Na manhã de ontem, (5), terça feira, por volta das 10Hs, a Polícia Militar foi acionada para verificar uma denúncia de um indivíduo em atitude suspeita que estaria passeando em uma bicicleta com uma TV na garupa pelo Bairro Monte Verde.
Após a informação e de posse da ‘feição’ do indivíduo a rádio patrulha realizou diligências nas imediações e passando pela Avenida 7 de Setembro conseguiu avistar o ciclista, que este, ao perceber a presença da viatura começou a pedalar numa velocidade medonha e sempre olhando para trás, sendo que logo foi abordado e se identificou como de apelido ‘Risadinha’, de 43 anos, e após ser checado verificou que o mesmo possui várias passagens pelos crimes de roubo e furto, e ao ser perguntado sobre a TV que levava para passear ele não soube explicar a origem.
Segundo a PM, a TV ainda estava com o suporte de fixação de parede, sem controle e sem o cabo de alimentação.
Diante da atitude suspeita ‘Risadinha’ e a TV foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.
No começo da manhã desta quarta feira, (6), por volta das 04:30Hs, a Polícia Militar recebeu uma informação que naquele momento estaria acontecendo um sequestro em andamento e que teriam integrantes de uma facção em poder das vítimas e que possivelmente seriam executadas.
Diante das informações, as equipes da Força Tática, militares do 6º batalhão e da Polícia Ambiental, realizaram diligências pela cidade a fim de verificar a denúncia, e quando chegaram a uma residência aparentemente abandonada, utilizadas por membros de facção para guardar substâncias ilícitas, localizada na Rua Flores Vigo, no Bairro Jardim Imperial, mas ao adentrar ao local ninguém foi encontrado, apenas um pote de achocolatado contendo em seu interior entorpecentes (maconha e pasta base de cocaína), além de várias cestas básicas (sacolões).
Dando continuidade as diligências, a equipe da Força Tática realizando uma varredura em um matagal conseguiu encontrar as vítimas, sendo um adolescente de 17 anos e um jovem de iniciais E.G.S. de 18 anos, que se encontravam amarradas, ensanguentadas e com dedos das mãos decepadas, sendo que, ao perceber a presença da polícia os suspeitos fugiram pulando muros e passando por um ferro velho, próximo ao local, mas foram acompanhados onde foi possível realizar da detenção de dois dos suspeitos, de iniciais H.G.F. de 23 e E.G.O. de 19 anos, ambos integrantes de uma facção criminosa.
Segundo a PM os suspeitos estavam torturando as vítimas a fim de obter informações da facção rival, que durante a tortura arrancaram alguns dedos das vítimas com faca, além de agredi-los, bem como, usando armas de fogo para manter as vítimas no local.
Foi acionado o corpo de bombeiros que compareceu ao local e encaminhou as vítimas até a UPA onde permaneceram recebendo cuidados médicos.
As vítimas relataram aos policias que quatro indivíduos estavam mantendo os mesmos em cárcere á procura de desafetos que seriam responsáveis pela morte de João Paulo (ocorrido no dia 31 de agosto, no Bairro São José), que chegaram a apontá-los como partícipe do crime e que, algum tempo depois confessaram que iriam matá-los, mas por sorte foram salvos pela polícia.
Foi realizada uma varredura no local do cárcere e foram localizados três celulares e sacolas com substância entorpecentes.
Foi solicitado apoio da Polícia Civil e a Politec, onde compareceu o Delegado Marlon Nogueira, Titular da DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa) que realizaram os trabalhos de praxe.
Na manhã desta quarta feira, (6), por volta das 07:40Hs a Policia Militar recebeu uma informação que havia uma pessoa com ferimentos na cabeça, caída em frente a uma residência localizada na Rua Frei de Arruda, no Bairro Maracananzinho.
Após a informação a rádio patrulha rapidamente foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, em seguida foi acionado o corpo de bombeiros que foi verificado que a vítima, um jovem de aproximadamente 20 anos, já se encontrava em óbito.
A Polícia Civil e a Poitec foram acionados e realizaram os trabalhos de praxe.
A Polícia Militar e a Polícia Civil durante diligências em uma vila, em frente ao local do crime, encontraram uma mulher de iniciais R.B.S. de 50 anos, com hematomas no rosto e nas pernas, então, perguntado sobre o acontecido a mesma passou a relatar que quem teria matado a vítima era seu amásio, de iniciais J.M.Q. de 38 anos, com a ajuda do seu filho de iniciais V.R.B. de 19 anos, em seguida a mesma disse que eles poderiam estar em um bar localizado na Avenida Talhamares.
Após o relado da cidadã as equipes realizaram rondas nas imediações e na referida via o suspeito foi encontrado e detido, e na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado.
O suspeito confessou a autoria do crime, dizendo ainda que matou o jovem por que ele teria agredido a sua amásia, aonde chegaram a entrar em luta corporal, mas com a ajuda do seu enteado mataram a vítima com uma pedrada na cabeça, que o papel do seu enteado foi apenas segurar a vítima para que ele pudesse jogar a pedra grande em sua cabeça, em seguida, fugiu em direção a Avenida Talhamares, onde foi detido pela polícia.
ATUALIZADA
Nesse exato momento, 12Hs, a Polícia Militar conseguiu encontrar o segundo envolvido no homicídio, segundo a PM, ele estava escondido em uma residência localizada na Avenida dos Estados, no Bairro Guanabara, e ainda em posse da moto da vítima.
Segundo ainda a Polícia, no local do crime foi encontrado um tablete de maconha escondido em um pneu, e que, segundo a proprietária da residência e o suspeito, a droga pertence ao seu filho que participou do crime e fugiu.
As equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizaram rodas pelas imediações na tentativa de localizar o suspeito, porém, sem êxito.
Quadrilha que planejava matar integrantes de outra facção criminosa foi presa ontem, terça-feira (5). Ação resultou na prisão de dois integrantes em Tangará da Serra e 5 pessoas em Barra do Bugres, sendo um deles menor de idade.
Conforme informações, os policiais realizaram a abordagem de um Volkswagen Gol em Barra do Bugres, com dois homens de 33 e 36 anos e sem cinto de segurança. Dentro do veículo foram encontrados duas placas de carro, que os suspeitos não souberam informar a origem, mas disseram que elas seriam deixadas em Tangará.
Ambos informaram, ainda, que deixaram uma sacola com munições em uma casa da região. No local, foram encontradas 50 munições calibre. 380 e 50 munições calibre.40.
Durante investigação, foi constatado que o carro tinha queixa de furto em agosto. Diante das informações, os dois foram encaminhados para a delegacia, um deles, já utilizava tornozeleira eletrônica.
Ainda em investigação, os policiais iniciaram buscas em Tangará da Serra e localizaram uma residência onde estavam escondidos uma quadrilha que organizava uma ação criminosa, 4 foram presos e um menor apreendido.
Dentro da casa, foram encontrados 4 papelotes de maconha, dois pedaços de maconha e 4 papelotes de cocaína. Eles ainda informaram que estavam se planejando para matar integrantes de outra facção criminosa, no município de Barra do Bugres.
Os militares conseguiram uma quebra de sigilo telefônico dos aparelhos apreendidos, pois toda a ação estava sendo planejada através das redes sociais. Nos telefones ainda foram encontrados imagens e áudios que possam ajudar na investigação de outras ações criminosas, principalmente em Barra do Bugres.
A Câmara de Cáceres debateu e aprovou oito projetos de leis, 14 indicações, 10 requerimentos e uma Moção de Pesar, durante a ordinária de segunda-feira (4/7). A população pôde acompanhar a sessão presecialmente, do plenário da Casa de Leis, que fica no Centro Histórico da Cidade; ou no modo online, pelo canal da Câmara no Yotube.
Um dos projetos de destaque doi a lei que institui a campanha permente de conscietização da depressão infantil e adolescência no âmbito municipal. O Projeto de Lei (PL), sob o número 14/23, de autoria do vereador Flávio Negação (UNIÃO), foi aprovado por unanimidade pela Casa de Leis.
Negação agradeceu ao colegas pelo apoio, e ressaltou a importância da medida: "É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha", disse na tribuna.
Entre as medidas sugeridas pela lei, a prefeitura ficará responsável por nomear uma equipe de profissionais vinculados ao tema, e que integrem o quadro de servidores do Executivo para promoverem a campanha.
Os demais vereadores e vereadores elogiaram a projeto e destacaram a importância de se combater a depressão ainda na infância, para que a doença não se torne algo inversível durante a vida adulta das pessoas.
O pleno da Câmara também aprovou o PL 65/23, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o parcelamento de solo e desmembramento de lotes no município de Cáceres.
Durante a sessão também foi realizado o ato de posse do suplente de vereador, Lorival Motta (PT). Ele assume o cargo titular de vereador por 30 dias no lugar da vereadora professora Mazéh Silva (PT), que se licenciou por questões pessoais.
Lorival fez o juramento de posse e falou um pouco sobre suas bandeiras que irá defender durante sua atuação como parlamentar. A principal dela é a defesa dos direitos dos pescadores e pescadores de Cáceres.
PATRIMÔNIO DEMOLIDO
Durante a sessão, também foram aprovados 14 requerimentos, com objetivo de pedir esclarescimentos de determiandas ações desenvolvidas pela prefeitura na cidade.
Um requerimento que gerou bastante debate entre os parlamentares pede informações quanto a demolição de um imóvel tombado, pelo Patrimônio Histórico, na avenidade General Osório.
O documento é de autoria do vereador Cézare Pastorello (PT). Ele solicita uma série de documentos ao Executivo municipal, entre os quais, laudos e vistorias que atestem para a demolição, bem como o responsável técnico pela medida.
"É importante dizer que o IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] não manda na cidade. Ele tem uma competência, que inclusive eu considero que foi incompetente neste caso, de apenas dar um parecer sob aquele objeto que foi questionado. Ele não determinou e nem autorizou a demolição. Ele tão somente opinou que a demolição seria possível", disse Pastorello.
Já outros parlamentares concordaram com a medida da prefeitura em demolir o patromônio. Alguns pontuaram que a casa corria sérios riscos de desabamento.
"Aquela obra ela foi condenada pela Defesa Civil. Houve todo um processo de fiscalização, e acima das burocracias esta a vida humana", argumentou o vereador Isaías Ribeiro (Cidadania).
O requerimento dividiu a opnião dos e das parlamentares, e foi aprovado por uma margem curta de votos: 5 a 4. Votaram contra o requerimento Isaias Bezerra, Rubens Macedo (PTB), Jeronimo Gonçalves (PSB) e Lacerda do Aki (PRTB).
O parlamento também aprovou 6 aberturas de créditos dicionais especiais ao Poder Executivo. Os valores foram autorizados às secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação, Saúde e Infraestrutura.
Só na Assistência Social, a Câmara aprovou a liberação de recursos na ordem de R$ 6, 7 milhões, para a construção de 50 casas no bairro Vitória Régia.
Trata-se de unidades habitacionais destinadas às famílias de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
O crédito adicional especial é um recurso extra, que surge durante o exercício da gestão municipal, que não estava previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), que é aprovada, a cada final de ano, pela Câmara de Cáceres. E pelo fato do recurso não estar previsto no orçamento, é que se faz necessário o Executivo pedir uma autorização da Câmara para liberar o valor.
VISITA DA DEFENSORIA
A sessão ordinária também contou com a visita da defensora pública-geral, Luizane Castro, e do primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borgens Freitas.
Eles fizeram uma apresentação do trabalho do órgão e pediram apoio da Casa de Leis, para viabilizar um terreno ou prédio para o Defensoria no município.
O presidente da Câmara, Luiz Landim (PV), manifestou apoio a luta do órgão para conseguir uma sede própria: "Podem contar com nosso apoio, o apoio de toda a Casa, eleita para representar o povo de Cáceres”, disse.
No começo da noite desta terça feira, (5), uma mulher foi morta a facadas na residência onde estava com sua companheira, no Bairro Jardim Aparecida, na cidade de Mirassol D'Oeste.
A companheira da vítima posteriormente acabou sendo presa pela autoria do crime.
A página de notícias na “Mira do Cleitson” da cidade de Mirassol D'Oeste esteve no local e transmitiu a ocorrência ao vivo em seu canal.
Veja como o crime aconteceu na reportagem de Cleitson Gonçalves.
Um Guia espiritual, de 49 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso nesta terça-feira (05) acusado de abusar de 7 mulheres, em Cuiabá. Prisão foi feita pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM). Uma das vítimas era menor de idade. Segundo investigações da polícia, o homem praticava os abusos alegando que era o espirito encarnado.
Investigações começaram após as vítimas procurarem a Delegacia da Mulher de Cuiabá relatando os abusos sofridos. Segundo informações, o suspeito utilizava a rede social Tik Tok para atrair as vítimas para sua “tenda religiosa”, prometendo cura.
Abusos ocorriam quando o homem ficava sozinho com as vítimas e dizia que era o espirito encarnado. Com base nas investigações, o delegado Cley Celestino representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça e cumprido na tarde desta terça-feira (05), pelos policiais da DEDM.
Delegada titular da DEDM, Judá Marcondes, acredita que com a prisão do guia espiritual, novas vítimas devem aparecer.
“Possivelmente, há outras vítimas que sofreram abusos durante supostos atendimentos espirituais e que serão encorajadas a fazer novas denúncias contra o investigado”, disse.