Na noite de ontem, (25), terça-feira, por volta das 22Hs, a Polícia Militar foi acionada por populares informando que em frente a agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Padre Cassemiro, havia uma moto abandonada, sendo uma Honda Biz de cor vermelha, que, o estranho é que a moto estava com a chave n contato e ligada, desde as 18Hs, que até o presente momento não havia parecido ninguém para desligá-la.
Após a solicitação a rádio patrulha foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, e, após a checagem pela placa a equipe identificou a proprietária da moto, que, ao entrar em contato a mesma relatou que havia vendido o veículo para sua prima.
Como ninguém apareceu no local e equipe policial rebocou a moto até o pátio do CISC para as devidas providências.
Vereadores e vereadoras da Câmara de Cáceres irão sabatinar o vice-prefeito Luiz Landim, indicado pelo Executivo para assumir o cargo de diretor executivo da Autarquia de Saneamento Ambiental Águas do Pantanal. A sabatina ocorre na próxima terça-feira (01.04), a partir das 9h, na sede do Poder Legislativo, localizado na rua Coronel José Dulce (Centro Histórico).
A arguição é uma exigência da Lei Municipal 2.476/2015, que determina que a direção da autarquia será ocupada por profissional com Ensino Superior, com vasta experiência administrativa, "nomeado mediante prévia aprovação da Câmara Municipal, após arguido em sessão pública". A "vasta experiência" tem que ser, preferencialmente, nas áreas de Engenharia Sanitarista, Química, Civil ou áreas afins".
A sabatina é uma convocação do presidente da Câmara, Flávio Negação, e está publicada na edição desta quarta-feira (26.03) do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso. O documento está publicado no site da Câmara e pode ser acessado pelo link: https://www.caceres.mt.leg.br/edital-convocacao-sabatina-landim/view
O SABATINADO
Luiz Laudo Paz Landim tem 54 anos e é natural do Estado do Tocantins.
Possui especialidade em Fisioterapia em UTI adulto, neonatologia e fisiologia do Exercício.
Sua experiência profissional teve início em meados da década de 80, como professor na zona rural de Cáceres, em comunidades como Santa Terezinha e Distrito do Caramujo.
Depois que se formou como fisioterapeuta, ocupou cargos importantes na área da saúde, ao longo dos anos 2000. Nesse período atuou na fisioterapia clínica médica e UTI no Hospital da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo (2002-2024). Foi o responsável técnico pela Fisioterapia em UTI do Hospital São Luiz de Cáceres (2004-2024) e secretário municipal de saúde entre os anos 2009 e 2013.
Em 2020, candidata-se a vereador por Cáceres e conquista uma cadeira na Câmara, obtendo 726 votos, sendo o terceiro mais votado naquela oportunidade.
Assume o cargo em janeiro de 2021 e em 2023 é eleito pelo maioria dos colegas como presidente do Poder Legislativo cacerense, posto que ocupou até 2024.
Atualmente é vice-prefeito de Cáceres e foi indicado pela prefeita Eliene Liberato para assumir o posto de diretor executivo do Serviço de Saneamento Ambiental Águas do Pantanal.
Sávio Rodrigo Walczak, de 28 anos, morreu eletrocutado em Santa Cruz do Xingu, na data de ontem, terça-feira (24).
Ele estava ajudando a retirar um padrão de energia na porta de casa quando encostou na rede e sofreu uma descarga elétrica. De acordo com o portal Gazeta Digital, o jovem foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi encaminhado á Polícia Civil.
Vinte e três operações policiais contra facções criminosas foram deflagradas pela Polícia Civil de Mato Grosso em apenas uma semana. Esse foi um dos saldos positivos apresentados pelo Governo do Estado, na última segunda-feira (24.3), no balanço dos 120 dias do Programa Tolerância Zero.
Desde o início do Programa Tolerância Zero, em dezembro do ano passado, a Polícia Civil encaminhou à Justiça aproximadamente 1,7 mil representações, entre mandados de prisão, buscas, bloqueios bancários, e outras medidas cautelares, fundamentadas nas diligências de qualidade produzidas pelas delegacias de polícia de todo Estado.
Neste período, a Polícia Civil realizou 137 operações, fruto de vários atos de investigação, atividades complexas, visando desarticular, desestruturar e descapitalizar organizações criminosas instaladas em Mato Grosso.
Conforme a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, a parceria com o Poder Judiciário foi extremamente relevante, e essa celeridade de forma inédita contribuiu muito para o desencadeamento das operações. A atuação integrada tem mostrado efeito, principalmente nos esclarecimentos dos crimes contra a vida.
A gestora da Polícia Civil falou sobre algumas das operações, uma delas foi a Operação Phantom, relacionada ao novo canal de denúncia, Disque Extorsão 181, e contou com a cooperação das polícias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O alvo foi um indivíduo que extorquiu a vítima causando grande prejuízo financeiro.
“Outra operação importante foi a Fogo Cruzado, que resultou na prisão dos executores que atearam fogo no comércio em Paranatinga logo após o crime. No entanto, era preciso identificar o mandante, e dias depois, com a união de esforços, foi possível prender o mentor, considerado indivíduo de alta periculosidade”, destacou Daniela Maidel.
Programa Tolerância Zero ao Crime
Foi lançado pelo Governo do Estado no final do ano de 2024, e conta com uma série de ações para combater o contra o crime organizado em Mato Grosso. Dentre as iniciativas estão as operações integradas e a reestruturação da Segurança Pública.
Policiais penais do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, flagraram, na manhã da última segunda-feira (24), dois presos tentando entrar na unidade com sete tabletes de maconha, que totalizaram 1,5 quilo do entorpecente.
A dupla trabalhava em atividades intramuros. Durante fiscalização de segurança, os policiais surpreenderam os dois presos tentando acessar um dos blocos da carceragem da unidade.
Diante da suspeita, ambos foram revistados e os tabletes de maconha encontrados, escondidos no corpo da dupla. Além da maconha, foram apreendidos dinheiro e 11 comprimidos de ecstasy.
Os dois foram encaminhados para registro da ocorrência e suspensos da atividade interna.
Um idoso de 63 anos foi preso acusado de estuprar a sobrinha de 9 anos, em Sorriso. A prisão ocorreu nesta terça-feira (25) e a vítima relatou que foi amordaçada e amarrada durante os abusos.
Conforme a investigação, o homem teria abusado da criança diversas vezes, o que gerou a mudança de comportamento da vítima. Na escola, a menina passou a apresentar crises de ansiedade e desmaios.
Em razão disso, a menor foi encaminhada ao Conselho Tutelar do município e passou por uma avaliação psicossocial, bem como por análise psicológica especializada, realizada junto ao Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente da Delegacia de Sorriso.
Nas oitivas, a criança chegou a relatar que foi amordaçada e amarrada durante os estupros. O suspeito também ameaçava matar seus familiares com requintes de crueldade.
Diante das evidências, o suspeito foi conduzido à delegacia e apresentado à Justiça para as providências legais cabíveis.
Na manhã desta terça-feira, (25), por volta das 10Hs, o senhor de iniciais R.S, procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores de plantão na 1DP que é proprietário de um sítio na comunidade monjolo, localizado na região do distrito de Vila Aparecida, na zona rural de Cáceres e que, na data anterior, (segunda-feira), ao chagar a propriedade percebeu a falta de duas cabeças de gado, sendo uma vaca leiteira de cor escura e um boi da raça nelore de cor branca.
O comunicante disse que em conversa com os vizinhos foi informado que na madrugada ouviu barulhos de veículo, possivelmente de uma camionete de pequeno porte vindo em direção de sua propriedade, provavelmente poderiam ser os autores do furto.
Diante da situação ele resolveu procurar a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) investiga o caso.