-| RIPA NOS MALANDROS |-

FOFANDO O PELO DA BUGRADA
  • BOCA NO TROMBONE
  • BANZÉ DA GATUNADA
Cáceres, 28 de outubro de 2025

SEEG FIBRAS

Espetaria e Bar do Zico

Tutu's

JOA CAR CENTER

RANZULI

BIKE & CIA

COMETA MOTOCENTER

MOREIRA TÉCNICO EM INFORMÁTICA

SOS CAÇAMBAS

AGROSEG

PEDRO CORREIA PRODUÇÕES

ÍCONE MARKETING DIGITAL

RÁDIO AMÉRICA PONTES E LACERDA

SONORA WEB

Ago 28

CPI DAS OBRAS: ENTENDA COMO A FISCALIZAÇÃO DO LEGISLATIVO PODE IMPACTAR A SUA VIDA EM CÁCERES

Por ripanosmalandros em 28/08/2025 as 13:00
Publicado em: Notícias
Foto por: Reprodução

Atualmente, na Câmara de Cáceres ocorre uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar possíveis irregularidades em contratos de licitação de obras públicas firmados entre a prefeitura e empresas privadas. Mas você sabe o que é uma CPI e qual a sua importância para a população?

As CPIs são ferramentas essenciais para garantir a transparência na gestão pública e fiscalizar o uso do dinheiro dos contribuintes. Elas atuam como um "braço" do Poder Legislativo, permitindo que vereadores, deputados ou senadores investiguem denúncias de irregularidades e cobrem explicações dos responsáveis. O objetivo final é orientar para o bom uso dos recursos, priorizando as reais necessidades da cidade e evitando o desperdício ou a má aplicação do dinheiro público.

NÃO É SHOW PIROTÉCNICO

"O trabalho de uma CPI é minucioso e exige tempo e muita dedicação, dada a grande quantidade de documentos a serem analisados", explica a presidente da Comissão, vereadora Elis Enfermeira (PL). "É um trabalho sigiloso, não um espetáculo ou show pirotécnico. Nem sempre podemos divulgar tudo, mas a população pode ter certeza de que a CPI está em constante atividade desde o dia 7 de julho, quando foi iniciada."

PRAZOS

De acordo com o relator da Comissão, vereador Jerônimo Gonçalves (PL), o prazo para conclusão dos trabalhos é de 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60 dias com a aprovação dos membros da comissão e do presidente da Câmara. "Ao final da investigação, apresentaremos um relatório final, que será lido em plenário, e o presidente da Câmara tomará as medidas jurídicas cabíveis decorrentes do relatório", completa.

A vereadora Magaly Silva também é membro titular da CPI, reforçando o compromisso do Legislativo com a transparência e a fiscalização.

ENTENDA

Para contextualizar, a CPI das Obras investiga questões como suspeitas de superfaturamento, atraso na entrega de obras, obras paralisadas, excesso de aditivos e qualidade duvidosa dos serviços prestados. Um dos casos mais emblemáticos é o da Praça da Feira, obra iniciada em 2023 com prazo de seis meses para a conclusão. Quase dois anos depois, a obra não foi entregue e o contrato já passou por diversos aditivos, elevando significativamente o custo original.

A presidente da Comissão, vereadora Elis Enfermeira, destaca ainda que as CPIs “são instrumentos importantes para fortalecer a democracia e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente, beneficiando toda a população”. Acrescenta que, ao acompanhar os trabalhos da CPI das Obras, “o cidadão cacerense exerce seu papel de fiscalizador e contribui para a construção de uma cidade melhor para todos”.

Por Márcio Camilo/Assessoria CMC


  Deixe seu Comentário 
Ago 28

PROFESSOR É DENUNCIADO POR RECRUTAR ALUNOS PARA FACÇÃO CRIMINOSA EM MT

Por ripanosmalandros em 28/08/2025 as 12:24
Publicado em: Notícias
Ocorrência Policial — Foto por: Reprodução

O Ministério Público de Mato Grosso, através da 5ª Promotoria Criminal de Sinop, denunciou um professor por envolvimento com uma organização criminosa que atuava dentro do ambiente escolar. De acordo com a investigação, ele teria exercido um papel de liderança no grupo, utilizado arma de fogo para facilitar as atividades ilegais e recrutado adolescentes para participar das ações criminosas, incluindo o tráfico de drogas. 

Conforme apontado pelo promotor de Justiça, Marcelo Linhares Ferreira, o denunciado integrou e promoveu uma organização criminosa dedicada à prática de diversos delitos violentos. Durante as investigações, foi comprovado o envolvimento do acusado, professor à época dos fatos na Escola Estadual Mário Spinelli, localizada em Sorriso, nos crimes de organização criminosa e tortura mediante sequestro. 

Consta ainda que o acusado, conhecido na escola como “Professor do CV”, teria autorizado adolescentes sob seu comando a aplicarem um “salve” (suplício corporal) em outros estudantes, em razão de boatos envolvendo membros da facção criminosa. “Ele (professor) usava as redes sociais para recrutar alunos para o Comando Vermelho introduzindo-os no tráfico de drogas, o que é um absurdo”, destacou o promotor de Justiça. 

Dados extraídos do celular do acusado comprovaram que ele se utilizava da função de professor para aliciar e recrutar alunos adolescentes para o crime organizado, inclusive intermediando o “cadastro” desses jovens como “lojistas” junto às lideranças da facção, para atuarem na comercialização de entorpecentes em favor da organização criminosa. 

O denunciado também se aproveitava da posição de professor para fornecer entorpecentes aos alunos dentro da escola. “Desta forma, resta evidente que o acusado integrou e promoveu a organização criminosa, assim como praticou o delito de tráfico ilícito de entorpecentes. Observa-se ainda que, após o ‘cadastro’ dos adolescentes, o denunciado mantinha ascendência sobre eles, seja valendo-se de sua posição de professor, seja como ‘padrinho’ na facção, evidenciando sua liderança local”, pontuou o promotor. 

No oferecimento da denúncia, o MPMT também se manifestou pela manutenção da prisão preventiva do professor. 

Por Gazeta Digital


  Deixe seu Comentário 
Ago 28

DERF CAÇA MALANDRO QUE ATACOU E ROUBOU IDOSA NA MANHÃ DE HOJE EM CÁCERES

Por ripanosmalandros em 28/08/2025 as 12:11
Publicado em: Notícias
Ocorrência Policial — Foto por: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira, (28), por volta das 10:30Hs, o cidadão de iniciais A.J. de 49 anos procurou a delegacia de polícia clamando de um roubo que sua mãe idosa, de 75 anos, sofreu há pouco tempo atrás, quando caminhava pela Rua Juscelino kubitschek, mas precisamente aos fundos da cometa volkswagen, no Bairro Jardim Cidade Nova.

O comunicante relatou aos investigadores plantonistas na 1DP que no começo da manhã, por volta das 07Hs, a sua mãe caminhada pelo referido local quando em dado momento foi atacada por um malandro sendo este, moreno e magro, usando camiseta preta e bermuda jeans, em uma bicicleta de cor escura, que parou em sua frente e anunciou o roubo, dizendo; “não grita, senão vou lhe esfaquear”, em seguida, pegou a sacola do mercado e jogou as  compras no chão, logo após, roubou sua bolsa e 10 reais. 

Segundo ainda o comunicante, após a patifaria o vagabundo fugiu tomando rumo ignorado.

A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), em posse da identificação já está na batalha do malandro.


  Deixe seu Comentário 
Ago 28

DUPLA DE CÁCERES É EXECUTADA Á TIROS DENTRO DE CASA DE RECUPERAÇÃO NA MADRUGADA DE HOJE EM VG

Por ripanosmalandros em 28/08/2025 as 07:13
Publicado em: Notícias
Ocorrência Policial — Foto por: Reprodução

Lucas Mendonça Neves, 17, e Luiz Fernando Ribeiro Batista, 29, foram assassinados por 3 homens, no quintal da comunidade terapêutica ‘Resgatados por Cristo’, no bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande, na madrugada desta quinta-feira (28). Vítimas eram de Cáceres.

De acordo com as informações apuradas pelo , a Polícia Militar foi acionada logo após a 00h para uma ocorrência envolvendo um duplo homicídio na casa de apoio.

Quando a equipe chegou, encontrou os dois homens caídos no solo, com várias lesões de tiros. Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a equipe médica confirmou as mortes ainda no local.

Cena do crime foi isolada para os trabalhos da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) – liderada pelo delegado Rogério Gomes -, bem como a Perícia Oficial (Politec).

Testemunhas contaram que todos estavam no alojamento da casa de recuperação quando, em determinado momento, 3 homens encapuzados pularam o muro e invadiram o local. Eles renderam todas as pessoas que estavam lá.

Em seguida, separaram as vítimas e as levaram para o quintal, debaixo de uma árvore. Lá, as testemunhas informaram que ouviram vários tiros e que, logo depois, os fugiram por rumo ignorado. Vítimas seriam moradoras de Cáceres. Caso é investigado.

Por Gzazeta Digital


  Deixe seu Comentário 
Ago 27

“TEMOS QUE MUDAR A EDUCAÇÃO DE NOSSOS JOVENS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”, ALERTA DELEGADA

Por ripanosmalandros em 27/08/2025 as 16:30
Publicado em: Notícias
Foto por: Reprodução

A delegada Mariell Antonini, que lidera a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Polícia Civil, alertou para a necessidade de mudança na educação dos jovens e crianças para combater a violência contra a mulher e os feminicídios no Estado.

"Não adianta eu colocar uma viatura na porta de casa de cada mulher. A violência está acontecendo dentro de casa, e nós temos que levar informação e mudar a educação dos nossos jovens desde pequenos. Tudo que a criança vive na infância vai reproduzir na vida adulta", destacou para o Jornal da Nova, da Rádio Nova FM, na última terça-feira (26.8).

Segundo a delegada, as mulheres vítimas de feminicídio em Mato Grosso foram as que mais tiveram dificuldade de romper o ciclo da violência. Até o momento, o Estado registrou 34 mortes e realizou o atendimento de mais de 11 mil mulheres, que já foram vítimas de violência. “Mas esse número não coincide com a realidade. Temos muito mais mulheres sofrendo caladas em casa”, disse.

Mariell explicou que ao romper o ciclo de violência e denunciar o agressor, as mulheres são incluídas numa rede de proteção e têm acesso a uma série de serviços.

"Elas são incluídas em grupo psicológico, são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha e contam com o aplicativo SOS Mulher. Os homens também são monitorados por tornozeleira eletrônica e participam de grupos reflexivos. Muitos falam que medida protetiva é só uma folha de papel, mas isso não é a realidade. Quando uma mulher busca uma delegacia e se mantém firme nessa decisão de romper o ciclo de violência, ela é incluída nessa série de serviços e esse caso dificilmente evolui para um feminicídio", apontou.

As mulheres vítimas de violência, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, podem também conseguir acesso a o auxílio moradia de R$ 600 por mês, pelo programa SER Família Mulher, que também encaminha para outros serviços públicos nas áreas de saúde, educação, habitação e qualificação profissional.

De acordo com Mariell, uma mulher, vítima de violência doméstica, pode demorar até dez anos para buscar ajuda.

"São fatores complexos que levam essa mulher a permanecer no ciclo de violência. Se eu sofrer qualquer crime, um roubo por exemplo, eu vou ser a vítima mais colaborativa porque eu quero a responsabilização desse autor e que ele seja imediatamente preso. Eu não tenho qualquer vínculo afetivo, não conheço essa pessoa. É totalmente diferente das vítimas de violência doméstica, que tem um vínculo afetivo, uma dependência emocional. Muitas têm dependência econômica, medo de enfrentar sozinha a criação dos filhos, medo do julgamento e do preconceito. A violência doméstica e familiar é diferente de qualquer outro crime por essas complexidades", explicou.

Alertas

A delegada Mariell também alertou as mulheres para os primeiros sinais de violência. "O relacionamento violento não começa no primeiro encontro. Ele começa a mil maravilhas, um mar de rosas, e aí começa o controle e a demonstração de ciúmes. É importante buscar ajuda nesses primeiros sinais", destacou.

Algumas formas de controle citadas pela delegada incluem ordens para não se maquiar ou usar determinados tipos de roupas, como um batom vermelho e uma saia curta; proibir de ver amigos e parentes ou até pedidos frequentes para verificar o celular.

"São todos atos que, em um primeiro momento, as pessoas tendem a romantizar. Acham que é um ato de amor, que é bonito ser cuidado, mas não é na realidade. É um ato de controle e de dominação que vai evoluir para xingamentos, ameaça e agressão. Nós temos que formar pessoas com bons conceitos, para que toda relação tem que ser sadia", destacou.

Mariell também fez um alerta para amigos e familiares que observam a violência de uma mulher. “Temos todos que compreender que o enfrentamento a violência doméstica não é papel só do Estado; é de todos. Então, os amigos e familiares que cercam essa mulher podem buscar ajuda, fazer uma denúncia anônima, ninguém vai saber que você buscou ajuda. O seu comportamento pode evitar que a mulher sofra um feminicídio”, ressaltou.

Onde buscar ajuda?

São vários mecanismos que a mulher pode buscar ajuda e romper o ciclo da violência, segundo a delegada Mariell. As delegacias, incluindo as especializadas em defesa contra a mulher e as municipais, são a porta de entrada para o registro de casos de forma presencial.

Mariell também conta que a mulher também pode registrar, de casa, um boletim de ocorrência e solicitar uma medida protetiva diretamente pelo celular ou computador, por meio da Delegacia Digital – clique aqui para acessar.

Também está disponível o aplicativo SOS Mulher, que permite acesso a um botão do pânico virtual e um meio rápido de pedir ajuda das forças policiais em situação de risco. O aplicativo está disponível na versão Android e IOS.

Ainda é possível também realizar denúncias, incluindo de forma anônima, pelos números 180, 190 e 197. 

“Essas denúncias chegarão a delegacia e teremos condições de tomar uma providência para ajudar essa mulher”, conclui.

Por PJCMT


  Deixe seu Comentário 
Ago 27

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS CONTRA FACCIONADOS ENVOLVIDOS EM SEQUESTRO E TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MIRASSOL D’OESTE

Por ripanosmalandros em 27/08/2025 as 16:00
Publicado em: Notícias
Ocorrência Policial — Foto por: Reprodução

A Polícia Civil deflagrou na manhã dea última segunda-feira (25.8), a Operação Fuga da Morte, para cumprir sete ordens judiciais, dentro de investigações conduzidas pela Delegacia de Mirassol D’Oeste, para apurar crimes de sequestro, cárcere privado e tentativa de homicídio, ocorridos no mês de maio no município.

As ordens judiciais, sendo quatro mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão domiciliar, foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Mirassol D’Oeste, após representação feita pelo delegado Gustavo Ataíde, responsável pelas investigações.

O crime, que teve como vítimas um casal, ocorreu no dia 16 de maio deste ano. Na ocasião, a mulher estava na casa de sua irmã quando duas pessoas chegaram ao local, utilizando o carro do seu marido e dizendo que precisavam conversar com ela.

Ela entrou no carro e foi levada para uma residência no bairro Jardim São Paulo, onde encontrou o marido na companhia de quatro pessoas (três homens e uma mulher).

Os integrantes do grupo criminoso queriam satisfação, uma vez que a vítima do sexo masculino estaria comercializando entorpecentes de forma autônoma, além de ser uma droga diferente da comercializada pela facção.

O casal foi levado para uma outra residência, utilizada pelo grupo criminoso para aplicação de salves, onde a mulher foi mantida amarrada pelos pés e pelas mãos, enquanto o seu marido era enforcado com fio e agredido com pauladas na cabeça. A mulher conseguiu fugir do local e imediatamente procurou a Polícia. Pouco tempo depois o marido dela foi liberado.

Assim que foi acionada dos fatos, a equipe da Polícia Civil iniciou as investigações conseguindo identificar os envolvidos no crime, sendo representado pelos mandados de prisão e busca e apreensão dos suspeitos.

As ordens judiciais foram cumpridas, nesta segunda-feira (25), sendo que um dos alvos já havia sido preso na semana anterior por envolvimento em outro crime e teve a ordem judicial cumprida no presídio. Um outro alvo que possivelmente está fora do estado segue foragido.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Por Canal Diário


  Deixe seu Comentário 
Ago 27

FUNCIONÁRIO REAGE A ASSALTO E QUASE M4T4 LADRÕES EM MT; VÍDEO

Por ripanosmalandros em 27/08/2025 as 15:15
Publicado em: Notícias
Ocorrência Policial — Foto por: Reprodução

Dois criminosos quase foram baleados após tentarem roubar um lojista de produtos importados, em Sinop, reagir a uma tentativa de roubo. O caso foi divulgado no Programa do Pop na última terça-feira (26).

Câmera do circuito interno de segurança registrou o momento em que dois criminosos entram no estabelecimento alegando que iriam comprar uma pulseira que estava sendo anunciada. Em certo momento, os suspeitos rendem um funcionário.

Um funcionário, que estava em outro cômodo, percebeu a movimentação da dupla e, em posse de uma arma de fogo, ordenou que a os criminosos largassem o armamento. No vídeo, é possível ouvir um barulho de tiros, mas os suspeitos conseguiram fugir.

A Força Técnica foi acionada e conseguiu apreender a arma de fogo usada pelos criminosos escondida em um terreno baldio. Durante as diligências, um dos suspeitos foi preso e encaminhado para a delegacia.

Por Folhamax


  Deixe seu Comentário 
  • Página 76 de 4954
  • « Anterior
  • 74
  • 75
  • 76
  • 77
  • 78
  • Próxima »
  • PESQUISAR

    ALL SAT ANTENAS

    TAPEÇARIA STATUS

    RS AUTO CENTER

    CENTRAL SMART

    DITO BENDITO

    LODI

    GRÁFICA CENTRO OESTE

    JEET KUNE DO

    CASA DO CRIADOR

    AGÊNCIA CONSTELAÇÃO

    PESQUISA FIQUE DE OLHO

    AGENDA DA CIDADE

    ESTACIONAMENTO DO EUGENIO

    BETH NOIVAS

    ADRENALINA SERTANEJA

    LAVANDERIA CISNE

    Arco e Fecha

    CALENDARIO

    • BOCA NO TROMBONE
    • BANZÉ DA GATUNADA

    © 2013-2021 Ripa nos Malandros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RIPA NOS MALANDROS | Voltar ao Topo ↑

    Casos Policiais


    Copyright © 2021 Ripa nos Malandros