Evanildo Oliveira da Silva, 48, morreu após atropelar uma capivara na noite de ontem, segunda-feira (11), na MT-486, em Poxoréu. Vítima estava em uma motocicleta Honda 300.
Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Civil foi acionada por volta das 23h para atender um de acidente de trânsito na zona rural.
Ao chegar no local, foi constatado que o condutor trafegava pela Ricardo Daltrozo quando atingiu o animal que atravessava a pista. Com o impacto, o motociclista e a Capivara morreram.
A Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) foi acionada para análise da ocorrência e liberação do corpo, que posteriormente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia.
Na tarde de ontem, (11), segunda feira, por volta das 15Hs, a senhora de iniciais S.C. de 47 anos procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonistas na 1DP que no último dia 08/12, (sexta feira), por volta das 22Hs, seguia a pé, pela Rua do Lavapés, com destino a UPA, já que, não estava se sentindo bem, porém, em dado momento, durante o trajeto, foi abordada por dois malandros em uma bicicleta, que encostaram ao seu lado e, um deles, já anunciou o ‘serviço’, o roubo, dizendo; “passa o celular, passa o celular”.
A comunicante contou que no momento respondeu. “ta louco”, nisso, o malandro que estava pilotando a calanga segurou em seu braço e ela, tentou esconder o aparelho celular, porém, o comparsa lhe deu um coice na perna, nisso, ela soltou o celular e o malandro pegou, embarcou na garupa do ‘colega de serviço’ e fugiram, tomando rumo ignorado.
A comunicante disse ainda que minutos após, dois rapazes que passavam pelo local, começaram a seguir os malandros e verificaram que eles entregaram o celular roubado para uma gordinha que estava próximo ao Senai, na Rua Cel. Ponce.
A vítima relatou que não registrou o boletim de ocorrência porque não estava bem de saúde, mas, chegou a procurar a ‘gordinha’ e que, ao encontrar, perguntou do seu aparelho celular e a mesma disse que naquele mesmo dia ela foi enquadrada pela PM e entregou o aparelho.
Diante dessa vagabundagem ela procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedi providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Na manhã de ontem, (11), segunda feira, o cidadão de iniciais E.K. de 38 anos procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores de plantão na 1DP que possui uma conta no Banco Sicoob e que, ao consultar o seu extrato bancário se assustou ao verificar que haviam realizado uma transferência indevida em sua conta no valor de R$ 20,00 (vinte reais), tendo como favorecido um indivíduo que ele não conhece.
O comunicante afirmou ainda que desconhece essa transferência, que, provavelmente seu aparelho celular foi clonado para realizar tal ação.
Diante dessa vagabundagem ele resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
Dois homens foram flagrados praticando atos obscenos em público, na tarde de ontem, segunda-feira (11), em Rondonópolis. Segundo informações do 5º Batalhão da Polícia Militar, os suspeitos esfregavam os pênis um no outro e faziam a "orgia" na frente de crianças.
Durante a abordagem, os policiais constataram que ambos estavam bêbados e, por isso, tiveram que usar força moderada para realizar a prisão dos dois. A dupla já possui passagem criminal.
Um deles por dano qualificado e lesão corporal, e o outro por ameaça, estupro de vulnerável, furto, lesão corporal e dano. Os homens foram encaminhados á Polícia Civil.
Um corpo masculino, ainda não identificado, foi encontrado em estado avançado de decomposição no rio Cuiabá, na noite de ontem, segunda-feira (11), na comunidade rural Miguel Velho, em Santo Antonio do Leverger.
Segundo informações do Lapada Lapada, um pescador estava voltando para a margem do rio quando sentiu um cheiro forte, ao se aproximar ele logo ele avistou o corpo flutuando próximo a árvores.
Polícia Militar da região foi acionado e constatou o fato. O Corpo de Bombeiros também esteve no local, porém em razão do horário irá fazer a remoção do corpo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (12).
A ocorrência foi registrada e o caso será investigado.
Imagine uma pilha de documentos com mais de 341 mil papeis. Fica até difícil de mensurar o montante. Mas essa é a economia que a Câmara de Cáceres tem feito desde 2022, a partir da implantação de um sistema digital para gerenciar os documentos que tramitam na casa de leis.
O sistema tem sido benéfico em relação à sustentabilidade. Nos últimos dois anos, a digitalização já gerou redução de custos envolvendo milhares de papeis. Nesse período, o sistema já gerou mais de 55 mil documentos oficiais, economizando 341.549 impressões. O meio ambiente agradece.
"Quando a Câmara Municipal de Cáceres contratou o serviço de processo eletrônico a demanda pelo uso do papel caiu drasticamente. Para se ter uma ideia, alguns processos de contratações continham, mais ou menos, de 200 a 300 folhas cada. Isso somente com os processos de contratações, de um único setor administrativo. Chegamos a ter processo com quase mil folhas", recorda Charles Finney, diretor geral do órgão.
Ele reforça que com a escolha do processo eletrônico, o uso do papel foi relegado a um segundo plano.
"Priorizamos a tramitação via sistema, que possui toda a segurança e comodidade, pois os servidores não precisam levar os processos físicos de um setor ao outro. A confiabilidade nesse método de tramitação é alta, pois assegura que o processo não se perca, como já ocorreu em outras épocas aqui na Câmara", frisa o servidor.
MAIS TRANSPARÊNCIA
A canalização dos processos em um único lugar foi um divisor de águas para o Legislativo cacerense, no entendimento do servidor Lucas Sposito, que é o controlador interno da Câmara.
Sposito viveu as duas fases: a analógica, quando a tramitação de documentos era majoritariamente física; e a digital, desde 2022.
Ele lembra que na primeira fase muitos documentos se perdiam no meio do caminho por conta do leva e traz entre os setores. Do ponto de vista da transparência também era muito complicado, pois a controladoria não possuía acesso direto à documentação para fazer os relatórios.
Atualmente a realidade é bem diferente. "Com apenas alguns cliques consigo ter acesso ao fluxo de documentação de diferentes setores. Isso otimiza o trabalho, traz mais segurança na informação e transparência pública", afirma.
A visão também é compartilhada pelo ouvidor da Câmara de Cáceres, Jefferson Blun. O servidor enfatiza que o Legislativo promoveu uma revolução ao digitalizar seus processos administrativos.
Ele destaca que ficou muito mais ágil e eficiente a tramitação de ofícios, comunicados, informes de reuniões, processos licitatórios e tantos outros procedimentos que ocorrem diariamente na Câmara. "Sem contar que há muito mais segurança na movimentação desses processos e na gestão documental da Câmara. Quem ganha com isso são os cidadãos e cidadãs cacerenses", enfatiza.
SAPL
O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é outra importante ferramenta da política de transparência e digitalização dos processos da Câmara.
É no SAPL que qualquer cacerense pode acessar de maneira simples e intuitiva toda a atividade parlamentar produzida na Câmara, como projetos de leis, indicações, requerimentos, moções de aplausos ou repúdios, parecer de contas da gestão municipal, bem como as atas das reuniões das comissões parlamentares, a exemplo da Comissão de Constituição, Justiça, Trabalho e Redação (CCJ).
Na manhã desta segunda feira, (11), por volta das 11:30Hs, um cidadão de 54 anos procurou a delegacia de polícia relatado aos investigadores de plantão na 1DP que teve um relacionamento com uma determinada mulher, porém, atualmente se encontra separado dela, mas, mesmo assim o ex-marido dela vive lhe perseguindo e lhe ameaçando de morte, inclusive, o suspeito chegou a ir até o buteco do seu irmão e lá, disse novamente que vai lhe matar.
Diante da situação e com receio das ameaças ele resolveu procurar a delegacia de polícia par comunicar o fato e pedir providências.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.