Um homem, de identidade não revelada, acionou a Polícia Militar após relatar ter sido ameaçando de morte pela própria esposa por meio de mensagem de celular, onde ela dizia que iria “arrancar sua cabeça”, na noite de ontem, sexta-feira (9), no bairro Residencial Farias, em Rondonópolis.
Conforme o boletim de ocorrência, os policiais compareceram ao endereço por volta das 19h, mas a suspeita já havia deixado o local. A vítima foi orientada a registrar boletim de ocorrência e a acionar a polícia caso a mulher retornasse.
Horas depois, por volta da 1h da madrugada de sábado (10), a mulher voltou ao local supostamente portando uma faca e tentou ferir o marido, segundo relato dele. A vítima contou que conseguiu escapar correndo e evitou ser atingido.
A suspeita, por sua vez, admitiu ter corrido atrás do marido, mas negou estar armada. Ela foi detida e conduzida à delegacia para as providências cabíveis.
Na tarde de ontem, (9), seta feira, por volta das 17:30Hs, a Polícia Rodoviária Federal durante trabalho de rotina no Posto Operacional da 3ª delegacia em Cáceres realizou a abordagem a um ônibus que faz a linha Rio Branco-AC / Goiânia-GO, que, durante fiscalização dos passageiros foi verificado que um homem de 27 anos, morador de Pontes e Lacerda, estava com mandado de prisão preventiva em seu desfavor pela tipificação penal: lei 2848, artigo 213 (estupro).
Diante das informações obtidas o suspeito foi encaminhado ao CISC para as devidas providências.
Ação integrada da Polícia Militar e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) resultou na apreensão de 45 tabletes de substâncias entre cocaína, maconha e supermaconha (skank), na noite desta sexta-feira (9/5), em Pontes e Lacerda. Na ação, as forças de segurança prenderam dois homens, ambos de 27 anos, e causaram prejuízo de R$ 539 mil ao crime.
Durante execução das operações Tolerância Zero e Fronteira Segura, as equipes policiais receberam denúncias sobre uma grande quantidade de drogas que estava sendo recebida por uma pessoa, em uma residência.
Diante das informações recebidas, a força-tarefa se deslocou ao endereço e flagrou um homem, com as mesmas características informadas na denúncia, na frente da casa.
Os policiais abordaram o suspeito e entraram na casa, localizando 19 tabletes de substância análoga a cocaína, 18 tabletes de supermaconha (skank) e oito tabletes de maconha. Além disso, também foram apreendidos 18 comprimidos de ecstasy.
Questionado sobre as drogas, o suspeito afirmou que o material pertenceria a um segundo suspeito, que foi localizado em outro endereço. Ele foi abordado e confessou ser o proprietário dos entorpecentes, sem revelar detalhes da procedência da droga.
Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos para a delegacia, com o material apreendido, para as providências cabíveis.
Participaram da ação policiais militares da Força Tática do 12º Comando Regional, Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Mòvel (Rotam), Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio) e Gefron.
Na noite de ontem, (9), sexta-feira, por volta das 23Hs, a Polícia Militar em posse das imagens do furto ocorrido na madrugada em uma loja de maquiagens localizada no centro da cidade conseguiu identificar o suspeito, então, saiu em sua batalha onde o mesmo foi encontrado em uma residência onde se concentra uma grande quantidade de usuários, localizada no Bairro Massa Barro.
Diante da situação o suspeito de 21 anos, morador do Bairro Vila Nova, que inclusive, já é um freguês da delegacia, foi detido, enfiado no camburão e convidado a dar um passeio até as confortáveis instalações do CISC para as devidas providências.
Um grave acidente entre duas motocicletas resultou na morte de dois jovens na noite desta sexta-feira (9), na Avenida D, no bairro Altos do Parque I, em Cuiabá. As vítimas foram identificadas como Luiz Vitor Lopes Juvenal de Paula, de 21 anos, e Gabriel Silvério Conceição.
A Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) foi acionada para atender a ocorrência. Segundo informações preliminares apuradas no local, uma das motocicletas tentou realizar uma ultrapassagem de um automóvel ainda não identificado e invadiu a pista contrária, colidindo frontalmente com a outra moto que trafegava no sentido oposto.
Luiz Vitor morreu ainda no local. Já Gabriel, que sofreu ferimentos graves, foi socorrido, mas não resistiu e faleceu durante o trajeto para o hospital. Ambos tinham passagens pela polícia.
Equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local para realizar os procedimentos periciais e recolher os corpos.
As circunstâncias do acidente continuam sob investigação da Deletran, que busca identificar o veículo envolvido na manobra que teria causado a colisão fatal.
Uma mãe foi presa por tortura praticada contra o filho de apenas dois anos de idade. A prisão ocorreu na data de ontem, sexta-feira (9), em ação realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI) com apoio do Conselho Tutelar.
A prisão ocorreu após os policiais da DEDMCI receberem informações de que uma criança havia dado entrada no Pronto Socorro de Várzea Grande com uma fratura no braço e que mesmo diante da grave lesão, a mãe continuava agredindo o filho com tapas, beliscões e retirada do acesso venoso de medicamentos.
Segundo informações do Conselho Tutelar, as agressões ocorreram em Santo Antônio de Leverger, onde o menor e a mãe residem com outros familiares. A criança estava com o braço machucado há sete dias, sendo relatado pela mãe que o filho havia "somente" sofrido uma queda doméstica, porém ela não o levou ao hospital por ser feriado na data dos fatos e ainda mandou a criança para escola com uma blusa de frio.
Na escola, a criança ficou chorando de dor, momento em que perceberam o braço inchado e acionaram o Conselho Tutelar, que obrigou a mãe a levar o filho ao hospital, sendo contatada a necessidade de cirurgia. Além do braço lesionado, a criança apresentava vários outros hematomas como, olho roxo, unhadas na barriga, queimaduras de cigarro e marcas de mordidas.
Segundo a delegada responsável pelas investigações, Jéssica Cristina de Assis, diante das lesões causadas na vítima e dos prontuários médicos, conclui-se que a mãe vinha tem submetendo o filho a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo.
“Ficou claro que as agressões eram permanentes e mesmo diante da gravidade do quadro de saúde da criança, que está com uma fratura séria no braço, a mãe que estava pernoitando no hospital com o filho, continuava o submetendo a violações sérias, colocando em risco a vida do menor”, disse a delegada.
Diante dos fatos, a agressora foi conduzida à Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, onde após ser interrogada, foi autuada em flagrante pelo crime de tortura castigo, tendo a delegada representado ao Poder Judiciário pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.
A Câmara de Cáceres promoveu uma reunião pública, na noite desta quinta-feira (08.05), para discutir a crise na saúde municipal. O plenário ficou lotado de populares, que relataram a falta de estrutura em postos de saúde e a necessidade de se construir mais unidades em bairros periféricos da cidade. A reunião também contou com a presença de médicos e autoridades políticas de San Matías: cidade boliviana, na fronteira, que também encaminha pacientes, com casos mais urgentes, para serem atendidos em Cáceres.
Durante a reunião o povo teve voz e vez. Maria dos Reis, moradora do bairro Santo Antônio, próximo à BR-070, na saída para Cuiabá, foi à tribuna reivindicar a construção do posto de saúde no bairro.
Disse que o bairro é distante do Centro e que há muitas crianças e idosos necessitando de cuidados. "Nós queremos o básico do básico", disse.
Lázaro Gonçalves, tesoureiro da Associação de Moradores, emendou dizendo que já existe a área disponível para a construção e que agora só "depende da boa vontade do poder público".
Enfatizou que a unidade básica de saúde é fundamental, pois há moradores doentes - especialmente idosos - que não conseguem se deslocar por grandes distâncias. "Saúde de qualidade é um direito básico de todos brasileiros e é isso que queremos", reforçou.
ENCAMINHAMENTOS
O presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação (MDB), aproveitou a reunião para comunicar aos populares as ações do poder público no enfrentamento à crise da saúde.
Destacou que as providências foram tomadas - pelo município e Governo do Estado - depois de muita mobilização e pressão por parte do parlamento cacerense.
Uma das medidas mais emergências será a ampliação de leitos no Hospital Regional, como forma de mitigar a superlotação na UPA e no próprio Regional.
No âmbito municipal, será reativado o programa Sentinela, que irá atender crianças, fora da situação de urgência ou emergência, para desafogar a UPA. O programa irá funcionar a partir deste sábado (10.05), nas UBS [Unidades Básicas de Saúde] dos bairros, das 19h às 1h da madrugada.
“Nada dessas ações seriam agilizadas se não fosse o trabalho de fiscalização dos parlamentares e também a divulgação da mídia”, disse ao agradecer os veículos de comunicação local. “Conseguimos um êxito para a cidade. A união faz a força e, quando isso acontece, sempre vai sair um resultado muito positivo", acrescentou o presidente da Câmara.
REUNIÃO PRODUTIVA
O vereador Pacheco Cabeleireiro (PP) ressaltou que a reunião pública foi muito positiva, com a população cacerense e autoridades, até do país vizinho, participando em grande número.
Ele também ressaltou sua a atuação e dos demais vereadores, em prol de uma saúde mais digna aos cidadãos e cidadãs cacerenses.
"Há um tempo atrás, eu e a vereadora Elis Enfermeira (PL) estivemos na UPA, fazendo uma blitz e constatamos a superlotação. E a UPA vem sendo usada como um hospital, situação muito triste", lamentou o parlamentar.
De acordo com o protocolo, os pacientes devem ficar numa UPA, no máximo, 24 horas e, depois, serem encaminhados para unidades hospitalares de atendimento mais complexo. Mas devido a superlotação do Regional, pacientes chegam a ficar vários dias internados na UPA, o que acaba colapsando o sistema.
‘RECURSOS TEM’
O vereador Cézare Pastorello, por sua vez, destacou que o envio de recursos federais para saúde do município aumentou em 150%, chegando a R$ 29, 3 milhões no ano passado. A média dos anos anteriores, conforme o parlamentar, estava em R$ 12, 1 milhões. “É importante levar essas informações à população para que ela, quando cobrar, não ouça como desculpa ‘que faltam recursos’. Recursos têm”, enfatizou.
Também participaram da reunião pública as vereadoras, Elis Enfermeira, Jorge Augusto, Magaly Silva, Professor Domingos e Valdeniria.
PORTAS ABERTAS
Os vereadores reforçaram que as portas de Cáceres estarão sempre abertas aos irmãos bolivianos de San Matías, destacando que o SUS é universal, voltado às pessoas, sem qualquer distinção de nacionalidade, especialmente nas regiões de fronteira.
O secretário de Saúde de San Matías expressou preocupação com boatos sobre a suposta recusa de atendimento a bolivianos, esclarecendo que, neste ano, apenas 10 pacientes do município foram referenciados para o Hospital Regional de Cáceres, e que os encaminhamentos para a UPA não são realizados, sendo as referências feitas apenas em casos mais graves e urgentes.
Ao ouvir a questão, o presidente da Câmara afirmou que o parlamento vai cobrar da prefeitura a manutenção dos atendimentos “aos irmãos bolivianos”, seguindo as premissas da Constituição brasileira, de que a saúde é um direito de todos, e, que por isso, não deve haver fronteiras, principalmente entre cidades gêmeas, como é o caso de Cáceres e San Matías.
’É UM PROBLEMAS DE TODOS’
Nesse sentido, o médico boliviano Willian Belludo acrescentou que o povo de Matias está muito preocupado com a situação na saúde de Cáceres. "Somos cidades irmãs. Moramos na mesma região, há muito intercâmbio cultural: brasileiros que moram lá, bolivianos que moram aqui, então, isso faz com que o problema na saúde da região seja um problema de todos”, disse.
A reunião também contou com as autoridades bolivianas David Rai (cônsul da Bolívia), Brendo Toro Olivares (Educação), Evelin Del Aguila (Educação), Scarlet Ricaldi (Educação), Emilio Flores (Educação), Petrona Paina (vereadora), Carla Deloque (vereadora), Fred Pena (vereador) e Luiz Pierone (coordenador de cursos de medicina e vereador).