Na manhã de hoje, (9), quarta feira, a Polícia Civil através da DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), durante diligências investigativas com objetivo de encontrar outros envolvidos no crime de furto da loja agropecuária na madrugada, ao passar pela Rua Sete Copas, no Bairro Massa Barro, avistou uma celebridade na área de uma casa abandonada de cor amarela, que de pronto foi abordada, sendo uma mulher de iniciais G. de 31 anos, sendo que, em frente à referida residência havia uma moto Honda Biz de cor branca, que, a mesma informou que a nave estava com ela, então, os investigadores realizaram uma busca no baú da moto e foi encontrada uma bolsa feminina contendo em seu interior três papelotes pequenos de pasta base, um papelote médio da mesma substância, uma porção média de maconha e a quantia de R$ 294,50 (duzentos e noventa e quatro reais e cinquenta centavos).
Diante da situação a suspeita e os materiais apreendidos foram encaminhados ao CISC para as devidas providências.
Diante da situação foi registrado o boletim de ocorrência.
Na manhã desta quarta feira, (9), por volta das 11Hs, o cidadão de iniciais E.R. de 31 anos, procurou a delegacia de polícia queixando do ataque da gatunada em sua residência localizada no Bairro Jardim Cidade Nova.
O comunicante, revoltado sem quantia, relatou aos investigadores de plantão na 1DP que passou a noite trabalhando e, nesta manhã, ao chegar a sua residência encontrou a janela arrombada, ai pronto, já bateu o desespero, por que sabe muito bem que aqui tem ladrão roubando pirulito da boca de criança, quando entrou viu o local todo revirado e que de lá o vagabundo carregou; várias peças de roupas, perfumes, correntes, um par de tênis e um aparelho celular de marca Samsung.
Diante dessa patifaria ele procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Na manhã desta quarta feira, (9), por volta das 11Hs, o senhor Fabiano Aparecido, compareceu na delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonistas na 1DP que no começo da manhã, por volta das 07:40Hs, recebeu uma ligação de uma vizinha da residência do seu pai, Ermídio Rodrigues da Silva, de 71 anos, informando que há aproximadamente dois a três dias não avistou nenhuma movimentação do seu pai, que, a última vez que o viu foi na segunda feira, (7).
Após a ligação ele foi até a residência do pai, localizada no Bairro Junco e verificou que o portão estava trancado, então, pulou o muro e, ao chegar aos fundos da casa percebeu que a porta dos fundos estava aberta, com a carteira e a chave em cima da mesa, em seguida, avistou seu pai em cima da cama, infelizmente já em óbito.
Diante da situação ele procurou a delegacia para comunicar o fato.
Na manhã desta quarta feira, (9), investigadores da DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), sob o comando do Delegado Matheus Prates, após tomar conhecimento do furto acontecido em uma loja agropecuária localizada na Avenida São Luís, ocorrido na calada da madrugada e, ao verificar as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento os policiais, de pronto, reconheceram os indivíduos envolvidos no crime, sendo um deles, de iniciais L.O, figurinha carimbada no CISC, pelos ‘trabalhos’ que realiza nas noites e madrugadas em nossa pacata cidade pantaneira.
Em posse da identificação do suspeito e do endereço, a equipe policial seguiu até uma casa abandonada no Bairro Massa Barro, local onde o mesmo fica em companhia dos comparsas consumindo entorpecentes, porém, o mesmo não foi encontrado.
Já no período da tarde a equipe policial retornou ao local e desta vez o suspeito foi encontrado, que, ao avistar os investigadores já foi confessando o crime, dizendo inclusive, que atacou a loja agropecuária na madrugada em companhia de dois ‘amiguinhos’, contando ainda que vendeu uma makita para um indivíduo em que ele não conhece, mas, que ao lado da casa, em uma quisaça, havia amoitado duas lixadeiras.
Os policias realizaram uma varredura na quisaça e conseguiram encontrar um saco branco contendo em seu interior as duas lixadeiras pertencentes a loja agropecuária.
Diante da situação o suspeito, bem como, as duas lixadeiras, foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.
As investigações continuam com objetivo encontrar outros envolvidos no crime, recuperar os restantes dos produtos, bem como, prender os receptadores.
Quando foi criada, em meados do ano passado, a Escola do Legislativo se propôs a ser um farol de conhecimento em Cáceres, "ao desenvolver ações de educação para a cidadania, visando a aproximação da sociedade ao parlamento municipal, principalmente à comunidade estudantil". Essa foi uma das premissas estabelecidas no segundo artigo do Projeto de Resolução 14/2023, que criou a Escola do Legislativo, e que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e vereadoras, em sessão ordinária do dia 17 de julho de 2023.
Passados mais de um ano da efetivação do projeto, a Escola do Legislativo tem boas histórias para contar, e vem cumprindo o que prometeu: ser um farol de conhecimento e espaço de afeto aos servidores e população cacerense.
Atualmente, a equipe da Escola é composta pelo Diretor Henrique Barcelos Moraes, servidor efetivo; Jairo Garcia Oliveira, pedagogo; e Rosilene Silva, assessora da Escola.
TRANSFORMANDO VIDAS
Uma das ações de maior destaque é a parceria com a Justiça Federal, por meio da AJUFE [Associação dos Juízes Federais do Brasil] e do Instituto Melhor, para aplicação de cursos de capacitação profissional aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Cáceres.
São 17 jovens, com até 18 anos incompletos, que dispõem de uma variedade de cursos profissionalizantes na modalidade online (EAD), ampliando as oportunidades de ressocialização e futuro profissional.
LEGISLATIVO UNIDO E FORTE
Entre os dias 17 e 20 de junho, a Escola do Legislativo organizou o maior encontro de câmaras municipais da região Oeste de Mato Grosso ao promover o 1° "LegislAtivo".
O evento, realizado no auditório da Escola Técnica de Cáceres, contou com a participação de 13 Câmaras Municipais da região e ofereceu diversas palestras sobre temas relacionados ao setor público. Destacou-se a oficina de revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, conduzida presencialmente pelo Senado Federal.
FOMENTO AO COMÉRCIO
No âmbito econômico, a Escola do Legislativo também tem dado sua contribuição à cidade.
Uma das ações nesse sentido é o termo de cooperação técnica com a Associação Comercial e Industrial de Cáceres, com objetivo de fomentar o desenvolvimento comercial do município, sem custos financeiros.
PRÁTICAS MODERNAS
Outro convênio importante foi firmado com a ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas).
Tal parceria irá proporcionar à Escola do Legislativo cacerense o acesso a recursos e práticas modernas para o desenvolvimento da instituição.
A ABEL tem como maior finalidade promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.
TRIBUNAIS EM AÇÃO
A Escola do Legislativo também contribuiu para a realização do evento "Tribunais em Ação", promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, ocorrido de 22 a 23 de maio.
O evento - que reuniu renomados especialistas do setor - foi importante para o aperfeiçoamento da administração pública, resultando em serviços de qualidade aos cidadãos e cidadãs cacerenses.
Para promover o evento, a Escola do Legislativo teve participação atuante, ao fazer convites presenciais à diversas câmara e prefeituras da região Oeste.
CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES
Neste ano, durante o mês de março, também ocorreu um curso de capacitação dos assessores de gabinete sobre organização parlamentar. A matéria foi aplicada por uma equipe de especialistas de primeira do Senado Federal.
O cidadão de iniciais L.C. de 45 anos procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonistas na 1DP que na noite do último sábado, (5), por volta das 23Hs, seguia pela Rua Riachuelo, no Bairro Cavalhada, quando de repente foi atacado por dois malandros, que encostaram ao seu lado e anunciou o ‘serviço’, o roubo, dizendo; ‘perdeu perdeu’.
O comunicante disse que tentado evitar o roubo acabou saindo no tapa com os malandros, porém, em dado momento do alôito, um dos vagabundos deu um golpe em sua cabeça onde o mesmo ficou meio ‘grogue’, e caiu, nisso, os malandros panharam o aparelho celular da empresa que trabalha e saíram tissado na carreira, tomando rumo ignorado.
Diante desse atropelo medonho ele procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.
Na noite de ontem, (8), terça feira, por volta das 20Hs, a Polícia Militar através da Força Tática durante patrulhamento pelo pacato Bairro Jardim Panorama, quando em dado momento foi informando por populares que em uma residência próxima a uma distribuidora de bebidas, estava ocorrendo o comércio de entorpecentes, já que, uma grande movimentação de usuários rondavam o local, que, os indivíduos que estariam cometendo o crime era um magro e cabeludo e outro, moreno e magro.
Após a informação a equipe policial se deslocou até o referido endereço e, como a residência não havia muros, possível observar dois indivíduos com as mesmas características descritas na denúncia, em seguida, foi realizada a abordagem aos suspeitos de 15 e 21 anos, sendo que, durante a revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, mas, ao realizar buscas nas imediações foi encontrada uma sacola plástica de cor azul contendo em seu interior um invólucro grande de maconha.
Diante dos fatos os suspeitos foram convidados a darem um passeio até o badalado CISC para as devidas providências.