Waldeci de Oliveira, de 39 anos, foi encontrado morto dentro de um carro no município de General Carneiro, na madrugada desta quinta-feira (6).
Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o irmão de Waldeci foi quem encontrou o corpo. A testemunha disse que estava com o irmão bebendo em um bar e que Waldeci foi deitar no carro, um Fiat Uno. Aproximadamente uma hora depois, quando decidiram ir embora e chegaram ao veículo, perceberam que ele estava desacordado.
Waldeci estava no banco traseiro do veículo, já sem sinais vitais.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), que irá apontar a causa da morte. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.
A Polícia Civil apreendeu 211 tabletes de pasta base de cocaína, transportados em um Fiat Uno, nesta quinta-feira (6/3), em ação realizada pelas equipes da Delegacia de Mirassol d’Oeste e da Delegacia Especial de Fronteira (Defron).
A apreensão foi realizada dentro da operação Protetor das Divisas e Fronteiras, em trabalho conjunto da Polícia Civil com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas pelo transporte da carga de entorpecentes.
A ação também integra os trabalhos do programa Tolerância Zero, idealizado pelo Governo de Mato Grosso, para combate à atuação de facções criminosas.
Durante as investigações do tráfico de drogas na região de fronteira, as equipes de Segurança Pública receberam informações de que um veículo Fiat Uno, prata, estava transportando grande quantidade de entorpecente e que possivelmente passaria pelas cidades de Mirassol d’Oeste e São José dos Quatro Marcos.
Com base nas informações, os policiais da Delegacia de Mirassol d’Oeste iniciaram as diligências e conseguiram identificar e abordar o veículo suspeito. Ao ser abordado, o condutor do Fiat quebrou o seu aparelho celular, com a finalidade de ocultar provas e outros elementos que pudessem auxiliar nas investigações.
Durante a busca veicular, os policiais encontraram 211 tabletes de pasta base de cocaína que estavam ocultados em sacos de ráfia, de cor amarela, por todo veículo, nos bancos da frente, bancos de trás e no interior do porta-malas.
Diante dos fatos, todo material ilícito foi apreendido. O motorista foi conduzido à Delegacia de Mirassol d’Oeste, interrogado pelo delegado Gustavo Ataíde e lavrado o flagrante de tráfico. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos no crime.
Na tarde desta quinta feira, (6), por volta das 17:30Hs, uma jovem de 18 anos procurou a delegacia de polícia queixando do furto de sua bicicleta de marca Raider de cor preta/vermelha, aro 29, acontecido em frente a clínica de saúde, localizada no centro da cidade, local onde trabalha.
A comunicante, revoltada sem quantia, relatou aos investigadores de plantão na 1DP ao chagar ao trabalho deixou sua bicicleta estacionada na lateral da clínica, porém, ao sair para o almoço verificou que a bicicleta havia sumido, pois é, bardêaram a sua condução, sendo que, ao olhar as imagens das câmeras de segurança do local, curiosamente avistou o desocupado pânhando a sua bike.
Diante dessa vadiagem ela procurou a delegacia de polícia para entregar as imagens do ‘ninja’ e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) em posse das imagens, investiga o caso.
O juiz Bruno D’ Oliveira Marques negou o pedido do advogado Pitágoras Pinto Arruda para suspender a lei sancionada pelo governador Mauro Mendes (União), que determina o fechamento dos mercadinhos nos presídios do Estado.
A decisão foi publicada na última sexta-feira (28).
Conforme o magistrado, o advogado entrou com uma ação popular e esse tipo de via não é a correta quando se quer discutir proteção de direitos individuais.
“Além disso, o ordenamento jurídico já prevê mecanismos próprios para a proteção dos direitos dos reeducandos, sendo a ação civil pública o meio processual adequado para a tutela dos interesses dessa parcela da população, com legitimidade ativa conferida ao Ministério Público, à Defensoria Pública e demais entes legitimados, nos termos do artigo 5º da Lei nº 7.347/1985”, pontuou o juiz.
“Assim, impõe-se o reconhecimento da inadequação da ação popular para o caso concreto, com a consequente extinção do feito sem resolução de mérito”, completou.
Na ação, Pitágoras classificou como imposição as normas estabelecidas pela Lei Estadual nº 12.792/2025, que criou regras mais rígidas para os presídios de Mato Grosso.
O advogado sustentou que o fechamento do mercadinho ocorreu sem que o Estado tenha estruturado uma alternativa viável para suprir as necessidades básicas dos detentos, configurando violação à Lei de Execução Penal (LEP), especialmente ao artigo 13, que assegura a assistência material aos presos.
Entretanto, a ação nem foi analisada pelo juiz, devido à via utilizada pelo advogado ter sido equivocada.
Um criminoso atirou no próprio tio durante uma tentativa de roubo a uma casa no distrito de São Lourenço de Fátima, em Juscimeira, na noite de ontem, quarta-feira (5). Após os disparos, o criminoso, acompanhado de um comparsa, fugiu em um carro de cor preta.
Conforme o site Agora MT, a vítima relatou que o sobrinho pediu dinheiro, eles discutiram e, durante a alteração, ele acabou baleado no braço. O homem foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar.
Policiais militares da região realizam rondas para prender os criminosos. O caso foi entregue á Polícia Civil.
A Polícia Civil prendeu o atirador que matou o advogado Renato Nery. Ele seria caseiro da chácara de um dos policias que também são alvos de mandado de prisão da Operação Office Crimes - A Outra Face, deflagrada nesta quinta-feira (06).
Além, do atirador foram presos quatro policiais militares e um está foragido.
As buscas foram cumpridas em uma chácara de uso dos investigados situada no bairro Capão Grande, em Várzea Grande, e no Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.
As ordens judiciais foram decretadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá (Nipo), no decorrer das investigações conduzidas pela DHPP.
Nesta fase da Operação Office Crime - A Outra Face também foi apreendida uma pistola utilizada no homicídio. Os policiais civis também identificaram a rota de fuga usada pelo executor do crime, bem como a motocicleta usada e que foi apreendida.
O homicídio
Renato Nery morreu aos 72 anos, atingido por disparos de arma de fogo no dia 5 de julho do ano passado, na frente de seu escritório, na Capital. O advogado foi socorrido e submetido a uma cirurgia em um hospital privado de Cuiabá, mas foi a óbito horas após o procedimento médico.
Desde a ocorrência do homicídio, a DHPP realizou inúmeras diligências investigativas, com levantamentos técnicos e periciais, a fim de esclarecer a execução do profissional. As investigações da DHPP apontam a disputa de terra como a motivação para o homicídio de Renato Nery.
Na manhã desta quinta feira, (6), por volta das 10:30Hs, a senhora de iniciais A.E, procurou a delegacia de polícia queixando do furto da bicicleta do seu filho, adolescente, de 17 anos, sendo uma de marca Colli Atlanta de alumínio, aro 29.
A comunicante relatou aos investigadores de plantão na 1DP que na noite anterior, (quarta feira), deixou a bicicleta devidamente trancada com corrente e cadeado, aos fundos da Igreja Catedral, e foi participar da missa, porém, ao sair, verificou que a bicicleta havia sumido, ou seja, algum malandro baixou por lá e carregou a bicicleta do seu filho.
Diante dessa vagabundagem ela resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.