foi a necessidade de garantir o transporte de estudantes universitários residentes no Caramujo e no Distrito Horizonte D' Oeste para a zona urbana de Cáceres.
Soluções em Debate para o Transporte Universitário
O presidente da Câmara, Flávio Negação (MDB), sugeriu a utilização dos ônibus escolares ("Amarelinhos") para o transporte dos universitários, ressaltando a urgência de se encontrar uma solução viável. "Não é possível que Cáceres, sendo polo da região Oeste e com um orçamento de mais de um bilhão, não consiga transportar seus estudantes universitários da zona rural", enfatizou.
O vice-prefeito, Luiz Landim, explicou que questões legais impedem o uso dos "Amarelinhos", financiados com recursos do Fundeb, para o transporte de estudantes universitários.
Após a explanação e intensos debates entre as autoridades do Executivo e Legislativo, uma alternativa vislumbrada foi a utilização dos ônibus municipais que atendem às Secretarias de Assistência Social e de Esporte.
Outras Demandas em Discussão
Além da questão do transporte universitário, a reunião abordou outras pautas importantes para o Distrito do Caramujo, incluindo:
Manutenção das Ruas: Foi cobrada a destinação da emenda parlamentar do então deputado federal Leonardo Albuquerque para o asfaltamento das ruas do Caramujo.
Regularização Fundiária (REURB): Buscando a incorporação de núcleos habitacionais informais e a garantia de titulação de propriedade aos moradores.
Inadimplência com a Autarquia Águas do Pantanal: Debate sobre os débitos dos moradores com a Autarquia.
Distribuição de Energia: Necessidade de distribuição de rede de energia de qualidade para o Distrito.
Reforma da Escola: Moradores relataram o "abandono" da escola local há dois anos, com urgente necessidade de reforma.
Presenças e Compromisso da Câmara
Além do presidente Flávio Negação, participaram da reunião os vereadores Rubens Macedo (UB), Professor Domingos (PSB) e Manga Rosa (PSB), bem como o secretário de Estado, Leonardo Albuquerque, e os secretários municipais Jeremias Pereira Leite (Assuntos Estratégicos), Wesley de Souza Lopes (Infraestrutura e Logística), Alessandra Castilho (Turismo e Cultura) e Wilson Kishi (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).