Um homem de 46 anos foi preso na última segunda-feira (13), suspeito de abusar sexualmente da enteada de 13 anos em Sorriso.
De acordo com a polícia, a denúncia contra o padrasto foi feita por uma professora da escola onde a vítima estuda.
A adolescente teria contado a ela sobre os abusos sofridos.
Segundo a delegada responsável pelo caso, a mãe da adolescente alegou durante o depoimento que não acredita na versão da filha, pois, segundo ela, a menina estaria brava porque o padrasto a proíbe de escutar músicas de bandas coreanas.
Ainda de acordo com a delegada, a vítima contou á professora que a situação de abuso era recorrente e que, inclusive, na noite anterior á denúncia, o padrasto havia invadido o quarto dela para cometer o crime.
A menina foi acolhida pelo Conselho Tutelar e está sob proteção do Estado.
O suspeito foi até a delegacia do município acompanhado da mãe da vítima, onde foi preso em flagrante. Ele nega as acusações.
No começo final da tarde de ontem, (15), por volta das 18Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP informando que na Praça Benjamin Constant, (pra quem não conhece é a famosa Praça do Bairro Cavalhada), havia um indivíduo (usuário) surrando uma mulher com pedaço de madeira, e que era para a polícia ir ligeiro que o pau tava quebrando.
Após a solicitação a rádio patrulha rapidamente foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, encontrando a vítima de 26 anos, toda machucada e com várias lesões, porém, o suspeito já havia se evadido do local.
De posse da ‘feição’ do indivíduo, que segundo a vítima, é conhecido carinhosamente como ‘Carequinha’, foi realizado rondas nas imediações, porém, o mesmo não foi localizado.
A vítima foi levada até a unidade policial para o registro da ocorrência.
Na delegacia a vítima contou também que além de ser surrada pelo malandro ainda teve a bicicleta roubada.
Na noite de ontem, (15), quarta feira, por volta das 21Hs, a Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo no residencial jardim universitário, e que lá, havia uma pessoa alvejada.
Após a solicitação a rádio patrulha rapidamente foi ao local e constatou a veracidade dos fatos, porém, o corpo de bombeiros já havia socorrido a vítima, um adolescente de 16 anos, em estado grave ao hospital regional para receber cuidados médicos.
A equipe se deslocou até a unidade de saúde para colher maiores informações do ocorrido e em conversa com o médico plantonista o mesmo informou que a vítima havia sido alvejada por um disparo no membro inferior e quatro disparos na altura do tórax
Em conversa com algumas testemunhas que se encontravam em frente a residência relataram que no momento do acontecido estavam conversando quando de repente chegou um indivíduo chegou a pé, sacou uma arma da cintura e efetuou vários disparos em direção a vítima, em seguida, carregou a arma novamente e efetuou mais disparos, mesmo com a vítima já caída ao solo.
Já a outra testemunha disse que o suspeito ainda também efetuou disparos em sua direção, mas por sorte não acertou, apenas os estilhaços acertaram seu ombro do lado direito, causando lesões.
Outra testemunha, (irmão da vítima), de 23 anos, chegou a entrar em luta corporal com o suspeito, porém, não conseguiu detê-lo.
Após ouvir as testemunhas e de posse das características do suspeito (conhecido no bairro), todas as viaturas de serviço, com apoio da Força Tática, realizaram várias rondas pela cidade na tentativa de localizá-lo, porém, sem êxito.
Diante da situação foi registrado o boletim de ocorrência.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
A Câmara de Cáceres conquistou o Selo Ouro de qualidade de transparência, conferido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A certificação coloca o legislativo cacerense como a segunda câmara mais transparente de Mato Grosso, entre as 141 analisadas.
No estado, a avaliação foi feita pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), que aferiu os índices de transparência de 288 portais de órgãos públicos, nas categorias Diamante, Ouro e Prata. Além de casas legislativas, foram avaliados os portais das prefeituras e do Governo do Estado (Poder Executivo), do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública (Poder Judiciário). Nessa classificação geral, a Câmara de Cáceres ficou em oitavo lugar, entre os 288 órgãos públicos analisados.
A certificação com selo Ouro de Transparência será entregue ao legislativo cacerense pelo TCE-MT, no próximo dia 22 de novembro, a partir das 9h, no auditório da Escola Superior de Contas, em Cuiabá.
A chamada Lei da Transparência (12.527), foi instituída pelo Governo Federal em 2011, como forma de regulamentar o acesso à informação de dados de órgãos públicos da União, estados, Distrito Federal e municípios.
Em 2016, a Câmara de Cáceres passou a cumprir a lei de forma efetiva, a partir da implantação do Portal de Transparência, estabelecendo, assim, uma cultura pela transparência na administração pública, entre os servidores do órgão.
DO ZERO
O controlador interno da casa de leis, Lucas Sposito, destaca que o alto nível de transparência do órgão é resultado de um esforço coletivo, envolvendo todos os setores da Câmara, que, diariamente, alimentam o Portal Transparência.
Ele, juntamente com o Ouvidor Jefferson Blun, coordenam o trabalho de transparência da Câmara de Cáceres desde 2016. Contam que a tarefa começou do zero, pois, sequer havia um Portal Transparência.
Acrescenta que houve um trabalho gradativo de inserção de dados no portal, até se chegar ao atual nível de excelência na prestação de informações do legislativo aos cidadãos e cidadãs cacerenses.
CONTROLE SOCIAL
Sobre a importância da transparência, Sposito ressalta que, quanto mais dispositivos e ferramentas de acesso nesse sentido, mais a população tem condições de cobrar dos gestores o uso devido do dinheiro público.
“O Portal Transparência, quanto mais acessível for, mais a população pode exercer o controle social e cobrar o bom uso do recurso público. Ainda não estamos satisfeitos, pois a melhoria nos índices de transparência tem que ser constante. É um trabalho diário e todos os setores da Câmara estão de parabéns nesse sentido”, reforça o controlador interno.
QUE VENHA O DIAMANTE
Para o presidente da Câmara de Cáceres, Luiz Landim (PV), é uma questão de tempo para o legislativo cacerense alcançar a certificação máxima do TCE. “Conseguimos o Ouro, e, se Deus quiser, no ano que vem, vamos conseguir o Diamante. É mérito de todos nós vereadores, e, principalmente, dos servidores desta casa”, ressalta o parlamentar.
Ele também enfatiza que a atual gestão da presidência da Câmara, desde o início das atividades, em janeiro deste ano, teve a preocupação constante de manter e elevar os índices de transparência da casa de leis, como forma de prestar contas à população cacerense.
REQUISITOS
Para conquistar o selo, a Câmara de Cáceres teve que atingir 92,34% dos requisitos solicitados pelo TCE-MT. Foi verificado itens como: se a Câmara transmite suas sessões ordinárias, se divulga sua estrutura organizacional, as receitas e despesas, se publica atos normativos, licitações, pregões editais na íntegra dos concursos públicos, bem como um tabela de relação contendo nomes e o quantitativo de diárias pagas aos servidores e vereadores dentro e fora do Estado.
Esse foi o 2° Ciclo do Programa Nacional de Transparência Público (PNTP), realizado neste ano pelo TCE-MT.
Dos 288 órgãos avaliados, somente 15,63% atingiram os critérios estabelecidos para a certificação. Entre as câmaras quem lidera é a do município de Terra Nova do Norte, que atingiu índice superior a 95% dos quesitos solicitados para a transparência, conquistando, assim, o Selo Diamante de qualidade. Também alcançaram esse patamar de pontuação a prefeitura de Ipiranga do Norte, Assembleia Legislativa, Governo do Estado e o TCE-MT.
Por Marcio Camilo Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres
A jovem de iniciais T.A. de 23 anos compareceu na delegacia de polícia na tarde desta quarta feira, (15), relatando aos investigadores de plantão que é esposa do senhor de iniciais W.M.C. e que, no ultimo dia 11/11 (sábado), por volta das 05:40Hs, o mesmo seguia em sua moto CBX 250 Twister de cor amarela, placa KAL 8862, quando de repente passou mal e caiu, então, populares acionaram a ambulância que chegou ao local e o encaminhou á UPA.
A comunicante disse ainda que no local do acontecido chegou um indivíduo e se apresentou aos socorristas como sendo amigo do seu esposo (vítima), sendo percebido pelas imagens das câmeras que logo após a chegada da ambulância esse indivíduo estava saindo na moto do seu esposo, mas voltou, ajudou os socorristas, logo após, foi embora e que infelizmente o seu esposo veio a falecer na unidade de saúde.
A cidadã disse que não conhece o indivíduo e que até o presente momento ele não procurou ninguém da família para devolver a moto.
Diante da situação ela procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato.
Na tarde desta quarta feira, (15), por volta das 17Hs o jovem de iniciais L.M.O. de 22 anos procurou a delegacia de polícia queixando do ataque da gatunada em sua residência localizada na Rua Suíça, no pacato Bairro Vila Real.
VAI VENNNNNNNNNNNNNNNNNDO
O comunicante, revoltado sem quantia, relatou aos investigadores de plantão na 1DP que no clareá do dia, por volta das 06:10Hs, saiu de sua residência para fazer um curso de barbeiro e quando retornou, no começo da tarde, por volta das 13Hs, já encontrou a casa violada, pois é, de lá o vagabundo bardeou; várias ferramentas, como, maquita, chaves, entre outros, além de várias joias (correntes e anéis), um óculos de grau, um ventilador e todos os seus documentos pessoais.
O jovem disse ainda que o estranho de tudo isso é que não havia sinais de arrombamento no local.
Diante dessa patifaria ele procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A divisão de roubos e furtos da 1DP investiga o caso.
Na tarde desta quarta feira, (15), por volta das 14:30Hs, a cidadã de iniciais C.B. de 29 anos procurou a delegacia de polícia para queixar de um roubo a base de pexeira que sofreu na noite anterior em frente a sua residência, localizada no Bairro Vila Mariana.
A comunicante, revoltada sem quantia, relatou aos investigadores plantonistas na 1DP que na noite anterior, por volta das 23Hs, estava sentada em frente a sua residência quando de repente foi atacada por um malandro moreno, alto, magro, usando camiseta de coe cinza e bermuda, que chegou em uma bicicleta, arrancou uma pexeira da cintura e anunciou o ‘serviço’, o roubo, mandando a mesma entregar o telefone celular.
A cidadã disse que diante desse atropelo medonho e com receio da pexeira, fazer o que? o jeito foi entregar o celular de marca Samsung A12, depois saiu correndo para o interior da casa, enquanto o ladrão saía pedalando tranquilamente tomando rumo ignorado.
Diante dessa vagabundagem ela procurou a delegacia de polícia para comunicar o fato e pedir providências.
A divisão de roubos e furtos da 1DP investiga o caso.